Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter ~2,3V para 5V usando um transístor


dForce

Posts recomendados

Galera, to tentando fazer um projeto pra converter a tensão de duas pilhas AA 1,2V (2,4V) para 5,1V (um ganho absoluto de 2,7V), não entendo muito do assunto mas pelo que aprendi pelos sites de eletrônica eu preciso usar um transístor NPN na configuração de emissor comum, assim como a imagem abaixo:

elec1pg4.jpg

Fonte: http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/electronic/npnce.html#c3

Estou com algumas dúvidas básicas quanto ao diagrama (ainda não me familiarizei :P)

1. A entrada Vin representa apenas o positivo, ou tambem o negativo?

2. Na primeira intersecção (depois do Vin e logo após o capacitor de 50uF) um negativo e um positivo se cruzam, isso pode acontecer nas trilhas, causaria um curto?

3. O Vbb é a saída com o ganho de tensão pelo que entendi, mas é APENAS o ganho ou é o ganho somado a tensão de Vin?

4. O Vout me parece ser uma saída negativa, é isto mesmo?

Agradeço qualquer ajuda e um abraço a todos ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu entender isto é um circuito amplificador de sinal.

Vin= sinal entrada a ser amplificada,

Vout=sinal amplificado

Vbb=alimentação do circuito

Conheço somente um meio de aumentar tensões contínuas (DC). Precisa fazer um oscilador, passar por um transformador, onde realmente se eleva a tensão, e depois retificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que seria aquela entrada de 18v? Acho que esse circuito nao funciona apenas com 2 pilhas.

Esse é só um diagrama de exemplo, os valores e os componentes deverão ser diferentes.

Conheço somente um meio de aumentar tensões contínuas (DC). Precisa fazer um oscilador, passar por um transformador, onde realmente se eleva a tensão, e depois retificar.

Como é feito um oscilador? (Seria pra converter DC em AC, certo?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigao, realmente isso ai é apenas um amplificador de sinal.

você elevar 2v pra 5v, so com transformador mesmo.

Usando transistor, você so vai conseguir converter de 1 tensão maior pra 1 menor usando reguladores de tensão, os famosos: 7805.. 7812 e por ai vai.

Se você quer utilizar 5V em um circuito e mante-lo "enxuto", o melhor que você faz é partir praquelas pilhas de 9V (ou sao baterias aquilo.. nao sei) e usar regulador de tensão 7805, você economiza um bocado e usa apenas 1 regulador de tensão e 2 capacitores pra fazer isso e mantem 1 circuito com ate 1A de corrente.

Acima disso, você faz um outro esquema implemente nesse circuito anterior um transistor, uma resistencia e mais alguns capacitores e contece pegar 3A.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse esquemático ai perfaz um amplificador de sinal em corrente altenada e não em corrente contínua como queres. Se quiseres esses 5,1 Volts, tira-os daquela fonte de tensão de 18 Volts com que vais alimentar esse amplificador e deu... Não mais precisa de amplificador.

Entretanto se de duas pilhas queres obter uma tensão maior o mais correto é fazer uma fonte chaveada, no estilo Boost ou step-up converter (procure no google por "boost converter" ou "Step-up converter"). Usa um transistor chaveador um indutor, um diodo e um CI controlador.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente não da certo, fiz algumas simulações no B2 Spice e apesar de ter conseguido atingir 18,5V partindo de 2,4V a corrente ficou tão baixa que se jogasse uma carga de 1A a tensão caia pra 140mV :P, enfim, vou tentar o esquema de converter para AC e depois passar pelo transformador, se não der certo tambem aí vou pra aquelas baterias de NiMH 7,2V de uma vez, só que vou ter que arranjar um carregador de baterias tambem :lol:

Entretanto se de duas pilhas queres obter uma tensão maior o mais correto é fazer uma fonte chaveada, no estilo Boost ou step-up converter (procure no google por "boost converter" ou "Step-up converter"). Usa um transistor chaveador um indutor, um diodo e um CI controlador.

você disse exatamente do jeito que eu queria fazer no início, só que nao consegui encontrar os componentes pra isso, em particular o "booster", só achei um LM2621 da National por 11 reais e era um SMD minúsculo, e um MAX756 da Maxim por 30 reais :eek:...aí não rola, e mais tarde, lendo o datasheet com atenção e fazendo umas contas descobri que nenhum dos dois aguentariam, eles fornecem de 300~500mA @ 5V, eu preciso de 1000mA nessa tensão =/

Obrigado a todos, abraços! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...aí não rola, e mais tarde, lendo o datasheet com atenção e fazendo umas contas descobri que nenhum dos dois aguentariam, eles fornecem de 300~500mA @ 5V, eu preciso de 1000mA nessa tensão =/

Mesmo que você consiga montar um conversor DC/DC, que aumente de 2,4V para 5,1V, se você drenar 1A Continuamente as suas pilhas AAA vão se descarregar rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...as suas pilhas AAA vão se descarregar rapidamente.

