Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho da ATI Xpress 1100 no Aspire 5050-4598


marquimvfs

Posts recomendados

Bem, estava cogitando à um certo tempo a compra de um notebook que tivesse um desempenho considerável em jogos, andei pesquisando sobre varios modelos, e, um deles me chamou muito a atenção, o Acer Aspire 5050-4598, por unir em um so aparelho o processador Turion e a VGA ATI Radeon Xpress 1100 por um preço bem em conta.

Então comecei a procurar testes de desempenho desta placa de vídeo, vários deles não me deixaram satisfeito, pois apontavam ela como uma placa que seria incapaz de rodar de maneira satisfatória alguns jogos mais recentes, mesmo em qualidade e resoluções inferiores.

Acabei deixando a compra de lado depois de concluir que não era a melhor alternativa, pois um notebook com uma placa de vídeo decente não me sairia por menos de 5 mil reais.

So que, coincidentemente, esta semanda meu patrão resolveu colocao o modelo de notebook acima citado em promoção, como estava realmente precisando, acabei comprando o mesmo sem muito me importar com o desempenho em jogos, so que, depois de adquirir o aparelho, resolvi tirar a história a limpo, instalei nele o Need For Speed Carbon, e, para a minha surpresa ele teve um desempenho realmente aceitavel, bem acima das minhas espectativas.

Resolvi intão publicar aqui uma espécie de review desta placa, com alguns dados para efeito comparativo.

Então, depois de praticamente reescrever a bíblia aqui, vamos ao que interessa.

Configuração Relevente:

Acer Aspire 5050-4598

Processador AMD Turion MK-38(2.2 GHZ, 512 KB Cache)

Memória Ram 1 GB (2 X 512 533 MHZ, 256 MB compartilhada com o vídeo)

HD 120 GB Sata 5400 RPM

VGA ATI Radeon Xpress 1100 com 512 de RAM(256 em Hyper Memory)

Teste 1:

Resolução de 1024X768

Anti Aliasing Off

Tesxture Filtering bilinear

Shader Detail low

V-Sync off

World Detail low

Road Reflection Details off

Car Detail low

Car Reflection Update Rate low

Rain off

Visual Treatment low

Motion Blur off

Particle System off

São três fotos, a primeira foi o menor desempenho, a segunda foi o desempenho mais presente durante o teste e a terceira o maior desempenho encontrado durante o teste:

Imagem 1:

http://img517.imageshack.us/img517/5367/mnimaqh5.jpg

Imagem 2:

http://img403.imageshack.us/img403/4232/mdiayb3.jpg

Imagem 3:

http://img511.imageshack.us/img511/876/mximagd7.jpg

Bem, como vocês podem perceber, mesmo em áreas onde eu consegui o desempenho mínimo, havia como jogar perfeitamente.

Assim que eu conseguir colocarei as imagens diretamente aqui no forum, e não somente o link como fiz aqui, pois o gerenciador de upload de fotos do forum não quis aceitar nenhuma de minhas imagens, nem o link do ImageShack.

Em breve eu postarei aqui diferentes testes em diferentes ajustes e jogos, pra galera ter uma melhor ideia do desempenho desta VGA.

Até a próxima pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de testar o mesmo jogo com a mesma qualidade em resolução de 800X600, e, para minha surpresa o resultado foi identico ao do teste anterior, resolvi nem postar fotos, mais se a galera pedir posso fazer sem problemas.

Mais a noite eu irei postar um teste com qualidade inferior e colocarei as screenshots aqui, se alguem tiver algum pedido de jogo ou configuração pra pedir pode me falar que se possivel eu posto um teste da maneira como foi pedida.

Te mais galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, tava meio sem tempo esta semana, por isso demorei um pouco pra tirar mais screen shots, mais ja to de volta.

Ontem comprei um jogo novo, Onimusha 3, e fiz o teste com ele em minha máquina, e obtive mais uma vez um resultado satisfatório, apesar do jogo so ser jogável acima dos 45 FPS e não ter ajustes de qualidade, muito estranho isso, mas não vem ao caso.

