Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemasso no HDD :|


RyuK

Posts recomendados

Pessoal vou colocar aqui o q postei em outro forum:

"Pessoal me surgiu um problema aqui bem esquisito.

Hoje cedo uma funcionária aqui de onde trabalho ligou o computador e começõu trabalhar normalmente. Do nada parou tudo! Fui ver o q era. quando reiniciei a máquina deu uma mensagem dizendo que não foi encontrado o disco de boot (HD no caso), e q era para inserir o disco do sistema.

Coloquei o CD de instalação do Windows XP. Ao colocar o CD, deu uma mensagem dizendo que o HD não havia sido encontrado! Chocado Reiniciei, tirei o CD, rebootei. Agora o Windows não inicia. Já entrei no setup e o HD aparece lá mas na hora de carregar o Windows nada acontece. Fica aquela barrinha do início e nada.

Pessoal não entendi o q aconteceu com o HD! Aceito qualquer dica! Espero poder resolver iso ainda hoje...temo pelo pior

Ah! O HD é um Quantum Fireball!

Abraços e desde já grato"

Após algumas dicas eis o q postei em seguida:

"Falaí luiz......seguinte, entrei no setup ativei o S.MA.R.T e troquei o flat. Continuou na mesma. Baixei a ferramenta, rodei no PC e ela não detectou o HD. Pela bilionésima vez verifiquei os cabos (flat, energia), quando liguei o PC deu a mensagem:

WARNING: Immediately back-up your data and replace your hard disk drive. A failue may be imminent.

e a ferramenta não roda depois dessa mensagem.

Agora tô empacado nisso socorro! Não posso perder os arquivos de lá. São dados financeiros da empresa!!"

E estou até agora empacado nessa. Estou desesperado já!

Desde já grato pelo help galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RyuK,

As regras de segurança foram quebradas... dados importantes, principalmente sobre finanças, devem ter backups constantes, em mídias de CD ou de DVD ou de fita DAT, para evitar maiores danos... uma mídia custa menos de 1 real... sei que estou te ajudando a chorar pelo leite derramado, mas que isso sirva de exemplo para você e para outros amigos também... assim, após você solucionar essa bronca, saberá como proceder doravante...

Existem empresas que cobram uma fortuna (para o meu bolso) para recuperar dados de HD... sugiro você contatar uma delas... para uma empresa, o custo é baixo demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Existem dois tipos de pessoas no mundo: as que fazem backup e as que gostariam de ter feito." :tantan:

so para descontrair, mas quando chega nesses casos, so a sorte pode ter ajudar, tentar colocar o HD em outra maquina, talvez usando hot swap, ou uma case USB para que ele nao atrapalhe no boot e tentar salvar o que conseguir.

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal antes de tudo muito obrigado pelas dicas.

Agora olha só a situação q me encontro. Este é meu primeiro mês aqui. O cara q trabalhava aqui antes de mim simplesmente saíu e num deixou senha e nem referência de nada! E no caso desse HD, a opção SMART estava desativada. Pelo que me informaram, as chances de recuperação do HD é muito remota já q o SMART foi ativado tarde demais. (Provavlemente o cara q estava aqui antes foi quem marcou essa bobeira).

Bom...boas notícias! Por algum milagre divino (ou não O_o), consegui acessar o HD nesse exato momento (ele está em outra máquina como slave). Agora vamos ver o q acontece!!

Qualquer coisa eu posto aqui galera!!

Mais uma vez MUITO OBRIGADO pelas dicas :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Backup com compactacao geralmente demora mesmo, e depende da quantidade de dados. Uma sugestao, é comprar um deck de fita DAT, e fazer o backup em fita sem compressao. Cada fita custa R$ 30,00 e cabe 20TB nelas, e como o backup é feito sem compressao, ele é mais rápido e tem menor chance de erro (compactacao sempre envolve possibilidade de falha na hora de descompactar e voltar o backup).

Portanto se você tiver que fazer backups frequentemente, sugiro considerar essa opcao de backup em fita.

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RyuK,

você não sabe o que ocasionou a falha... pode ser que ele estivesse no fim da vida e você colocou ele para trabalhar direto e sem direito a almoço, café e lanche... você deveria colocar outro HD no micro, mesmo que tivesse que desligar algum leitor/gravador de CD/DVD, e copiar rapidamente todos os arquivos dele para esse outro HD... sem censura, sem crítica, sem escolher... apenas copiar tudo... depois, você tentaria corrigir as broncas do HD velho, ou copiar os arquivos das finanças, etc... se desse alguma bronca, você teria, no HD novo, todos os arquivos... essa cópia demoraria pouco tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugestões para maior confiabilidade nas máquinas e HD's:

1) Fontes boas, não adianta ter um HD bala se a fonte tá mandando tensão inadequada.

2) ventilação boa. Um HD que sofre variações altas de temperatura fatalmente durará pouco.

