Ir ao conteúdo

M825G reconhece memoria de 1gb como 512mb

pablohga

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, preciso de ajuda de vocês. Meu problema é o seguinte: Possuo uma Pcchips m825g v9.2 e nela tenho 1 memo de 512mb e uma 256mb ddr400, resolvi comprar uma memo de 1gb ddr400 (aqui começa saga). Então, contente da vida fui instalar a nova memo com a antiga de 512mb, quando liguei o pc me aparece 1gb (kd os outros 512mb?!?!?!) depois de uns 5min o pc reinicia, então decidi tirar a antiga e colocar apenas a nova, apareceu 512mb (?!?!?!?!) depois de uns 5min o pc reinicia, então fui no site do fabricante e olhei as especificações da placa, tem la "maximo memoria 2gb ddr333" então olhei as memorias antigas e elas eram ddr400 funcionavam normalmente então seguindo a logica a nova memoria de 1gb ddr400 deveria pegar tb, certo? O q devo fazer? será alguma configuração na bios q deve ser feita? talvez a atualização da bios resolva? ou será q não tem jeito? vi no aqui no forum umas paradas de overclock de memo, será de devo fazer algo do tipo? aeaeae.. são tantas perguntas... alguem me uma força ae? valeu! e desde de já agradeço a boa vontade de todos

PS: neste topico http://forum.clubedohardware.com.br/quais-games-consigo/464651?p=2373500 existe um usuario que possui 2gb nesta mesma placa mãe e é ddr400 (será que so eu tive este problema com memo)

PS1: A memoria é single side (possui chips apenas de um lado)

Postado

Boa noite,

Sua placa realmente aceita módulos de 1GB, como você mesmo constatou, no entanto são módulos de memória DDR266 ou DDR333.

O que acontece é que os módulos de memória possum uma característica chamada "temporização". Então... um módulo DDR400, possui outras temporizações que trabalham em 333 e até mesmo 266.

Neste caso você precisa verificar em quais "temporizações" este seu módulo de 1GB trabalha, além de 400.

Instale um software chamado Everest da empresa Lavalys e você conseguirá verificar essas informações, ok ?

Caso o seu módulo possua uma temporização de 333 ou 266, existe a possibilidade do seu módulo estar danificado.

Espero ter colaborado.

Postado

Acho estranho é q as memo q estou usando de 512 e 256 são ddr400, e a memo de 1 gb fui trocar na loja no mesmo dia so que foi trocada por uma da mesma marca e modelo.

Postado

O que acontece é que apesar dos seus módulos de 256 e 512MB serem DDR400, provavelmente eles possuem uma temporização diferente da do módulo de 1GB que você adquiriu.

No entato, devo assumir que minha análise inicial sobre essa questão foi falha, pois mesmo que exista problemas com a temporização desse módulo, isso não deve causar o reconhecimento de apenas metade da capacidade do seu móudulo de 1GB.

No seu caso, veja a possibilidade de estar trocando esse módulo por um de outro fabricante. Podemos estar enfrentando um caso de incompatibilidade entre módulo e motherboard.

Em relação a atualização de BIOS, recomendo que não faça, pois não encontrei no site da PCChips nenhuma atualização de BIOS para essa motherboard relacionada à memória. Ou seja, o fabricante não assume nenhuma deficiência em relação à isso e muito menos disponibiliza uma atualização de BIOS para corrigir algo assim.

Já em relação a config de BIOS relacionado e memória e overclock de memoria, infelizmente não posso acrescentar nada que lhe ajude.

Particularmente, de acordo com as informações que você forneceu, eu acredito que você resolverá seu problema substituindo o módulo por um de outra marca. Por falar nisso, qual é a marca desse módulo de 1GB ?

Postado

Galera, tô com 'exatamente' esse mesmo problema.

Tenho um Pc Chip´s M825G v9.2, tinha um módulo DDR de 256 e um de 512 PC3200.

Agora comprei uma DDR 400 PC3200 de 1 gb e a porcaria da placa-mãe só reconhece 512. Ontem um amigo meu testou no micro dele, que é uma placa da ECS para Semprom e deu o mesmo resultado, ou seja, só reconhece metade do módulo de 1gb.

Mesmo quando colocado somente o pente de 1GB, ele só reconhece 512MB.

Abaixo segue detalhe do relatorio do Everest referente aos dois pentes de memória. Se alguém puder jogar uma luz sobre esse caso, agradeço.

EVEREST Home Edition © 2003, 2004 Lavalys, Inc.