Vamos ao que interessa então, desta vez eu postei quatro imagens, a primeira com o menor FPS, a segunda com o mais presente durante o teste, a terceira com o maior valor conseguido e a quarta conseguida durante os CGs em AVI.

Configuração Relevente:

Acer Aspire 5050-4598

Processador AMD Turion MK-38(2.2 GHZ, 512 KB Cache)

Memória Ram 1 GB (2 X 512 533 MHZ, 256 MB compartilhada com o vídeo)

HD 120 GB Sata 5400 RPM

VGA ATI Radeon Xpress 1100 com 512 de RAM(256 em Hyper Memory)

Teste 2:

Resolução de 800X600

Imagem 1(Mínima)

http://img501.imageshack.us/img501/4521/mnimavn8.jpg

Imagem 2(média)

http://img137.imageshack.us/img137/237/mdiayr3.jpg

Imagem 3(máxima)

http://img137.imageshack.us/img137/5535/mximacd8.jpg

Imagem 4 (vídeos)

http://img367.imageshack.us/img367/892/vdeoskj2.jpg

Até a próxima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, pretendo comprar um notebook só q ta meio difícil achar um barato e que seja bom... Eu estou vendo um ACER 5100-3357 (AMD Turion 64 MK36 2.0ghz / 1gb DDR2 / HD 120gb SATA / DVD-RW / Tela 15.4" Wide).

Link do produto

Nas especificações dele o GPU é ATI Radeon Xpress 1100 até 128mb.

Você sabe me dizer se esse Video dela rodaria GTA S.A??

Aproveitando acha que é uma boa maquina, levando em conta que vou rodar Corel, Indesing, Photoshop, Macromedia Studio 8, Pacote Office e etc... e jogos somente CS 1.6 e GTA SA e Futebol PES 6.

Sera que roda tudo??

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, pretendo comprar um notebook só q ta meio difícil achar um barato e que seja bom... Eu estou vendo um ACER 5100-3357 (AMD Turion 64 MK36 2.0ghz / 1gb DDR2 / HD 120gb SATA / DVD-RW / Tela 15.4" Wide).

Link do produto

Nas especificações dele o GPU é ATI Radeon Xpress 1100 até 128mb.

Você sabe me dizer se esse Video dela rodaria GTA S.A??

Aproveitando acha que é uma boa maquina, levando em conta que vou rodar Corel, Indesing, Photoshop, Macromedia Studio 8, Pacote Office e etc... e jogos somente CS 1.6 e GTA SA e Futebol PES 6.

Sera que roda tudo??

Valeu

Roda o GTA S.A traq,

rodo no meu escolho alta qualidade na propriedade da ATI e no jogo 800X600 com filtro altivado.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, em primeiríssima mão, o terceiro teste feito por mim das placas de vídeo Radeon Xpress 1100

Configuração Relevente:

Acer Aspire 5050-4598

Processador AMD Turion MK-38(2.2 GHZ, 512 KB Cache)

Memória Ram 1 GB (2 X 512 533 MHZ, 256 MB compartilhada com o vídeo)

HD 120 GB Sata 5400 RPM

VGA ATI Radeon Xpress 1100 com 512 de RAM(256 em Hyper Memory)

Teste 3 (Tomb Raider Legend)

Resolução: 640X480

Fullscreen: off

Next Generatrion Content: off

Fullscreen Effects: off

Dept of Field: on

Fullscreen Atiali-asing: off

Shadows: on

Reflections: on

Water Effects: on

Novamente 3 imagens constando os frames por segundo conseguidos durante diferentes partes e situações no jogo.A primeira imagem foi o menor valor encontrado durante o teste, a segunda foi o valor mais presente(do total de 187 screenchots) e a úlitma foi o maior valor encontrado durante o teste.

Mínima:

http://img410.imageshack.us/img410/9719/mnimawe3.jpg

Média:

http://img116.imageshack.us/img116/5246/mdiadi0.jpg

Máxima:

http://img47.imageshack.us/img47/5674/mximapn5.jpg

Lembrando que se alguém porventura quiser um teste em diferentes condições e resoluções eu postarei aqui sem problemas, atualmente estou postanto somente testes com a melhor combinação entre desempenho e qualidade encontrados.