3) Uma gaveta USB, onde poderá ligar um HD para transferir dados;

4) Um HD reserva com sistema operacional instalado, assim se um HD de sistema operacional der pau voce coloca este reserva e pode acessar o HD problemático;

5) Imagens basicas gravadas em DVD's e programas de clonagem e recuperação de Hd's (tipo norton ghost, partition magic, Drive Image XML) assim se der um pau num HD e voce não precisar dos dados, mas necessita de rapidez na restauração da máquina, voce istala todo sistema operacional em 15-20 minutos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera muito obrigado pelas dicas q com certeza me estão sendo MUITO úteis. Para clonar o HD bichado, utilizei o Drive Image XML. Ele ficou aqui copiando desde ontem. Ele acabou de rodar agora há pouco. quando cliquei em "Browse" para vero os arquivos dentro do XML que ele gera. Tá tudo vazio, somplesmente vazio. E pra dar aquela força o HD bichado (q aqui na máquina foi detectado como drive D), sumiu! Estou com medo de reiniciar e acabar tendo o problema q eu estava tendo antes ou seja O Windows acabar não carregando.

Deixa eu aproveitar o embalo e perguntar. O bichado é um HD IDE certo? Depois q eu arrancar esse carinha da máquina original dele, posso colocar um ATA? Essa parte de compatibilidade num saco muito.

¬¬' Engraçado...quanto mais eu tento resolver o problema mais assombração me aparece ..

Mais uma vez muito obrigado pessoal. Abração aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Backup com compactacao geralmente demora mesmo, e depende da quantidade de dados. Uma sugestao, é comprar um deck de fita DAT, e fazer o backup em fita sem compressao. Cada fita custa R$ 30,00 e cabe 20TB nelas, e como o backup é feito sem compressao, ele é mais rápido e tem menor chance de erro (compactacao sempre envolve possibilidade de falha na hora de descompactar e voltar o backup).

Portanto se você tiver que fazer backups frequentemente, sugiro considerar essa opcao de backup em fita.

abraços...

Cara fiquei MUITO interessado nesse lance, muito mesmo!! Tens alguma referência para q eu possa pesquisar preços?:huh:

Grato pelo help

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigo!

Aqui esta um link para essa unidade DAT:

http://www.awi.com.br/Perifericos/Catalogo.asp?PG=Armazenamento

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=HPDW027A

Nao é um custo para uma empresa, principalmente se levar em conta o valor das informações. Mas para computadores pessoais, outras solucao mais baratas podem ser usadas, como foi sugerido acima.

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, nesse caso, seu HD pode estar com bad block, ou ja nos finalmente da vida dele. para evitar surpresas piores, eu aconselharia a copia os arquivos mais importantes, usando o windows explorer mesmo, sem compactacao nem tratamento. para evitar perde-los. Depois que você se garantir, tente o Drive Image ou outro programa de backup, ou se nao interessar mais, apenas largue de lado o HD e pronto. quando você tem um HD com problemas em vias de falecer, o ideial é fazer o mais simples, e evitar usa-lo ao maximo, pois isso so vai agravar o problema. Tente copiar parte por parte os arquivos importantes para evitar sobreaquecimento do HD. Como esse HD ja morreu mesmo, nao se preocupe em fazer backup do SO e programas. Se atenha aos dados importantes que ele tem. Pois de qualquer forma, você ja instalou ou tera que instalar o SO em outro HD.

Alem disso copiando por partes, você consegue isolar qual arquivo que esta com problemas, e consegue copiar os outros. Ao invés de ser tudo ou nada como os programas de backup fazem em geral.

Em geral, o backup é para ser feito enquanto o sistema ainda funciona bem, depois a coisa ja esta indo para o brejo, outros procedimentos sao mais efetivos.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza mb dica muito maneira, gostei! Agora vou contar outra historinha triste....Eu tento copiar os arquivos pelo windows explorer e dá erro. Com isso os arquivos selecionados não são copiados (mesmo q eu selecione um só arquivo!).

Estou tentando de tudo aqui. Não posso perder os arquivos de jeito nenhum. Pois são arquivos do financeiro da empresa. Tenho backups (não foraqm feitos por mim, tô tomando uma surra aqui pra entender o q q fizeram nessas máquinas e na rede), aqui mas pelo q me informaram, não são muito recentes (estou aqui há um mês e o carinha q trabalhou aqui antes saiu e largou um monte de bombas sem senhas nem nada pra desativar hehe!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Esse erro que da ao copiar pelo windows explorer, é erro de permissao de acesso ou de arquivo corrompido?

No seu lugar, eu passaria pro seus superiores (caso você tenha), que é necessario entrar em contato com o outro cara e pedir para eles as senhas (a menos que o cara ja tenha falecido, ou tenha sido mandando embora por alguma sacanagem), pois senhas de administracao sao de propriedade da emrpesa e nao da pessoa, ele deveria ter passado elas para alguem. E se o cara for um bom profissional e nao estiver mal intencionado ele passara as senhas sem nenhum problema.

Sugiro isso, pois se o disco estiver em NTFS, e você ficar um backup bit-a-bit, quando você restaurar os arquivos, você vai precisar de senha para esses arquivos se eles estiver em uma pasta protegida por senha.

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...