Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Está bom ou pode melhorar? Ajudem! (CPU de R$ 3.500)


Posts recomendados

:confused:

Então... tô montando uma nova CPU, direcionada à games e aplicações de vídeo (Pinnacle Studio por ex.) e gostaria de receber opiniões PROFISSIONAIS sobre uma configuração confiável e estável.

Já comprei a maior parte dos componentes, mas óvio que sempre se pode melhorar alguma coisa. Principalmente no que diz respeito à refrigeração da CPU. Vou listar abaixo o que comprei e se puderem opinar sobre o que devo utilizar em relação à fonte, gabinete, coolers eu agradeço muito! Não quero ter a desagradável surpresa de perder uma CPU novamente por deficiência de fornecimento de energia da fonte, nem por aquecimento excessivo de nenhum componente. Segue a listagem:

  • Processador Intel Core 2 Quad Q6700
  • Mother Intel D975XBX2KR (série EXTREME)
  • HD SATA-2 250GB 7200RPM Samsung
  • Memória Kingston 2GB DDR2 667mhz Dual (1+1) PC5300
  • Vídeo GeForce 8600 GT 512Mb GDDR3 128 bits
  • Fonte Leathership Gamer 600w
  • Gravador, rede, som, etc...

Baseado nestes componentes, teria alguma coisa a ser modificada para um melhor desempenho? Claro que eu sei que poderia já colocar um HD de 10.000 RPM, por exemplo. Mas o custo aumentaria demais! Mas seria o caso de colocar 4 Gb de RAM ao invés de 2 Gb?? Será que faria diferença PERCEPTÍVEL que compense o investimento? E quanto ao vídeo, notei que até agora não se tem testes com essa placa. Apenas com uma parecida, da MSI, mas que tem apenas 256Mb. E acima dela restam apenas opções cujo preço sairia o DOBRO do valor. Essa aí daria conta, para os games mais recentes?

O fato é que enchi o saco de ter micro travando por exigir demais da CPU, vídeo em qualidade baixa, tendo de desabilitar um monte de coisas, esses impecílios que configurações básicas nos obrigam. E os coolers de HD?? Fazem diferença MESMO ou são besteira? Tenho tb, da outra CPU, aqueles dissipadores de calor para memórias, da AKASA. Ajudam??

Por isso resolvi investir um pouco e peço agora a opinião da galera sobre como tirar melhor proveito disso tudo. Só não vou cair na tentação do overclock! Isso nem pensar! Hehehe... Agradeço pelas opiniões! Abraço à todos do fórum! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você entende por "opiniões PROFISSIONAIS"? Refere-se a bacharéis em Ciência da Computação? Técnicos de Informática?

A maioria das opiniões que você irá encontrar por aqui serão de usuários curiosos e que gostam de pesquisar e ler sobre informática, além de testar pessoalmente os programas/hardwares. Muitos desses usuários já testaram e viram o suficiente pra deixar muito técnico de informática impressionado, mas certamente não são profissionais.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entenda-se por "profissional" a opinião de pessoas com real conhecimento técnico. Independente de formação ou qualificações. Só não posso é me dar ao luxo de tomar como corretas as dicas justamente dos curiosos de plantão... Só o mero "achômetro" ou boa vontade não bastam... ou você montaria um micro sem um bom embasamento técnico? Mas não estou menosprezando ninguém não viu? Não entenda mal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, talvez o lance do "PROFISSIONAL" tenha assustado a alguns por aqui como tb me assustou um pouco... :D

Vamos ao que interessa:

Vou começar por onde acho mais crítico, mesmo porque você mencionou "Não quero ter a desagradável surpresa de perder uma CPU novamente por deficiência de fornecimento de energia da fonte...", a fonte que você comprou "Leadership Gamer 600W" pode ser uma boa fonte de problemas, já que trata-se de uma fonte genérica maquiada para ganhar um maior preço de venda. Usar uma fonte de tão baixa qualidade pra aguentar um pc com um Q6700 é uma aposta muito arriscada e descabida. Seria melhor Pegar um Q6600 e com a diferença investir numa fonte de qualidade como a Seventeam 450P-AG ou coisa melhor.

