Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vcore - CrossHair - AMD X2 6000+


AlexBS

Posts recomendados

Configuração:

Fonte: Thermaltake - Modelo: W0070RU - TR2-430W

memória: Kingston (4 módulos de 1 GB ) DDR2-800 PC2-6400 Non-ECC

Placa-Mãe: CrossHair

Processador: Athlon X2 6000+ AM2 BOX

Bom pessoal, baseando-se na configuração acima, a dúvida é a seguinte:

Montei a máquina final de semana passado (01/07) e ontem (04/07) resolvi usar o ASUS Probe (é um programa que checa vários parâmetros da placa-mãe junto aos seus periféricos), tudo estava ok, até que resolvi executar um programa qualquer, simplesmente o alarme soou e acusou o VCORE indo para 1.39, antes estava em 1.38; pelo que li é aceito até 1.43 para esse processador, entretanto li também que não é legal o VCORE ficar mudando de valor. Sem rodar nada ele fica em 1.38, se mando executar qualquer programa ele vai para 1.39, então isso é correto?

Se isso for um erro, o que fazer para resolver? Colocar outra fonte?:unsure:

VCore no BIOS: 1.37

VCore no Asus Probe sem executar nada: 1.38

VCore no Asus Probe após executar qualquer programa: 1.39 (e aí o alarme soa)

PS: Pesquisei no fórum sobre VCore, AMD x2 6000+ e CrossHair, mas não localizei nada que fosse parecido com minha dúvida.:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Configuração:

Fonte: Thermaltake - Modelo: W0070RU - TR2-430W

memória: Kingston (4 módulos de 1 GB ) DDR2-800 PC2-6400 Non-ECC

Placa-Mãe: CrossHair

Processador: Athlon X2 6000+ AM2 BOX

Não confie no ASUS probe, bem como em nenhum desses SW de medida, não são precisos. Além do mais essa variação está mais do que dentro do normal... Se o Asus Probe soa o alarme e isso te atrapalha, ou você "endurece" a sensibilidade desse alarme ou retira o mesmo...

Não falaste do restante dessa tua config para que eu possa ter uma ideia melhor se a corrente máxima dessa tua fonte ai vai atender bem tua config. Essa fonte fornece somente uma linha de 12 Volts e com uma corrente máxima de 18 Amperes, então, embora o fabricante a classifique como uma fonte de 430 Watts, ela se comporta de modo a ofertar somente uns 280 Watts, veja ai...

TR2_430W.jpg

Para escolher uma boa fonte, certa feita postei aqui no fórum umas boas dicas, as quais repasso: http://forum.clubedohardware.com.br/como-conhecer-mais/452669

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

Obrigado pela informação, estava mesmo suspeitando que esse programa da Asus não está de acordo pois é aceito até 1.43v para o 6000+.

A configuração seria:

Fonte: Thermaltake - Modelo: W0070RU - TR2-430W

memória: Kingston (4 módulos de 1 GB ) DDR2-800 PC2-6400 Non-ECC

Placa-Mãe: CrossHair

Processador: Athlon X2 6000+ AM2 BOX

Hard disk: SATA 160 GB - Seagate

Video: GeForce 6800 Xtreme

Som: SoundBlaster 24 Bits

DVD: 1 Drive gravador/leitor, marca LG

Devo estar trocando a placa de video no final do ano para uma GeForce 8800 e adicionando mais um HD de 250 GB; com a sua experiência o que você recomendaria para essa nova configuração?

Outra dúvida, existem fontes com PFC ativo a venda no mercado que sejam confiáveis? E caso afirmativo se optar por colocar uma fonte com PFC ativo devo liga-la diretamente a tomada na parede, desprezando o estabilizador e/ou no-break?:huh:

Abraços e mais uma vez obrigado pela ajuda,:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fonte: Thermaltake - Modelo: W0070RU - TR2-430W

memória: Kingston (4 módulos de 1 GB ) DDR2-800 PC2-6400 Non-ECC

Placa-Mãe: CrossHair

Processador: Athlon X2 6000+ AM2 BOX

Hard disk: SATA 160 GB - Seagate

Video: GeForce 6800 Xtreme

Som: SoundBlaster 24 Bits

DVD: 1 Drive gravador/leitor, marca LG

Devo estar trocando a placa de video no final do ano para uma GeForce 8800 e adicionando mais um HD de 250 GB; com a sua experiência o que você recomendaria para essa nova configuração?

