Ir ao conteúdo

De qual arquitetura baixar? ( Debian )

JohnMirolha

Posts recomendados

Postado

Seguinte povo, eu queria baixar o linux Debian, mas na hora de fazer o download da imagem ISO, eles pedem pra você escolher a arquitetura ?!?!?!, acho que deve ser algo associado com o hardware do meu pc, então vai aí a configuração do pc que eu quero usar com linux:

Tipo de processador AMD Athlon XP, 2000 MHz (15 x 133) 2400+

Nome da Placa Mãe Asus A7N8X-X

Chipset da Placa Mãe nVIDIA nForce2 400

Memória do Sistema 1 GB

Adaptador gráfico NVIDIA GeForce FX 5200 ( 128 M )

Disco rígido MAXTOR 6L040J2 (40 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)

Qual a arquitetura ?

Instalação para Alpha

Instalação para AMD64

Instalação para ARM

Instalação para HP PA-RISC

Instalação para Intel x86

Instalação para Intel IA-64

Instalação para MIPS (big endian)

Instalação para MIPS (little endian)

Instalação para PowerPC

Instalação para IBM S/390

Instalação para SPARC

Ah, e depois de baixar o arquivo ISO, eu tenho que gravar ele num CD, pra depois instalar ?

Eu vi no site que haviam vários arquivos ISO, eu não sou nem doido de baixar todos, então quais eu deve baixar ? Eu so queria mesmo o SO com o Firefox, OpenOffice, Apache, PHP, já ta bom ? ou precisaria de algo mais ?

Postado

A arquitetura se refere ao tipo de processador que você tem. No seu caso é um processador 32 bits, então deve pegar a versão indicada por Intel x86 (mesmo sendo seu processador um AMD). Quanto a gravar em um CD, depende: talvez precise gravar em um DVD ou em vários CDs; a maioria das distribuições hoje estão vindo bem grandes. Não se esqueça de verificar a integridade do arquivo ISO, baixando o arquivo MD5 que fica junto da ISO e depois usando algum programa pra fazer a checagem. Caso esteja baixando através do Windows e escolha pegar a versão em DVD, assegure-se que a partição onde vai gravar a imagem ISO está formatada em NTFS, pois partições FAT não aceitam arquivos maiores que 4 GB.

Postado

Explica melhor essa parada do arquivo MD5, existem dois arquivos MD5 no local onde tmb estão as imagens ISO do Linux Debian:

unknown.gifMD5SUMS 21-Aug-2007 00:03 1.7K

unknown.gifMD5SUMS.sign 21-Aug-2007 03:50 189

Depois de baixar esses arquivos o que eu faço ? Que programa é esse pra fazer checagem ?

Eu planeja gravar a imagem num CD (só a primeira imagem). Eu vou instalar o Linux numa partição de 3Gb. Então acho que fou formatar ela usando FAT32.

Eu li num tutorial o seguinte:

Se esta é a primeira vez que um sistema operativo não-nativo está a ser instalado no teu computador, o mais provável é ter de reparticionar o seu disco rígido para disponibilizar espaço para Debian GNU/Linux. Em qualquer altura que particionar o seu disco, corre o risco de perder tudo o que está no disco, independentemente do programa que está a utilizar para o fazer.

Eu fiquei meio grilado, acontece que eu já tenho uma partição separada pra instalar o Linux (3 Gb), aí o tutorial diz que eu posso perder todos os dados do HD, se for assim, eu nem vou mexer com isso.

Mas se você possuir um disco IDE grande, e não está a utilizar o endereçamento LBA, drivers overlay (ás vezes disponibilizados pelos fabricantes de discos rígidos), nem uma BIOS nova (após 1998) que suporte extensões de acesso a discos grandes, então você deve posicionar cuidadosamente a sua partição de arranque de Debian. Neste caso, você vai ter de colocar a partição boot nos primeiros 1024 cilindros do seu disco rígido (normalmente por volta dos 524 megabytes, sem o mapeamento da BIOS). Isto pode necessitar que você tenha de mover partições FAT ou NTFS existentes.

Aí caramba, eu pensava que era suficiente criar uma partição e instalar o linux nela, depois eu descubro que é preciso particionar a unidade onde o linux será instalada usando um programa do linux, e depois eu descubro que eu preciso mover a partição onde o windows esta instalado, para colocar a partição do boot do linux nos primeiros 1024 cilindros do seu disco rígido, P.Q.P é f.o.da.

E depois de baixar a imagem ISO, tem algum tutorial que diz como gravar ela num CD, e instalar o sistema a partir do próprio CD ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...