A segunda crítica ao que você já comprou é a placa mãe. Não sei se ele suportará os novos processadores de 45nm da Intel, que sairão em 2 meses, acredito. Nem suportará os atuais processadores de FSB 1333, por exemplo: E6550, E6750, E6850, QX6850. Fora a isso parece ser uma placa mãe de qualidade excelente (o chipset dessa mobo, intel 975, era o chipset topo de linha intel na época que saíram os Core 2 Duo).

VGA: você poderia colocar um link do fabricante do modelo da sua VGA ou colocar o link de um review dela? Ainda não vi reviews do modelo com 512MB mas desconfio que tenham utilizado memórias de velocidade inferior e se isso for verdade, ela pode ter desempenho inferior aos modelos com 256MB.

Quanto à memória RAM, o salto de performance entre 1GB e 2GB é muito maior que o salto 2GB pra 4GB, e 4GB só é oficialmente suportada e reconhecida pelos sistemas operacionais de 64bits. Ou seja, se você pretende usar o WinXP 32 bits, fique com 2GB e está bom demais. (Mesmo que vá para o 64bits, o diferencial de desempenho só será notado em aplicações de imagem que você usa, não nos jogos).

Quanto a ventilação do seu PC, será muito importante que escolha um gabinete de formato grande e com capacidade de instalar ventiladores de 120mm. No mínimo 1 na frente e 1 na traseira. Li um pouco sobre coolers de HD e parece que ajudam muito pouco, ou nada. Ou seja, não gaste mais 1 centavo com isso... Dissipador de Calor pra memórias? Só se você for fazer overclock forte mesmo (leia-se fazer a memória trabalhar bastante acima das especificações, e não esqueça que as memórias "value" geralmente não aguentam esse tipo de brincadeira...). Em suma, se for fazer overclock forte, compre memória de qualidade pra começo de conversa.

Bom... espero ter ajudado um pouco.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, vou dar minha opinião, um mero usuário.

Acho exagero pegar um Quad, são poucos os programas que conseguem retirar 100% da potência dele, logo alguns núcleos não vão trabalhar a todo vapor, como a moda agora é ter processadores com 2 núcleos, agora que vai começar a lançar programas otimizados para eles, core quad vai demorar um pouco mais eu acho. Isso é o que eu acredito, não é baseado em nenhum dado concreto.

Fonte, não pegue essa fonte por tudo que é sagrado na terra, assim como o nosso amigo brsepultura disse, ela é uma fonte genérica, de 50 pratas mas maquiada para parecer uma fonte de alto desempenho, tem um review de uma das fontes da leadership aqui no Clube do Hardware e lá mostra a verdade :o da uma procurada. Se for pegar uma fonte e quer ficar bem seguro, cuca fresca, vá de Seventeam 550P-ag ou Enermax 460W, se quiser economizar um pouco vá de Huntkey 450W que é um pouco mais barata em relação ás outras.

Em vez de pegar um HD com 10.000 RPM, como você trabalha com aplicações de vídeo e os arquivos devem ser bem grandes, que tal um RAID ? compre +1 HD idêntico ao seu atual e faça raid, quanto maior o arquivo, mais perceptível será a diferença de velocidade

Gabinete eu recomendo um da Leadership Blue Eye o custo dele está girando em torno de 220 reais no mercado livre, tem um review dele aqui no Clube do Hardware também e ele é um dos melhores gabinetes no quesito de refrigeração.

Espero que meu "achômetro" tenha servido para algo pelo menos =]

Boas compras companheiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe... o negócio da opinião "profissional" tá dando o que falar! rs... Posso ter sido infeliz ao escolher esse termo. Só não queria nenhum piá metido a mechânico falando bobagens! heheheh...

Mas vamos ao que interessa!

Eu já comprei as placas, memória, HD...

Se o Quad é um exagero... bom, talvez agora possa ser mesmo, mas já peguei esse pensando em não me preocupar com processador por um bom tempo. Pequei pelo excesso então!

Como ainda vou ficar com o WinXP, me parece que os 2 Gb de memória estão de bom tamanho né? Vista ainda tem problemas de segurança e drivers até onde sei. Muito recente pra eu querer me aventurar.

FELIZMENTE essa fonte Gamer é a que eu já tinha da outra CPU. E com certeza posso pegar uma melhor! Então vou ver uma que faça bem o trabalho e assim vou dormir sossegado. heheheh...

Sobre a placa de vídeo, segue o link com as informações do fabricante:

http://global.msi.com.tw/index.php?func=proddesc&prod_no=1297&maincat_no=130&cat2_no=136

E como tinha comentado no início, overclock é um troço que não me atrai. É coisa pra quem pode se dar ao luxo de "encurtar" a vida útil dos componentes. O que não é o meu caso...

