Ir ao conteúdo

Pasta "Windows" muito cheia, preciso de ajuda

kassandro

Posts recomendados

Postado

Caros amigos. primeiramente tenho o win xp. HD de 80GB partilhado - 20 para o C e 60 para o F.

o "c" onde fica o sistema esrá completamente cheio, sendo que tem poucos programas intalados e todo os arquivos que tenho estão no hd "f".

Pasta "windows" esta com 13GB ocupado.

Pasta "arquivo programas" 2 GB.

Meus documentos 530MB

Nos meus documentos num tem nada e num achei nada que ocupasse 530MB, ja a pasta arq de programas com 2GB deve ser os programas mesmo, ai tudo bem.

Agora a pasta "windows" com 13 GB ocupado.

Agora pergunto, como resolvo isso? quais arquivos posso exluir? Como limpos essas pastas. to apenas com 3GB livre no "c".

Existe uma forma de limpar essas pastas sem comprometer o funcionamento do pc?

Desde ja agradeço e gostaria muito de uma ajuda.

Atenciosamente,

Kassandro

Postado

Como você está usando o xp, abra a pasta "C" no explorer e clique na lupinha para pesquisar arquivos.

"Em "o que deseja procurar", escolha "todos os arquivos e pastas"

Postado

Como você está usando o xp, abra a pasta "C" no explorer e clique na lupinha para pesquisar arquivos.

"Em "o que deseja procurar", escolha "todos os arquivos e pastas"

Na opção "mais opções avançadas", selecione todas as opções;

Em "examinar em" escolha "discos rígidos locais: ©" (onde você instalou os arquivos de sistema do Windows)

Na caixa "todo ou parte do nome do arquivo" siga os passos:

Digite *.tmp e clique em pesquisar;

Digite *.log e clique em pesquisar;

Digite *.bak e clique em pesquisar;

Digite *.gid e clique em pesquisar;

Digite *.dmp e clique em pesquisar;

Digite ~ e clique em pesquisar (isso mesmo, o acento til, está no nome de alguns arquivos temporários);

Digite @ e clique em pesquisar (isso mesmo, arroba, está no nome arquivos de internet e cookies espiões que deixam o navegador maluco e abrindo janelinhas).

Digite *.txt e clique em pesquisar.

Eu costumo ir digitando estes comandos acima e vou observando aqueles arquivos que tem mais de 1 mega; os de menos de 1 mega eu deixo; os acima de 1 mega eu retiro, mas é preciso ter cuidado para não apagar arquivos grandes e que sejam importantes. Já encontrei arquivo de log com 3 gigas de tamanho no HD (o famoso log do Dr. Watson, que inclusive desabilitei no registro). Com esses procedimentos você libera uns bons gigas no HD, mas é bom tomar cuidado para não apagar arquivos de sistema ou de programas importantes, na duvida não apague. Volto a lembrar que só deleto arquivos superiores a 1 mega que tenho certeza que estão somente ocupando espaço.

Ainda na pesquisa do explorer e no driver C:, vá na opção "qual é o tamanho" e selecione "especifique o tamanho"; escolha "pelo menos" e depois lance o valor 5000 "em especifique o tamanho". O explorer listará todos os arquivos maiores de 5 mega que estão no seu HD. Já encontrei arquivos enormes e inuteis em meu HD que deletei na hora.

Um dos maiores vilões do XP no quesito "ocupar HD" são os pontos de restauração do sistema que o Windows salva no disco.

Em "Iniciar" > "todos programas > acessórios > ferramentas do sistema > rode o "limpeza de disco;

(escolha opções de limpeza que ele apresenta para seu disco);

depois vá na guia "mais opções" e em "restauração do sistema";

clique em limpar;

Todos os pontos de restauração (exceto o mais recente) serão removidos. Este procedimento pode liberar gigas no HD.

Finalmente, arquivos duplicados e em pastas diferentes podem estar ocupando espaço no HD. Existem vários programas para rastreá-los e são freeware. É impressionante a quantidade de espaço que arquivos duplicados podem ocupar.

Não delete arquivos duplicados com menos de 1 mega. É mais seguro.

Após deletar os arquivos, desfragmente seu HD.

Importante: na dúvida não delete nenhum arquivo, mesmo os duplicados.

:joia:

Postado

Muito boa a dica do amigo ELIJAH, depois que você efetuar esses passos para a referida limpeza verifique também o registro do windows e limpe ele com o utilitário MVRegClean www.velasco.com.br - baixe ele, instale e execute..............veja quantos registros perdidos e inúteis estão ocupando espaço no registro do Windows........pode limpar todos.......abraços..!!

Postado

Caro amigo ELIJAH, consegui resolver tudo.... liberei 11GB do meu HD..... o que estava ocupando meu HD realmente eram os arquivos duplicados.....

Mas tem uma coisa, depois você disse pra desfragmentar o HD, eu o fiz so que acusa que alguns arquivos num podem ser desgragmentos, como resolvo isso?

Mas mesmo assim obrigado e valeu pela dica.

Postado
Caro amigo ELIJAH, consegui resolver tudo.... liberei 11GB do meu HD..... o que estava ocupando meu HD realmente eram os arquivos duplicados.....

Mas tem uma coisa, depois você disse pra desfragmentar o HD, eu o fiz so que acusa que alguns arquivos num podem ser desgragmentos, como resolvo isso?

Mas mesmo assim obrigado e valeu pela dica.

Que bom que tenha resolvido o problema!

Quanto a desfragmentação, isso é normal, sempre ficam alguns arquivos sem desfragmentar. O que o desfragmentador faz é deixar o HD o mais otimizado possível. Em uma próxima desfragmentação esses arquivos serão movidos, mas em compensação outros ficarão para trás. O que não pode é o PC ficar lento e travando devido ao excesso de fragmentação no HD.

• 3 semanas depois...
Postado

Olá amigos. Meu computador é um windows 98 e de uso doméstico. Depois de ter sido identificado 2 cavalos de tróia nele. não consigo instalar alguns programas e nem assistir dvds que baixo no M. Player.

A mensagem que aparece é que windows KB891711 alterou o arquivo de sistema do windouws. Nome do módulo KB 891711.exe

Outro que está faltando é o SHELL32.DLL

Meu computador foi formatado há uns dois meses. Será que terei que formatar de novo ou há meios que eu (sem muitos conhecimentos na área) posso resolver com algumas dicas?

Postado

Diariamente venho aqui p/ ver se obtenho alguma resposta das minhas indagações mas.....nada acontece. Alô você que pode me dar alguma explicação. me dizer o que são esses arquivos do windows e p/ que eles servem e também me dar a resposta que pedi acima. Obrigada:confused:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...