--------------------------------------------------------------------------------

Memória

------------------------------------------------------

Memória física:

Total 1023 MB

Usada 370 MB

Disponível 653 MB

Em uso 36 %

Arquivo de troca (swap):

Total 2078 MB

Usada 286 MB

Disponível 1791 MB

Em uso 14 %

Memória virtual:

Total 3101 MB

Usada 656 MB

Disponível 2444 MB

Em uso 21 %

SPD

----------------------------------------------------

[ DIMM1: Nanya M2U51264DS8HC3G-5T ]

Propriedades do módulo de memória:

Nome do módulo Nanya M2U51264DS8HC3G-5T

Número de série 8C7D1B69h

Data de fabricação Semana 17 / 2005

Tamanho do módulo 512 MB (2 rows, 4 banks)

Tipo de módulo Unbuffered

Tipo de memória DDR SDRAM

Velocidade da memória PC3200 (200 MHz)

Largura do módulo 64 bit

tensão do módulo SSTL 2.5

Método de detecção de erros Nenhum

Taxa de atualização Reduzido (7.8 us), Self-Refresh

Temporização de Memória:

@ 200 MHz 3.0-3-3-8 (CL-RCD-RP-RAS)

@ 166 MHz 2.5-3-3-7 (CL-RCD-RP-RAS)

Recursos do módulo de memória:

Early RAS# Precharge Não suportado

Auto-Precharge Não suportado

Precharge All Não suportado

Write1/Read Burst Não suportado

Buffered Address/Control Inputs Não suportado

Registered Address/Control Inputs Não suportado

On-Card PLL (Clock) Não suportado

Buffered DQMB Inputs Não suportado

Registered DQMB Inputs Não suportado

Differential Clock Input Suportado

Redundant Row Address Não suportado

Fabricante do módulo de memória:

Nome da empresa Nanya Technology Corp.

Informação sobre o produto http://www.nanya.com/e-htm/abc/abc-03.htm

------------------------------------------------

[ DIMM2: 1 GB PC3200 DDR SDRAM ]

Propriedades do módulo de memória:

Número de série Nenhum

Tamanho do módulo 1024 MB (1 rows, 4 banks)

Tipo de módulo Unbuffered

Tipo de memória DDR SDRAM

Velocidade da memória PC3200 (200 MHz)

Largura do módulo 64 bit

tensão do módulo SSTL 2.5

Método de detecção de erros Nenhum

Taxa de atualização Reduzido (7.8 us), Self-Refresh

Temporização de Memória:

@ 200 MHz 3.0-3-3-8 (CL-RCD-RP-RAS)

@ 166 MHz 2.5-3-3-7 (CL-RCD-RP-RAS)

@ 133 MHz 2.0-2-2-6 (CL-RCD-RP-RAS)

Recursos do módulo de memória:

Early RAS# Precharge Não suportado

Auto-Precharge Não suportado

Precharge All Não suportado

Write1/Read Burst Não suportado

Buffered Address/Control Inputs Não suportado

Registered Address/Control Inputs Não suportado

On-Card PLL (Clock) Não suportado

Buffered DQMB Inputs Não suportado

Registered DQMB Inputs Não suportado

Differential Clock Input Suportado

Redundant Row Address Não suportado

Postado

Junior PRO obrigado pela força! Não sei te dizer a marca da memoria pois nela não possue nehuma informação referente a marca e quando coloco ela no comp e tento abrir o everest pra v se tem alguma informação do tipo o comp reinicia, pois como disse, quando esta com a memoria de 1gb o comp reinicia apois uns 5min as vezes menos. E estou achando q vai ser ruim de conseguir trocar esta memo ja faz muito tempo q estou com ela tentando resolver isso, acho q o pessoal da loja não vai mais querer trocar.

Me falaram sobre o A64 Tweaker que é um programa que altera a frequencia da memo a partir do windows, será que ele pode me ajudar ou será que meu caso é sem jeito?

Postado
PS: neste topico http://forum.clubedohardware.com.br/quais-games-consigo/464651?p=2373500 existe um usuario que possui 2gb nesta mesma placa mãe e é ddr400 (será que so eu tive este problema com memo)

Pablohga, tem uma observação a ser feita referente a esse usuário... Será que ele já instalou 2GB nessa motherboard ou pretende instalar para tentar jogar ? Porque se você reparar na assinatura dele, vai perceber que na assinatura constam somente 512MB DDR400.

Postado

pablohga e maverick73, talvez o problema esteja nos módulos de 1GB single side... leiam sobre isso no link a seguir: http://www.guiadohardware.net/faq/memoria/so-gb-ram.html

Leiam tudo, principalmente o penúltimo parágrafo que conclui tudo que ele explica anteriormente, ok ?

Apesar de não ser a mesma placa que vocês possuem, pode ser o mesmo tipo de problema enfrentando por essa PCChips M825.

Postado

Resolvido!!! Era exatamente o que diz no tópico indicado pelo amigo JUNIOR PRO. A densidade da memória é diferente. O chipset da M825G (e várias outras) trabalham com memórias de baixa densidade, por essa razão é que o pente tem que ser aquele com chip dos dois lados. Foi só trocar e agora tá funcionando direitinho. Valeu !!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...