Ir ao conteúdo

Briga entre as 8600

Posts recomendados

Postado

1º- Preciso montar um micro e meu alvo de VGA é a 8600. Tô na dúvida entre essas XfX aqui:

XfX 8600 GT: http://www.xfxforce.com/web/product/listConfigurationDetails.jspa?series=GeForce%26trade%3B+8600&productConfigurationId=1062901

XfX 8600 GTS: http://www.xfxforce.com/web/product/listConfigurationDetails.jspa?productConfigurationId=1062808

Bom, se a gente analisar, vamos ver que a GT acima tem clocks altos (620/1.600), já que o normal seria 540/1400 mhz. Posso dizer que o desempenho desta GT se asemelha a de uma 8600 GTS? Pergunto isso, pois a GTS é uns 140 cruzeiros mais cara, o que talvez não compensaria o investimento.

----------------------------------

2º- Outra coisa é com relação ao clock acima do especificado. Não consigo entender uma coisa: o fabricante (no caso a NVIDIA) desenvolve a GPU para rodar a 540 mhz. Aí vem o montador da placa (no caso XfX) e altera esse valor para 620 mhz. Isso não diminuiria a vida útil da GPU? A mesma coisa é com relação aos clocks das memórias: o padrão é 1400 mhz e a Fatality está com 1600 mhz. Mesmo tendo um sistema de resfriamento melhor, isso não diminui a vida útil da placa?

• Membro VIP
Postado

Sim ela é mais próxima da GTS, 140 mangos é razoável, tem alguma outra opção ?

Overclock é um caso sério, mas, se a eVGA, BFG, OCZ e outras fazem e dão garantia vitalícia nas placas o risco deve ser baixo.

A Nvidia padroniza os clocks por vários motivos, pode ser que, nesses clocks o consumo elétrico e dissipação térmica atinja o critério de controle deles na maioria dos chips, mas não em todos, alguns são melhores outros piores, por isso há versões com OC e versões "segunda linha".

A GTS será mais rápida e tem cooler melhor, isso tb conta pro lado dela. :)

Postado

A 8600GT se assemelha a 8600GTS, creio que não vale o investimento, se for em reais, pois uma 8600GTS está por uns 700 reais, e se você juntar mais uns 250 reais, você pega uma 8800GTS, que dá uma belo banho nessa 8600GTS.Falou's

Postado

Tem alguma outra opção de vga como o Xita falou?

Não pagaria 140,00 reais a mais não pra pegar uma GTS, até porque a diferença dela pra GT é minima.

Se não tiver outra opção de vga, ficaria com a 8600GT !

Postado

É verdade! Parece que essa 8600 GT XXX apresenta um custo/benefício melhor. Estou achando ela por 540 cruzeiros aqui no RJ.

Mas uma coisa ainda me deixa na dúvida....

... era uma vez uma GeForce FX 5200 de 64 bits que eu tinha. A plaquinha tinha um desempenho fraco (por causa do barramento de 64 bits) em relação a mesma placa com barramento de 128 bits, onde chegava a ter metade do desempenho. Ficava decepcionado com o desempenho.

Agora vejam só: minha atual X800GTO tem barramento de 256 bits e a 8600 GT tem barramento de 128 bits. Porquê a 8600 é mais rápida que a X800, que tem o dobro da largura de banda no acesso à memória? Tem alguma coisa a ver com os pipes, que na X800 são 12 e na 8600 são 32?

A meu ver, não adianta a placa ter um **** GPU com altos clocks se o bus de acesso à memória da VGA tem um gargalo de 128 bits. Poderiam me ajudar a entender isso?

Postado

Muitas coisas influenciam no desempenho de uma placa de video, não só a transferência de memória ou a quantidade de pipelines. Há ainda as tecnologias empregadas no processador (a X800 usa Shader Model 2.0 ainda), clocks dos mesmos, processo de fabricação/miniaturização, microarquitetura empregada,tipo de memória usada...

128bits não é "gargalo", especialmente quando se trabalha com uma memória de alta velocidade, como é a GDDR3. A transferência da 8600GT é a mesma da X800 "normal" (22,4GB/s). Mesmo sendo "inferior" à da X800GTO (30,4GB/s), as demais características da 8600GT superam a GTO.

Note que a maioria das placas do mercado ainda usa 128bits, especialmente as placas do segmento mid-end.

Postado

Bom... eu também ficaria com a 8600GTS, mas segundo o pessoal disse a GTS parece não valer o investimento a troco de uma performance um pouco superior à uma GT Fatal1ty, por exemplo.

Postado

R$ 540 na 8600GT XXX é um preço muito bom. Eu nem pensaria numa 8600GTS nesse caso. A não ser que você consiga achar uma por uns R$ 100 a mais no máximo.

Sobre taxa de transferência, esqueça essa especificação. Só serve pra complicar a cabeça de quem compra. Se for olhar isso, tem muita placa velha melhor do que placa nova só pelo fato de possuir taxa de transferência maior.

• Membro VIP
Postado

Ai galera so pra tirar uma duvida com relação as 8600gt xxx e fatality, qual das duas é melhor em desempenho, ja que as duas estão na mesma faixa de preço,

abraços

Postado
Ai galera so pra tirar uma duvida com relação as 8600gt xxx e fatality, qual das duas é melhor em desempenho, ja que as duas estão na mesma faixa de preço,

abraços

Entre essas 2, a 8600GT Fatality é melhor, unicamente por ter clocks maiores.

Vai surgir uma 8600GT da Asus com clock ainda maior do que a Fatality. Só que ainda não tá a venda, portanto, sem previsão de preço.

• Membro VIP
Postado
Entre essas 2, a 8600GT Fatality é melhor, unicamente por ter clocks maiores.

Vai surgir uma 8600GT da Asus com clock ainda maior do que a Fatality. Só que ainda não tá a venda, portanto, sem previsão de preço.

Essa Asus vai ser omo as 7600GTS/GST, a GT no clock da GTS.

Só esperar o preço..

Postado
Essa Asus vai ser omo as 7600GTS/GST, a GT no clock da GTS.

Só esperar o preço..

Mas Xita... As 7600GTS/GST eram 7600GT com clocks mais baixos. não?

• Membro VIP
Postado

Nops, eram 7600GS com clock de GT, não faziam SLI e não eram boas de over, não sei bem se o PCB era diferente ou algumas partes dos circuitos.

Mas tinha preço perto da GT.. e pensar que hoje a 7900GS tem preço mais baixo que elas tinham a 6 meses atrás.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...