Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FUMAÇA! Minha fonte está queimando. Qual é a causa possivel?


Daigonet Corporation

Posts recomendados

Bom, isso aconteceu uns 2 meses atrás.

Acordei e fui ligar o PC e senti um cheiro de queimado. A fonte está soltando fumaça.

Bom, resumo do meu PC:

Pentium II 400mhz

96MB de ram

9GB de HD

Som, Video simples.

Fonte: ??? Super Generico.

Monitor LG CRT 15

Impressora HP

O PC, Monitor, Impressora estão ligados num estabilizador, e esse estabilizador no filtro de linha, e o filtro de linha ligado na tomada.

O filtro de linha nunca é desligado. Já o estabilizador as vezes esquecemos, então as vezes fica ligado.

O PC passa algo de 20horas ligado direto.

O que pode ter causado a queima? Pois andei vendo aqui no forum que vocês dizem que estabilizador não presta, e se bobear até atrapalha. Ele foi o causador possivel?

Se eu ligo o estabilizador, começa a a sair fumaça da fonte, mesmo o PC estando desligado. Ou seja, só de ligar a fonte no estabilizador, ele começa a soltar fumaça.

Obviamnete que já troquei de fonte, e pus uma fonte XPC (leadership). Não compensa tascar uma fonte seventeam, ou outras nesse pc.

Venho aqui perguntar a possivel causa, pois estou pra comprar o meu primeiro notebook carissimo pro meu bolso, e não quero ver ele ir pro saco. Ainda mais que o meu historico em pcs é horrivel.

PC 1 = PC Chips = Queimou o processador (duron), e o cooler voou.

PC 2 = Foxconn (compaq) = HD quebrou e os capacitores da placa-mãe se foi. Quase que todos.

PC 3 = Esse é o que está sendo relatado no momento. Alias esse pc já foi a fonte, e o modem por causa do raio.

Tudo isso em 1 ano.

Historico do local (academia): Mais de 20 chuveiros queimados, perto da favela (cheios de "gatos"), lampadas montão queimados, e lembro que uma vez estavam medindo a tomada e indicou algo de 135V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da sua fonte, ela ja é bem velha, e somente por isso ela ja poderia ter queimado. Afinal um dia também vamos ficar velhos e perecer...

O fato do computador estar ligado não quer dizer que a fonte não esteja.

As fontes ATX ficam com o canal 5VSB ligado. Então se ela estiver em curto, somente de estar na tomada ela pode fumaçar.

Mas é claro que esse varal de rede elétrica também pode ter causado algum pico de energia e ter queimado a fonte. E como você disse que ja viu histórico de 135 volts na suas tomadas, eu aconselho a testar as saídas do seu estabilizador, pra ver se ele está estabilizando a no máximo 125 volts. Quem sabe pode ter sido isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estabilizador é bom sempre bem longe de seu PC. Não sei porque o Brasileiro insiste tanto com isso. No TV, no som, no DVD, no ampolificador, na mais nova TV de 42 Polegadas que custou perto de 5.000 reais ninguém pensa em colocar estabilizador, mas no raio do PC sim. Que birra danada. Que burrice aguda... Quando nós vamos nos libertar dessa maldição da informática. Sai desse mundo de estabilizador... Isso não presta... È totalmente desnecessário. Sua fonte para PC é muito melhor que as fontes dos outros equipamentos e em nenhum deles nem você nem ninguém coloca estabilizador. Abra os olhos. No mundo todo não se vê a necessidade de estabilizador... Só aqui nesse Brasil de Deus...

Sai a dessa, aposente essa relíquia dos anos 70 e deixe a fonte de seu PCX trabalhar sossegado, não perturbe-a. Ela foi feita para ligar alí na tomada, igual ao seu TV, DVD, e tudo mais... Você está no tempo em que se colocava ar condicionado para computador rodar...

Procure na internet as marcas famosas de estabilizadores no mundo inteiro. Você vai se apavorar que só nesse Brasil essa prática é desse modo difundida.

Hoje se tem fontes que trabalham com quaisquer tensões de 90 a 270 volts e você busca estabilizar. Meu Deus. Que idiotice. Que dinheiro botado fora.

Se você tem medo que algum surto de tensão entre pela rede e bagunce seu PC, compreendo, então coloque ai algo que o proteja de surtos, tal como uma régua de proteção, com filtro de linha. Coloque um bom aterramento, não um estabilizador...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...