À tarde tentarei postar um teste com o S.T.A.LK.E.R.

Até a próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem galera andei acompanhando o tópico e os demais relatos citados à cima. Óbviamente e igualmente também fiquei muito surpreso com a eficiência gráfica do chip ATI, mais especificadamente no ACER 5050. O modelo do meu notebook que adquiri a pouco tempo é um pouco diferente! Trata-se de um ACER 5050 3284 com as seguintes configurações:

AMD Turion 64 Mobile Technology MK 38 (2.2Ghz, 512 kb L2 cache)

14,1 WXGA Crystalbrite LCD

ATi Radeon Xpress 1100

120 GB HDD (Sata de 5400)

DVD-Super Multi DL

1 GB DDR2 ( em um único pente, sobrando espaço para mais um)

802,11b/g WLAN

Minha supresa é que este pequenino PC possui um ótimo processamento gráfico, eu coloquei ele a 256 MB de memória compartilhada cm 512 a Hypertransport, embora não conheça essa tecnologia, mas aparece quando verificoas característias do chip nas propriedades de vídeo.

Ele roda tão bem, se não melhor, que uma Geforce fx 5200 que tenho em outro desktop aqui em casa, só não esperava que fosse melhor mesmo! Comprei esse pc para trabalho e também para jogos, par jogar as vezes e, acredito eu, que fiz ma boa escolha, pois até o momento foi muito além das espectativas.

Acredito também que os Turion X2 não iriam ter tanta eficiência em singlecore do que o Turion normal, não sei se alguém concorda com essa opinião!

Mas enfim, quero postar algumas imagens de jogos que rodei nele.

Resident Evil 4 com Patch 1.0

http://img66.imageshack.us/my.php?image=imagem1sc9.jpg

GTA San Andreas (tradução em português)

http://img47.imageshack.us/my.php?image=imagem2bh0.jpg

Need for Speed Carbon

http://img235.imageshack.us/my.php?image=imagem3qe9.jpg

Need for Speed Mostwanted

http://img209.imageshack.us/my.php?image=imagem4ya3.jpg

Estes foram os que testei, um detalhe importante é ter cuidado com o aquecimento do processador. Digo isso porque fiz os testes durante o Inverno com temperatura ambiente de 13°C a 15°C, utilizando uma mesa de exaustor da clone com três exuastores e o processador foi a 54°C a 58°C nos jogos. Se usar mais um cooler para puxar ar constantemente da saída do processador, pelo menos enquanto estiver joando com ele na tomada, é possível se jogar muitos games com uma temperatura boa e adequada ao aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha Deivid Kern, que bom que não sou o único a ter achado o desempenho desses notebooks em jogos bom,você também está aqui pra apoiar o meu relato.

Só queria pedir que você postasse suas fotos com o fraps ligado da próxima vez, pra termos uma ideia do desempenho conseguido ai na sua casa.

Bem, esse fim de semana ainda devo postar algo aqui pra vocês, então até a próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ufa galera!!! obrigado ai por me deixar tranquilo confesso que nao foi nada fácil ler esse topico até o fim, pois comprei o aspire 5050-3284 sem nem ter pesquisado sobre ele ou seja o que mais me preocupava era a VGA que agora ja tive minhas conclusoes nao vejo a hora que meu notebook chegue hehe vou durmi feliz hoje, mais nao quero mesmo é testar o Swat4 se funcionar beleza mano ai é só felicidades valeu abraços ai galera!!!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh valeu cara!Eu não sei como fazer os Fraps aparecer! Se souberem me dêem a dica! Assim poderei postar todos os jogos que tenho nele.