Outra dúvida, existem fontes com PFC ativo a venda no mercado que sejam confiáveis? E caso afirmativo se optar por colocar uma fonte com PFC ativo devo liga-la diretamente a tomada na parede, desprezando o estabilizador e/ou no-break?:huh:

Abraços e mais uma vez obrigado pela ajuda,:)

Uma coisa de cada vez... De trás para diante... Mesmo com fonte comum, sem PFC ativo (as tenho na minha config há mais de 10 anos sem estabilizador) .

Com fontes modernas, com PFC ativo => jamais usaria com estabilizador. Coloque uma régua de proteção, bem dimensionada, com os filtros necessários, com os supressores de transientes que toda uma boa config merece. Só.

O consumo de tua config: Como tu não definiste a placa de video então vou escolher a 8800GTX

Veja ai:

AlexBS.jpg

Não passa de 330 Watts...

Nesse caso te recomendaria uma fonte, na seguinte ordem:

ZM460B-APS

ST-550P-AG

Agora, com um pouco mais de inteligência, faria uma simplificação nessa sua config. Um só HD. Para que dois... Eu peguei um implicancia com dois HD em e=um mesmo PC desde que me tornei adepto ao PC silencioso. Minha máquina nem parece que está ligada... Ai passei a notar o "zoar" em minha config. Não era o barulho dos HD´s e sim o barulho do batimento da diferença de velocidade dos mesmos. Fica muito difícil aqui no tópico te explicar o que é isso, mas é muito comum de acontecer. A partir desse momento, dois HD,s nunca mais...

Outro fator é o consumo. Me diga uma boa razão para você deixar dois HD´s alimentados o tempo inteiro dentro de sua config, para usar um deles quem sabe lá uma vez por mes... O tempo todo é sempre o mesmo HD, e de vez em quando aquele segundo HD, que guarda as musicas, as fotos, etc... Ora. Um HD enorme em capacidade consome o mesmo que um HD de 40 Giga. Na maioria das vezes é herança da config anterior... Já vi muita gente boa por ai com um HD de 20, outro de 80 e mai um de 250. Vende tudo isso ai e compra um só de 400 Giga, se for o caso. O que vais poupar de energia já vai pagar esse HD novo mesmo que tu jogues fora os demais... (salvo pessoas que queram fazer RAID), não aconselho o uso de 2 HD´s... A placa, se ficares com uma 8800GTS320, teu consumo iria ficar dessa maneira agora...

AlexBS_Simplificada.jpg

Muito mais econômica, com uma fonte ZM360B-APS ou uma ST450P-AG daria conta do recado.... Até essa tua TT ai daria para essa config mais simplificada. (para a primeira config não use essa TT pois ela não conseguiria suprir de energia estável nos 12 Volts)

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

Seguirei seu conselho, colocar um só HD de 500 GB (está o mesmo preço que um de 400, a diferença é mínima), quanto a fonte irei substituir por uma ST-550P-AG, a Zalman só vi em um fornecedor aqui no Rio e o preço não me pareceu atraente. ;)

Atualmente uso estabilizador, irei trocar por um No-Break (UPS) de 1 KVa pois mesmo que um de 600 suporte a configuração existe o monitor de 19" e uma impressora que não estão relacionadas na configuração; prefiro pecar pelo excesso que pela falta. :D

Mais uma vez agradeço sua ajuda.

Abraços, ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller,

Seguirei seu conselho, colocar um só HD de 500 GB (está o mesmo preço que um de 400, a diferença é mínima), quanto a fonte irei substituir por uma ST-550P-AG, a Zalman só vi em um fornecedor aqui no Rio e o preço não me pareceu atraente. ;)

Atualmente uso estabilizador, irei trocar por um No-Break (UPS) de 1 KVa pois mesmo que um de 600 suporte a configuração existe o monitor de 19" e uma impressora que não estão relacionadas na configuração; prefiro pecar pelo excesso que pela falta. :D

Mais uma vez agradeço sua ajuda.

