Ir ao conteúdo

Vários problemas seguidos!!

priscilavk

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal

estão acontecendo coisas estranhas com meu micro!!!

primeiro, o computador começou a reiniciar do nada!!

voltava normal, como se nada tivesse acontecido... ficava horas ligado e funcionando normal...

depois, começou a reiniciar com mais freqüência...:mad:

quando voltava, o windows dizia que o sistema tinha se recuperado de um erro grave, e não ficava mais de alguns minutos sem reiniciar outra vez...

semana passada, minha fonte queimou...:(

como não entendo muito, só tirei a que estava no gabinete, levei a uma loja e comprei uma igual...

achei então q estivesse reiniciando porque a fonte estava com mal funcionamento, mas o problema de reiniciar continuou após a troca!!

desinstalei os últimos programas que eu havia instalado antes de começar a dar problema, e nada!!!

entrei no setup, e vi que o processador está esquentando a 95ºC!!!!!!! :eek:

é um micro bem capenga, sempron 2800, placa mãe onboard, 256 de ram, gravador de CD simples...

a única coisa "diferente" é que ele tem 2HDs, um de 40GB e outro de 250GB...

o que eu faço??? troco o processador??? troco o cooler??? troco de novo a fonte??? troco a placa??? ou é problema de "junta"???? :unsure:

socorrooooo!!!! :confused:

Postado

:lol: priscila se voce quiser junta e jogar fora ai é contigo mesmo.:lol:

Mas tem jeito sim, olha só.

voce pode fazer uma limpeza no seu pc(é limpeza das peças mesmo com um paninho seco macio e um pincel cuidado com as peças pra nao cair nao tocar nos contatos valeu) pra ele esquentar menos e aproveitando voce deve passar uma pasta termica no processador isso ajudara, e muito, na queda da temperatura.

voce fez algum overclock no processador? Se fez seria bom voltar na frequencia normal.

Depois de fazer isso ai voce posta a temperatura.

:joia:

Postado

obrigada pela dica, Kenshin!!

vou tentar hoje à noite (agora estou no trabalho... :D)...

essa pasta térmica é fácil de encontrar???

não vi se fizeram overclock no processador... vou checar tudo isso e amanhã passo os resultados!! :)

obrigada! ^_^

Postado

ops, esqueci de dar um detalhe de outra coisa estranha que acontece... rsrs

quando eu desligo o micro e ligo novamente, o relógio zera... vai lá para 2003!!

será q a bateria pifou também? ou é tudo parte do mesmo problema??? :(

Postado

ois... :)

fiz alguns testes ontem...

aqui estão os resultados:

limpei tudo com um pincel... enchi a palma da mão com poeira!!! mas não tirei o cooler para limpar, pois não consegui encontrar a pasta térmica ainda... (_(

tirei a poeira por cima com o pincel, através das pás...

o clock estava a 133MHz, abaixei para 100MHz... :mellow:

logo quando liguei o micro, após mais de 24h desligado, a temperatura da CPU era de 45ºC... enquanto eu anotava os dados (menos de 5 minutos), a temperatura subiu para 52ºC. :but:

a temperatura interna do gabinete, aberto, era de 35ºC...

(estou em São Paulo e aqui está uma friaca!!!)

a velocidade do cooler da CPU estava em torno de 4300 RPM... no manual da placa-mãe (hihi), dizia que o recomendável era, no mínimo, 4800 RPM...

será que pode ser isso??? :seila:

Postado

Claro que pode ser!!!!!!!

E o aloisioafonso tambem tem razao, uma arrumada nos fios melhora muito na ventilaçao.

Priscila voce pode aumentar a rotaçao do seu cooler no setup(em algumas bios isso é possivel voce tem que ver se na sua pode). Se nao voce compra outro, mais potente, ate porque ele pode esta tambem ja desgastado por isso nao esta dando no tranco:lol:. Mas viu uma limpezinha ja deu uma melhora, é bom tambem como o aloisioafonso falou colocar num lugar que circule um ar mais fresco(torre no chao ou embaixo da mesa de pc alem de esquentar mais pega mais poeira).