Bom, certamente as opiniões recebidas até agora já foram de enorme ajuda. valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de comentar sobre a MoBo...

quando optei por esta, pesquisei no site da INTEL os modelos disponíveis atualmente. Claro que devam existir outros fabricantes que já tenham boas placas prontas para um FSB de 1333mhz e, consequentemente, para os novos processadores que vem por aí.

Mas quando escolhi pegar uma placa da própria Intel levei em consideração a integração dos recursos entre processador e mother. Assim, penso que tendo estes dois componentes do mesmo fabricante, e sendo uma placa ATÉ O MOMENTO topo de linha, as chances de problemas são bem menores.

E nem adiantaria eu cogitar um novo processador em breve, pois de um Extreme já custa um absurdo de caro, imagino QUANTO será um destes novos processadores. Muito além do que a minha imaginação pode permitir.

Assim sendo, não vejo uma outra opção melhor de MoBo que eu pudesse ter optado agora. Ou teria? (levando-se em consideração a mesma faixa de preço)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certamente que existem mobos superiores em vários aspectos... As placas mãe fabricadas pela própria Intel tendem a ser caras e ter menos "extras" que as fabricadas por terceiros, usando o chipset básico fornecido pela Intel.

Encontrei a sua mobo no ML por R$ 930. Com +/- R$ 1000 tu leva a toda-poderosa Asus Striker Extreme. Considero exagero R$ 1000 numa placa mãe, então eu iria sugerir algo com custo mais razoável como a Asus P5K Deluxe, por R$ 740. Essa última tb é uma placa superior (e muito) à sua mobo Intel D975XBX2KR (série EXTREME), acredite se quiser... :)

Quanto à VGA, eu não sei quanto tu pagou, mas no ML a 8600 Fatal1ty tá por R$ 480. Ela tem um sistema de dissipação de calor muito interessante, clocks maiores que a que tu pagou e ela é totalmente silenciosa.

Quanto ao processador que tu comprou, não considero disperdício de jeito nenhum. Ele é um senhor processador pra ninguém botar defeito (talvez vocês digam q ele apanha de um Phenom X4 com clock inferior...) e já pode usar 100% do seu potencial em programas de edição de imagem e vídeo. Dêm uma olhada nos benchmarks do Tom's Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como não tenho como trocar nada, e tendo em vista que precisei comprar tudo às pressas, devido a ter ficado sem CPU, o jeito é me contentar com isso aí mesmo.

Por isso a minha preocupação agora quanto à fonte de energia e refrigeração. E pelo que já foi comentado aí, a minha fonte é uma bomba relógio. Assim sendo, pediria que me dessem as melhores opções em fontes para esta configuração. E tenho em mente, NO MÍNIMO, uns 500w reais! Tendo algumas opções de boas fontes, vou garimpar pela internet algum site com preço legal e pego uma que eu possa confiar.

E qto à ventilação, evidentemente que o gabinete, além de ser grande, terá os coolers frontais (ou UM 12 x 12), bem como cooler traseiro p/ exaustão e um bom cooler c/ duto para o processador. Com o tempo pensei em usar um destes coolers refrigerados à água. Ou é frescura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara...na minha opinião de forista pouco profissional só vou atentar para 2 coisas

1º essa placa 8600gt de 512mb deve ser a da zogis e, no caso, o clock da memoria dela é de apenas 533mhz contra 1,4ghz da normal (quase 1/3), portanto n recomendo ela

link das 8600 da zogis

http://po.zogis.com/main_products_series_PCIE_8600.htm

tente uma 8600gt fatal1ty

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62208540-vga-xfx-8600gt-8600-gt-fatal1ty-256mb-dx10-pronta-entrega-_JM

ou a 8600gt da msi com OC por 400,00

11 3337 7939 (fala com o Bruno e diz que o Alex mandou você ligar)

2º como o pessoal ja disse, troque essa fonte pois ela n é nada confiável pra essa sua configuração

no mais nem me atrevo a opinar (quad core é quad core):D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara...

Essa dica das placas de vídeo me salvou de uma ENORME FURADA!

De fato era a tal Zogis que estavam me enfiando e eu não tinha me dado conta. Estava achando que era da MSI!

