Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Isso prejudica ou não?


Leandro_980

Posts recomendados

Tenho um aparelho de som aiwa importado modelo d939 e percebo q ele quando está em em voulume alto acaba tendo uma pequena queda de tensão na iluminação da tela do aparelho principalmente na reprodução de sons graves. O aparelho mesmo estando em volume bem alto não apresenta nenhuma retorção nas caixas, o som totalmente limpo, mas queria saber se está queda de tensão na iluminação prejudica algum componente interno?

Obs: Eu usei esse aparelho de som como um exemplo q está acontecendo comigo mas já vi vários outros aparelhos de som dar a mesma queda e sendo de marcas e modelos diferentes. Portanto acho q é normal essa queda de tensão mas ela pode prejudicar alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um exemplo mais prático em sua área......se você colocar um motor a trabalhar em 100% durante algumas horas pode prejudicar algo?

Se olharmos por esse lado acredito que sim, pois nada, jamais fora construido para que seja utilizado em sua totalidade em um longo período de tempo (uso contínuo).....

Resumindo, quanto mais se utiliza menos vida útil terá, e, não acredito que o equipamento suporte uma carga de mais de 3 horas contínuas nesse pico todo......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que a etapa de potência da fonte de alimentação destes equipamentos de áudio não é regulada. Desta maneira, quando você tem um pico de corrente (ocasionado pelo próprio amplificador, ao reproduzir os picos sonoros) a tensão da fonte cai por uma fração de tempo. Isto é normal.

Como a iluminação do aparelho normalmente está alimentada na fonte, ela acaba oscilando junto com a tensão da fonte (principalmente em alguns aparelhos que possuem lâmpadas incandescentes em miniatura para retro-iluminar o display).

Note que este tipo de comportamento foi previsto no projeto do aparelho e não constitui defeito, nem tão pouco acarreta danos ao aparelho.

Quanto ao uso do aparelho em volume elevado, é lógico que o desgaste acontece, mas é o desgaste normal de todo componente eletrônico, que possui uma vida útil definida. É difícil afirmar que a utilização do aparelho em maior ou menor volume aumenta/diminui sua durabilidade... Mas a lógica diz que quanto maior o volume, maior a potência dissipada, a corrente consumida e o calor produzido, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...