Postado
:blink:

vou tentar as sugestões do Kenshin primeiro... :eiei:

ehehehe^^

desculpe! não tive a intenção de ser indelicado!

uma dúvida, quando anotava essas informaçoes (temperatura tal) estava na Bios ou dentro do Windows?

Porque se você estiver na Bios, a temperatura fornecida sempre sera maior do que a que esta no Windos. O windows possui controlador de temperatura.

Se a temperatura subiu tão drasticamente na Bios é como Kenshin falou, é problema com refrigeração. Um coler novo, pasta termica, tal.

Mas se a temperatura subiu no Windows, você pode averiguar no Gerenciador de Tarefas/Processos quantos processos estão rodando. Um valor mínimo é de 25 processos, mas já vi casos em que encontrei 50. No caso, agora, estou numa lan house, aqui ta rodando 35. Quanto mais processos, mais o processador vai trabalhar, mais vai ficar quente, mais lentidão e possibilidade de reboot automático ocasionado pela Bios (automatico).

Algumas pragas são especializadas em estressar o processador para que ocorra lentidão e reboot por temperatura extrema.

Enfim, espero ter ajudado (de fato)

^^

Postado
pelo que percebi você, tem que preocupar-se com o sistema de ventilação do gabinete, arrumação dos cabos , mais coolers, mudar o gabinete para um lugar mais ventilado

hehe... abri ontem o gabinete e coloquei um ventilador em frente... rsrs...

não sei se é porque estava frio aqui em sp também, em torno de 15ºC, mas a temperatura do processador não passou de 55ºC, mesmo após 1h de uso... :jump:

preciso arrumar os cabos tb, porque está mesmo um emaranhado de fios lá dentro... : )

valeu pela dica!!

Postado
Claro que pode ser!!!!!!!

E o aloisioafonso tambem tem razao, uma arrumada nos fios melhora muito na ventilaçao.

Priscila voce pode aumentar a rotaçao do seu cooler no setup(em algumas bios isso é possivel voce tem que ver se na sua pode). Se nao voce compra outro, mais potente, ate porque ele pode esta tambem ja desgastado por isso nao esta dando no tranco:lol:. Mas viu uma limpezinha ja deu uma melhora, é bom tambem como o aloisioafonso falou colocar num lugar que circule um ar mais fresco(torre no chao ou embaixo da mesa de pc alem de esquentar mais pega mais poeira).

ih, a torre está no chão... :unsure:

como a estante tem um espaço pequeno para o gabinete, achei que estava abafando demais......

entrei ontem no setup, e ele não me deixou aumentar a rotação... vou ter que trocar mesmo... :mellow:

obrigada pela ajuda!!

amanhã ou sexta eu troco o cooler, passo a pasta térmica e escrevo os novos resultados!! : )))

obrigada!!! :D

Postado
ehehehe^^

desculpe! não tive a intenção de ser indelicado!

uma dúvida, quando anotava essas informaçoes (temperatura tal) estava na Bios ou dentro do Windows?

Porque se você estiver na Bios, a temperatura fornecida sempre sera maior do que a que esta no Windos. O windows possui controlador de temperatura.

Se a temperatura subiu tão drasticamente na Bios é como Kenshin falou, é problema com refrigeração. Um coler novo, pasta termica, tal.

Mas se a temperatura subiu no Windows, você pode averiguar no Gerenciador de Tarefas/Processos quantos processos estão rodando. Um valor mínimo é de 25 processos, mas já vi casos em que encontrei 50. No caso, agora, estou numa lan house, aqui ta rodando 35. Quanto mais processos, mais o processador vai trabalhar, mais vai ficar quente, mais lentidão e possibilidade de reboot automático ocasionado pela Bios (automatico).

Algumas pragas são especializadas em estressar o processador para que ocorra lentidão e reboot por temperatura extrema.

Enfim, espero ter ajudado (de fato)

^^

Belo post sacerdante.

Realmente é algo a ser analisado. Mas no caso acho que um cooler novo ele vai ficar de cabeça fria.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...