Resultado disso é que devolvi essa placa aí e agora encomendei (sem chance de devolver) uma EVGA GForce 8 8600 GTS 512Mb... chutei a caixa d'água! Heheheheh... Só não peguei a versão "overclocked" porque dizem que é menos estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... qto tu pagou?? Tem como devolver??? :D

Por favor não diga q passou de 700... :/

Essa "EVGA GForce 8 8600 GTS 512Mb" eu tô pegando por R$ 730,00. Já encomendei portanto, teoricamente, não tenho como devolver... mas porque pergunta?

E sobre essa placa, pelo que li em outros tópicos, ela tem se mostrado bem eficiente!

A droga vai ser ter que esperar uns 10 dias pra receber, sem poder ligar o resto da "usina". Heheheh...

Só me falta correr atrás da tal fonte! Ainda não decidi por qual seria mais adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

**!

Que loucura heim? Se eu fosse de SP CERTAMENTE ficaria com essa 8800 GTS!

Maravilha deve ser morar aí e receber TUDO de imediato e a preços BEM melhores.

Eu vou ter que esperar até semana que vem pra receber essa 8600 GTS. E essa usina aqui desligada sem eu poder usar! Q @*$%! Heheheh...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara...excelente configuração....só vou comentar 2 coisas.....MoBo...realmente se você tivesse pego uma ASUS ou ABIT teria sido melhor....pela mesma faixa de preço você conseguiria MoBo significativamente melhores....mas essa sua é muito boa também...nao irá ter problemas....

e qt a fonte te indico duas que ficam por volta de 280~310 reais....

Zalman ZM460B-APS 460W e a Thermaltake Pure Power TR2-500 500W

duas fontes que dispensam comentários....e já que você está fazendo um senhor investimento nesse hardware nao custa nada (na verdade custa 300reais hauhauh) comprar uma boa fonte pra segurar esse canhao aí....

flwsss.........abratz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... qto à mobo não tem o que fazer. Depois que comprei é que fui saber que tinha uma ASUS bem melhor. Mas essa aí já quebra o galho! rs...

E sobre as fontes, estou exatamente fazendo o levantamento de quais as opções confiáveis que se tem atualmente e que suportariam essa configuração. Fiz um cálculo de consumo, pela quantidade de placas e periféricos, e o valor ficou em aprox. 420w (já levando em consideração os USB's pindurados). Como sempre opto por uma BOA margem de erro, penso que o ideal seriam 500w reais. Claro que 450w seriam suficientes, mas vai que depois eu bote mais HD, memória, etc.?

Bom, se a galera quiser me passar boas fontes que eu posso pegar sossegado, agradeço muito! valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte Zalman ZM460B-APS 460W é fantástica, apesar de soar "fraca" com apenas 460W, ela tem 34A combinado nas linhas de 12V. Tem fonte de 600W que tem só 36A. Pense nisso, visto que quem realmente solicita energia hj em dia é a linha 12V.

Essa Zalman tem eficiência alta (acima de 80%), ventoinha com rolamento ball bearing de 12cm, super bem construída... Vale os 300 reais com certeza. Existe tb uma fonte muito boa que é a Seventeam ST550P-AG, que custa menos (uns 220), mas ela tem menor eficiência (até 78%), ventoinha de 8cm com rolamento inferior, menor qualidade de construção e apenas (como se fosse pouco) 32A nas linhas 12V combinadas. Em resumo, o preço abaixo com a potência acima tem sua justificativa, né? :)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E essa "SEVENTEAM ST-420BKV 420W REAIS"???? Tô MUITO inclinado a pegar essa, tendo em vista o preço: R$ 220,00. E ela tem todos os sistemas de proteção!

Como disse anteriormente, já explodi meu orçamento com essa máquina. Na verdade nem teria como gastar mais NENHUM centavo. heheheh... Mas era muito risco esperar mais pra pegar uma fonte decente e ficar usando a Leadership Gamer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte é meio ruinzinha na verdade. Na verdade tu encontra ela por 150 reais. Se tiver curiosidade sobre ela, dá uma olhada na review feita pelo próprio Clube do Hardware e ela não é muito melhor q uma genérica... Nem se compara com uma Seventeam 450P-AG. Ela só suporta 18A na linha de 12V, se não me engano. Muito ruinzinha mesmo... Pra mim não vale à pena, melhor ficar com a fonte que vem no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...