Abraços, ^_^

Se o seu intuito é proteger o seu PC, adote uma boa régua de proteção com filtro de linha e protetores de surto. Se seu intuito é evitar a qualquer custo que seu PC sofra qualquer tipo de interrupção de energia (uma aplicação com necessidade de alta disponibilidade), um no-break sempre é bem-vindo. Na hora de comprar o no-break se pergunte se você deseja tão somente que seu micro segure a sua config ligada por um tempo necessário para você salvar e desligar seu PC (pode comprar um no-break barato, com geração de forma de onda retangular, também chamada de senoidal adaptada, ou quasi-senoidal ou qualquer coisa diferente de senoidal pura). Se sua ideia for a de operar seu PC mesmo na ausência de energia, dê a ele a chance de ser alimentado do mesmo modo que a rede elétrica o alimenta, que é com uma forma de onda senoidal pura.. Vai ai uma dica, independentemente de marca ou de loja, de um típico no-break com essa sistemática:

http://www.imagemrio.com.br/descricao.asp?CodProd=27512

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu intuito é proteger ao máximo o PC e evitar que ele fique sem energia, pelo menos até ter tempo hábil de salvar o que esteja fazendo. :)

Então a solução seria ligar o UPS na tomada da parede, ligar o filtro de linha no UPS (ou não há necessidade?) e conectar as tomadas do micro x impressora x monitor x caixa de som (Creative Labs 5.1).

Eu e minha dúvidas, perdoe-me por questionar tanto... :unsure:

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não. A tarefa de um filtro de linha é proteger tudo o que estiver depois dele. Ligue ele, o filtro de linha, na tomada da parede. Nesse filtro de linha você deverá ligar qualquer outro equipamento, inclusive seu no-break. Você não vai querer ligar os teus outros equipamentos no no-break. Ninguém com a tua intenção (salvar o que está fazendo e desligar o PC) vai ligar no no-break a impressora, o modem, o amplificador, etc... Eles são ligados na régua de proteção somente. Se possível ligue o no-break em uma posição da régua que nunca desligue da rede, pois o no-break fica carregando/flutuando a sua bateria interna.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato o que ficará ligado no no-break será o micro e monitor, o resto ficará na régua mesmo, acabei vendo que escrevi besteira, não tinha mesmo sentido colocar o filtro ligado ao UPS a dúvida na realidade era se colocaria o no-break ligado ao filtro ou direto na parede, de qualquer forma você já elucidou o caso.

Acho que com isso encerram-se minhas dúvidas. Obrigado por tudo.:D

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Aproveitando, gostaria de saber se minha fonte vai aguentar?

montei uma configuração que é a seguinte

placa-mãe: crosshair

processador: athlon 62 x2 6000+

memorias: kit dual channel corsair 2x1G/ 800mhz 4-4-4-12

placa video: 7300GT

HD: 500G/16mb 7200

gabinete com LCD e neon.

gravador de CD

drive disquete

e a fonte é uma de 350W reais, a marca nao é muito conhecida.

o que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma fonte tem 3 tensões mais importantes de trabalho. A de 3,3 Volts, a de 5 Volts e a de 12 Volts. Atualmente a saída mais exigida é a de 12 Volts, que ai nessa tua configuração deverá ser capaz de suprir no mínimo uns 15 Amperes em modo combinado.

Lhe devolvo pois a pergunta:

Essa sua fonte de marca não muito conhecida consegue suprir, no modo combinado, essa corrente total nas saídas de 12 Volts? Você acredita na especificação da fonte ou do fabricante em seu site?

Se sim, não esquente a cabeça...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você quiser operar seu PC mesmo com a falta de energia, compre um no-break que gere forma de onda senoidal pura, coloque nele, externamente, uma bateria que até pode ser automotiva e dai opere por duas ou mais horas na falta de rede sem problema algum. Caso contrário, se for só para operar seu PC nesse pequeno intervalo de, vamos supor 4 a 5 minutos, para permitir o desligamento da máquina, pode ser un no-break comum com geração de forma de onda retangular mesmo.

Sei que a relação custo benefício é ruim, pagar um no-break para operar sei lá, somente 4 vezes ao ano e por 5 minutos cada.. É ruim..

Por isso pense bem se você deve colocar um no-break. Se na sua região as faltas de energia são tamanhas que atrapalham você, ou fazem desligar seu PC, ai sim me parece que vale a pena colocar um no-break para segurar essas pequenas falhas..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...