Ir ao conteúdo

Seventeam 350w X Estabilizador

Rafa PC

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber se posso ligar meu PC c/ uma fonte Seventeam 350w no meu estabilizador de 300va. Estraga? É melhor ligar direto na rede elétrica? Obrigado!

Postado

O uso do estabilizador pode ser descartado.

Existem alguns tópicos aqui mesmo no fórum esclarecendo melhor esta questão caso queira saber os motivos pelos quais o uso do estabilizador pode ser descartado...

• Membro VIP
Postado
Gostaria de saber se posso ligar meu PC c/ uma fonte Seventeam 350w no meu estabilizador de 300va. Estraga? É melhor ligar direto na rede elétrica? Obrigado!

O melhor mesmo é trabalhar sem estabilizador. ele não ajuda em nada e atrapalha muito. No lugar do estabilizador o melhor é usar uma boa régua de proteção, se sua intenção é proteger seu PC. Mas, respondendo com objetividade a sua pergunta, há que saber o consumo de seu PC. Não é importante a capacidade da fonte e sim o consumo de seu PC, e o rendimento de sua fonte (a ST350BKP tem o rendimento de 65%). Se seu PC demanda 120 Watts e o rendimento da fonte for de 65% (120/0,65= 185 Watts). Se sua fonte não tiver correção de fator de potência, então ela vai ter um FP natural = 0,67 (aproximaqdamente).

185/0,67 = 276VA => pode sim ligar em um estabilizador de 300 VA.

Não sei qual a tua config para saber se a demanda dela é maior do que esses 120 a 130 Watts. A demanda do PC é quem vai determinar se você pode ou não ligar seu PC no estabilizador.

Dai você deduz dois aprendizados importantes:

1) Prefira sempre fontes com bom rendimento (proximo ou maior do que 80%);

2) Prefira sempre fontes que possua PFC ativo na entrada (FP=0,98).

Abraço...

Postado

A máquina está na minha assinatura... pretendo por no fim do ano uma GeForce 8600gt.

Então melhor não usar o estabilizador?

Postado
A máquina está na minha assinatura... pretendo por no fim do ano uma GeForce 8600gt.

Então melhor não usar o estabilizador?

Com certeza.

Liga o micro direto na tomada ou em um bom filtro de linha que já é suficiente.

Um abraço.

• Membro VIP
Postado
No que exatamente ele atrapalha???

A história é muito comprida e já rolou aqui no fórum, em seguida te dou o post... Mas basicamente é o seguinte. Uma típica fonte chaveada para alimentar um PC, trabalha com uma frequência típica de 100, 200 ou mesmo até maior frequência. Isso significa que cerca de 400.000 vezes por segundo essa fonte está corrigindo a sua saída em função da tensão de entrada, e da corrente de saída. O estabilizador trabalha com 60 Hz, isso significa que ele é capaz de trabalhar com correções de até cerca de 100 vezes por segundo. Quando ele estiver começando a querer trabalhar, a fonte estará cansada de tanto esperar, após já ter corrigido uma queda eventual, por exemplo quando alguém liga na sua casa o chuveiro.

Pior do que isso, o tempo de resposta do estabilizador não raras vezes chega a 50 milissegundos. Ora, imagine que na sua casa a energia esteja no valor mínimo, lá pelos 90 volts (note que a sua fonte poderia operar nessa tensão) . Seu estabilizador vai tentar colocar ai mais uns 25 Volts para que a sua tensão chegue a 115 Volts. De repente, não mais do que de repente a energia volta a ficar muito boa, mais do que boa, e vai para uns 130 Volts... (veja que a sua fonte também aguentaria esses 130 Volts numa boa). O lerdo de seu estabilizador vai demorar a recuperar essa tensão de saída, que agora estará em 130 + 25 = 155 Volts... Ai sua fonte não aguenta.. e ele, o estabilizador, deixa essa tensão lá na entrada por uns 50 milisegundos, o suficiente para a sua fonte , que não aguenta 150 volts de entrada, ir para o além...

Vocês podem estar imaginando.. ora, são só 50 milissegundos... Isso é muito nesse mundo de chaveamento...

Essa tensão de saída não é regulada do modo como você sonha, linearmente variada. A variação acontece em passos de 10 a 15 volts, que são agregados via relés, com comutação cheia de faíscas e spikes. É como se algém estivesse a todo instante retirando a sua fonte da tomada da parede e colocando o plug em outra tomada com uma tensão um pouco maior ou menor. Se alguém fizesse isso com seu PC você iria adorar??? Pois eu estabilizador faz..., com ele ligado...

Veja ai umas boas discussões sobre estabilizadores e monte a sua própria opinião...

http://forum.clubedohardware.com.br/boa-fonte-substitui/430112

Tem um tópico afixado aqui no fórum sobre esse tema...

Abraço...

Postado

Buena pergunta. Tambem quero saber. Eu ia ligar um protetor.

01022.jpg

Os equipamentos eletrônicos ligados à rede elétrica ou telefônica sem proteção, podem sofrer interferências geradas por motores elétricos, lâmpadas fluorescentes, eletros-domésticos, danos causados por tempestades atmosféricas ou distúrbios no fornecimento. O PROTETOR ELETRÔNICO CLONE possui circuito de proteção equipado com supressor de transientes que absorve interferências e protege os equipamentos eletrônicos em geral contra sobrecargas, picos e surtos de tensão.