Na verdade, ele diz que são AA no primeiro post e não AAA!!!

E na verdade, pilhas AA novas, normais tem 1,5V e não 1,2V. Aliás, pilhas AA com 1,2V podem ir pro lixo que não prestam mais!!!

Bom, aproveitando o tópico, eu também quero aumentar uma tensão DC!!! No meu caso, quero dobrá-la. Pensei que pode-se usar aqueles "dobradores de tensão" feitos com diodos. No caso do "dForce", ele poderia dobrar a tensão por meio desses dobradores com diodos, que passaria de 3V para 6V, mais se ele precisa de 5,1V, pode-se usar um transistor regulador após ter os 6V, pois é bem mais fácil abaixar pra 5,1V!

Agora só falta um circuitinho simples desses usados pra dobrar tensão DC, com diodos e componentes bem baratinhos.

falou!

-------------------------------------------------------------------------

Edit: Circuito dobrador de DC:

dobradoral0.th.jpg

Fonte: http://www.ene.unb.br/~adson/DCELab04.doc

Mais um (beeeeeeeeeem simples):

http://www.lei.ucl.ac.be/multimedia/eLEE/PO/realisations/EnergiesRenouvelables/FiliereSolaire/PanneauxPhotovoltaiques/Principes/Composants/Convertisseurs_dcdc.htm

Vejam:

663px-Conversores_CC_CC.jpg

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conversor_DC/DC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aproveitando o tópico, eu também quero aumentar uma tensão DC!!! No meu caso, quero dobrá-la. Pensei que pode-se usar aqueles "dobradores de tensão" feitos com diodos. No caso do "dForce", ele poderia dobrar a tensão por meio desses dobradores com diodos, que passaria de 3V para 6V, mais se ele precisa de 5,1V, pode-se usar um transistor regulador após ter os 6V, pois é bem mais fácil abaixar pra 5,1V!

Realmente funciona, o unico problema (pelo menos o meu :P) é achar um switch, virei a Sta. Ifigênia de cabeça pra baixo aqui em sampa e não consegui, sera que existe algum meio de se fazer um switch com componentes mais simples?

E na verdade, pilhas AA novas, normais tem 1,5V e não 1,2V. Aliás, pilhas AA com 1,2V podem ir pro lixo que não prestam mais!!!

É que eu me referi a pilhas recarregáveis, elas trabalham com tensão de 1.2V mas forncecem uma corrente muito boa, até 2700 mAh dependendo da pilha :lol:

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, aproveitando o tópico, eu também quero aumentar uma tensão DC!!! No meu caso, quero dobrá-la. Pensei que pode-se usar aqueles "dobradores de tensão" feitos com diodos. No caso do "dForce", ele poderia dobrar a tensão por meio desses dobradores com diodos, que passaria de 3V para 6V, mais se ele precisa de 5,1V, pode-se usar um transistor regulador após ter os 6V, pois é bem mais fácil abaixar pra 5,1V!

Agora só falta um circuitinho simples desses usados pra dobrar tensão DC, com diodos e componentes bem baratinhos.

falou!

-------------------------------------------------------------------------

Edit: Circuito dobrador de DC:

dobradoral0.th.jpg

Fonte: http://www.ene.unb.br/~adson/DCELab04.doc

Mais um (beeeeeeeeeem simples):

http://www.lei.ucl.ac.be/multimedia/eLEE/PO/realisations/EnergiesRenouvelables/FiliereSolaire/PanneauxPhotovoltaiques/Principes/Composants/Convertisseurs_dcdc.htm

Vejam:

663px-Conversores_CC_CC.jpg

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conversor_DC/DC

Cuida que esses teus circuítos beeeeeeeem simples dai só parecem que são bem simples. Todos eles na verdade necessitam de um CI para controlar aquela chave que simbólicamente está substituindo um comutador a transistor, quem sabe um MOSFET.

No circuito do dobrador de DC a polaridade da saída está trocada. Da maneira como estão os diodos ele vai fornecer alí aonde diz +vou será -vou também a corrente pode não ser muito elevada, aliás, será baixíssima se alimentada por uma tensão alternada de 60 Hz. Menor do que 1 miliampere eu diria, numa tensão típica de 5 volts. Para drenar maiores correntes ou se levanta a frequência da forma de onda de entrada ou se eleva em muito o valor dos capacitores.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...