Galera, como mencionado anteriormente, o ideal é usar algo para auxiliar o sistema de refrigeração do note! Assim pode-se jogar com mais tranquilidade e eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marquimvfs, eu tenho o mesmo notebook que você, só que com 512mb de memoria a mais

Fiquei muito contente ao ler esse tópico. Pois já estava sem esperanças de rodar bons jogos recentes no meu note. (embora conheça gente que o faça)

Todos os reviews que eu li sobre essa placa de video falaram mal do seu desempenho mas na realidade a situação é outra.

Eu tenho um amigo com esse mesmo note (com 2GB de memoria) que roda emulador de Playstation 2 (Pcsx2) a 50fps estáveis (com picos de 90-120 Fps)

BF2 e Call of Duty 2 (PC) rodam com um bom desempenho tb.

Vou baixar e testar todos esses jogos que você recomendou aqui. Valeu mesmo.

Eu tenho 3 perguntas sobre esse note se você pudesse responder eu ficaria muito agradecido:

Tem como aumentar a performace dessa Placa de Video com o RivaTuner?

Qual o modelo da placa mãe desse Note?

você conseguiu rodar FEAR nele?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho sim 1536MB de memoria.

Ia comprar com 2GB só que como era um dos ultimos da loja o vendedor chiou dizendo q se colocasse 2 pentes de 1GB ia ficar com o de 512 na mão sem ultilidade.

Esse note é assim quanto mais memoria melhor o desempenho.

Eu uso no mesmo esquema que você 256MB compartilhado com a placa de video + 256MB pro Hypertransport e fico com 1GB livre pro restante do sistema, pro XP esse esquema é perfeito.

Eu pesquisei pelo forum e acho que a placa mãe desse note é uma ECS RS485M

O Gabriel fez um artigo sobre ela: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1255

(Alguem q tenha esse note pode me confirmar se essa MoBo é padrão de fabrica?)

Se for mesmo existe a possibilidade de adicionar uma nova placa de video quando você cansar dessa onboard.

Quanto aos jogos eu não ligo muito pro gráfico (desde q não seja uma perda enorme de qualidade) eu quero mesmo jogabilidade, q rode na velocidade certa sem travamentos, etc

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, é verdade! Sou da mesma opinião do Iceman, meu notebook é Acer 5050 3284 e veio com um pente de memória de fábrica de 1 gb, o vendedor me informou que a memória é Samsung, as estou afim de colocar mais 1 gb de ram ativando o dual chanel nele! Não sei, mas será qe com dual Chanel o desempenho fica realmente diferente?

A quanto aos jogos eu tb acho que a jogabilidade é tudo, tb não dou muita bola para gráficos, estou acostumado com uma Geforce fx 5200 do desktop, essa daqui parece ser um pouco superior.

Algúem sabe como posso visualizar os FPS, é nos software de games ou pelo sistema do pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fla ai pessoal , seguinte, vou ser rápido , porque o que eu quero saber , é simples , mas eu não acho em lugar nenhum ...

SEGUINTE :

To querendo comprar um Acer 5050-3284 , que é o mais em conta $$ pra mim , porque sou de menor , e quem vai me dar é o meu coroa , vou usar no colégio , pois estudo em uma escola Técnica , de manhã , de tarde e a noite e preciso de tecnologia aliada ao estudo , pesquisei os notebooks , e o que veio em conta foi esse ACER 5050-3284 , um Turion 2,2 ghz , creio que seja 64 bits ...

as minhas dúvidas são !

Nunca trabalhei com sistema de 64bits , sei que o SO(Sistema Operacional) muda , tem uma versão Professional Xp64Bits , sei que o sistema de processamento 3D com 64 bits é um sistema mais eficiente em termo de velocidade , pois "mastiga"mais rápido as informações , mas , o que eu queria saber , é uma coisa ***** , é somente o SO que é 64 bits , ou os jogos e programas tem que ser desenvolvido em especial para essa plataforma ? ou qualquer jogo 32 roda em 64 !

Outra duvida são as características desse aparelho ?

Quantas USB ? Tem entrada PS2 ? Saída VGA ? Slot PCMCIA ?

e uma dúvida !

RODA DOOM 3 ??

Espero IMPACIENTEMENTE ...

rsrsrsrsrrsrsrsrsrs

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...