Modelos e utilização

F3 – Protetor de rede elétrica

Especificações Técnicas do Modelo F3

• Tomadas de Força: 3

• Tomadas de Telefone: NÃO

• Chave ON / OFF: SIM

• Tensão de Operação: 127 / 220V

• Corrente Máxima: 7A

• Fusível: 7A

• Supressor de Picos: SIM

• Tensão Máx. Gramp.: 710

• Pico Máximo: 4500A

• Fator de Proteção: 140 Joules

Ou eu ia comprar o

271321_4.jpg

# Tensão de Entrada (V): 115V/220V

# Potência Máxima (VA): 1.500Va

# Numero de Tomadas de Saída: 02

# Indicadores Visuais: Ligado / Falta de Aterramento

# Fusível: 10A (115V)

# Gabinete: ABS Antichamas

# Proteção entre Fase e Neutro: Máxima energia de surto: 75 J - máxima corrente de pico: 4.600 A - tensão de operação: 275V.

# Cabo de Força (AC): Plugue Direto

# Protetor Telefônico (UIT K20): Sim

• Membro VIP
Postado
Sem querer abusar faller, mas e se for uma fonte de Laptop?? O ideal seria liga-la diretamente também??

Abração!

Do ponto de vista estabilização, definitivamente não. Entretanto sempre é aconselhavel você colocar alguma proteção tanto na rede elétrica quanto na rede telefônica e também na linha de cable modem se tiver. Isso é serviço de uma boa régua de proteção.

Estabilizar a tensão é fria e desnecessário. Proteger é ótimo....

Pense na régua de proteção como numa camisinha. Essa é a função dela... Tanto melhor essa proteção, mais seu micro estará protegido.

Ai conta:

1) proteção contra surtos de tensão (varistores, de preferência com capacidade de absorção de muitos joules... Acima de 300 está bom. Minha régua para a config doméstica tem uma capacidade de absorção de mais de 3.000 Joules)

2) De nada adianta os varistores se não houver um dispositivo de ruptura. O varistor segura a tensão, a corrente aumenta e o fusível ou o disjuntor, rápido abre o circuíto, protegendo, isolando, em definitivo.

3) Idealmente também são úteis filtros de linha, com indutores e capacitores, que buscam eliminar as componentes de alta frequência normais na rede elétrica.

4) Um bom aterramento é um auxiliar imenso num sistema de proteção.

E se não dispuser de aterramento e não tiver a menor condição de implementar???

Então paciência. Parte da finalidade de uma proteção estará prejudicada, mas não toda. Ainda assim é muito útil a proteção, mesmo sem terra. O aterramento ajuda bastante naqueles eventos de orígem atmosférica (raios e relâmpagos quando induzem alguma energia na rede elétrica). É fácil de perceber que essa indução se dará de modo global, tanto no fio fase quanto no fio neutro. Ai um bom aterramento se faz necessário para desempatar esse jogo e atirar para o terra essa energia advinda do raio/relâmpago.

Minhas instalações não dispõem de aterramento e nem por isso estou desesperado e nem por isso deixei de usar a minha boa regua de proteções. Numa tempestade, quando posso, ainda tomo uma precaução adicional, Procuro não operar a config, retiro da tomada e retiro o cabo do cable do modem.

Mas não sou fanático. Se porventura necessitar operar mesmo durante uma tempestade, vou fazê-lo. Afinal ainda está do nosso lado a estatística. Porque terá que ser o seu PC o escolhido para entrar um raio. O meu não haverá de ser. Só fique realmente preocupado se você tem culpa no cartório... (brincadeira) . Saiba que mesmo com todas as proteções que você já ouviu falar colocadas ai no seu PC, se um raio resolver que o seu PC será o escolhido, busque o extintor....Não tem maneira de evitar, as forças da natureza são indomáveis...

Abraço....

Postado
Minhas instalações não dispõem de aterramento e nem por isso estou desesperado e nem por isso deixei de usar a minha boa regua de proteções. Numa tempestade, quando posso, ainda tomo uma precaução adicional, Procuro não operar a config, retiro da tomada e retiro o cabo do cable do modem.

Tb faço isso, desde que perdi um HD, quando tinha um PC antigo...gastei R$360,00 num HD de 20GB novo....não esqueço até hj!!!

Muito Obrigado pela explicação!

Abraço...

• Membro VIP
Postado

Falei filtro de linha, não isso ai...

Se é filtro de linha, qual a atenuação nas frequências altas?

Se é protetor, qual a tensão de proteção? Qual a capacidade de absorção?

Quais os varistores que tem? Quantos varistores??

Nada, não diz nada??? é mais uma falcatrua que simplesmente passa alimentar as tomadas de seus perifèricos tão logo detecta a tensão de 5 volts na tamada USB. Totalmente desnecessário, totalmente perfumaria. Nada de proteção. è mais uma extensão de tomadas metida a besta...

Não vá nessa se você quer uma régua de proteção para seu PC...

Não vale R$ 2,00 quanto mais esse preço dai...

Olhe ai nesse post:http://forum.clubedohardware.com.br/boa-fonte-substitui/430112/2

Abraço...

Postado

Me indiquem alguma marca, alguma loja virtual que venda, ou qualquer coisa, pois não conheço nenhum filtro e estou ligando direto na tomada!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...