Ir ao conteúdo

MP3 Chipset ALi 5661

Cassel

Posts recomendados

Postado

Possuo um MP3 Player da marca POWERPACK 2Gb modelo Mf-B5, adquirido em viagem ao exterior (Paraguai! :D). Um mês atrás fatidicamente formatei-o e mudei seu sistema de arquivos para NTFS! Então não mais funcionou :(. Não desesperei na hora, achei que provavelmente o problema seria de firmware, recorri ao CDzinho que veio junto e para minha surpresa nada havia ali senão um driver para Win98. Posteriormente consultei o site s1mp3.org e para aumento do desespero, após abrir o meu mp3 descobri que este não é um s1MP3! O bichinho não ligava mais nem era reconhecido pelo computador. Após um mês de buscas e muita paciencia e conhecimentos de Polonês, Chines, alemão frances... ahh em inglês não tinha nada hahahahha... RESSUCITEI-O!!!

Bom aí vai a magica de dar vida a um MP3 com Chipset Ali 5661

Seu MP3 morreu? parou de funcionar?

Primeiramente, antes de tentar aqueles métodos de curto na memória...

Veja se seu MP3 parecia com este (observe os gráficos do aparelho :D).

attachment.php?attachmentid=54622&stc=1&d=1190733646

Abra seu mp3 retirando os parafusos (cuidade eles são pequenos! faceis de perder!) e com calma retire o adesivo sobre a memória e o Chipset (A memória é o maior chip, com pinos em duas extremidades, o chipset é um pouco menor, porém com pinos nos 4 lados do chip).

Anote o modelo da memória (fabricante e modelo) (Muito importante esta etapa pois isto será necessário posteriormente)!!

Ex.: Samsung K9LAG08

Tenha certeza que seu chipset é um ALi 5661 e NÃO um ATJ2085 (este ultimo é um s1MP3, mais informações em http://www.s1mp3.org).

Monte o bichinho novamente!

Baixe o programa que utilizaremos para restaurar o firmware (já adicionei o firmware que utilizei).

http://www.4shared.com/file/25026578/591d7a0d/AU522_FW_181314.html

Agora mantendo pressionado o botão R/V coloque-o na porta usb. O sistema deverá reconhecer um novo dispositivo, se não funcionar e o sistema ainda não estiver reconhecendo, experimente pressionar todos os botões ao mesmo tempo e então pluga-lo na USB.

Se o windows lhe disser: "Encontrado ALi USB BOOTLOADER"

é um ótimo sinal!, caso ainda não reconhecer pode-se tentar outros métodos como o curto na memória, mas isso não sei se funciona realmente...

Ok, agora o computador reconhece seu bichinho. Retire o MP3 da USB e abra o programa MD298IFO.exe. Volte a plugá-lo com o mesmo procedimento anterior. A seguinte imagem deverá ocorrer:

attachment.php?attachmentid=54624&stc=1&d=1190734504

Este é o programa para atualização de Firmware da ALi.

Clicando em FW você pode escolher outro firmware (lembrando que firmwares do Chipset ALi vem em em formato .cab e não .bin) porém são dificeis de achar... utilizaremos este que já aparece carregado pois foi o que achei em um fórum polonês... salvou meu MP3 :D.

No campo ISP eu realmente não sei o que é isto, porém com este que aparece na figura funcionou. Inclui neste aquivo outros firmwares que encontrei pela internet, se não der certo com um tenta com outro.

Agora antes de clicar no botão "Firmware Feature" clique em "Configure".

No campo em destaque você deverá procurar o modelo da sua memória que você anotou anteriormente e depois clique em "Save". Observe os campos que estão marcados na figura, você não precisará mexer neles se o seu problema for igual ao meu.

attachment.php?attachmentid=54625&stc=1&d=1190734989

Depois saia das configurações e clique em "Firmware feature". O firmware será atualizado e pronto!... retire seu MP3 e ligue-o (na primeira vez que liguei a telinha acendeu e depois ficou escura novamente, desliguei e liguei de novo e Pronto!!!! WELCOME!!! funcionou!!!! :bandeira::-BEER

Quem possuir mais firmwares .cab pode enviar-me que adiciono no pacote!

Duvidas e sugestões, comentem ae!!!

Boa Sorte!!!

post-61007-13884944602878_thumb.jpg

post-61007-1388494460333_thumb.jpg

post-61007-13884944603635_thumb.jpg

• 2 semanas depois...
Postado

Prezado Cassel,

Antes de tudo, muito obrigado pelo esclarecimento postado.

Foi de grande valia, pois até encontra-lo, eu estava vagando sem destino no software mptool.

Possuo um MP3 FOSTON 1GB, CHIP ALI DRA M5661P B1 0644 TG05 Y623401000, memória HY27UU088G5M TBCP 648A.

Saberia informar onde posso encontrar o firmware (*.cab) para este modelo.

Se possível, também necessito saber onde encontrar o arquivo NandList_v8.ran, que contém a lista dos tipos de memória, pois a minha não se encontra nessa lista.

Apesar do chip ser HY27UU088G5M, o software reconhece como HY27UT084G2M(MLC), CHIP nº2.

Desde já,m uito obrigado pela ajuda.

Att.

Vitor Leite

Postado

Ae Vitor, Coloca ai o modelo do seu MP3, quanto ao lance da mamória, utilize esta HY27UU088G2M(MLC). Observe que quando selecionada aparece o valor de 1 Gb diferentemente da HY27UT084G2M(MLC) que ´de 512Mb. Dentro deste arquivo que postei existem outros *.CAB

- XPCZ_firmware.cab

- IEKA_FW18.13.14.cab

- IEOA_FW16.13.11_060617.cab

Todos são firmwares para este chipset que eu encontrei pela net, porém no meu Player funcionou o IEKA.

também tem diferentes ISP (*.BIN). Tenta combinações diferentes. Infelizmente esse chipset não tem muita assistência do fabricante :/

Manda o modelo do teu Player que eu dou uma procurada daqui. Abraço e Boa sorte!

Postado

Cassel...

Tentei atualizar o meu mp3, um DOTCOM 1 G. E acabei fazendo ele parar de funcionar. O windows reconhece, mas quando tirado do usb apenas liga a luz e desliga, nao aparece mais nada escrito.

Quando fiz a primeira modificação constou que estava tudo ok, agora nao to nem conseguindo por outro firmware que aparece um numero 8 em cor de rosa, onde aparece o circulo amarelo.

É o Ali M5661P o chip. Memória Samsung.

Da uma ajuda ai cara.

Postado

Estou com o mesmo problema do Vitor...

o chip da memória também é o HY27UU088G5M

tentei com todas as FW que estão no pack e não obtive sucesso.. o máximo que consegui foi fazer o computador reconhecer o mp3 como um pendrive... coloquei até uma música nele para testar... mas mesmo estando ligado ao computador não aparece nada no visor...

se puder me ajudar nessa ficarei grato..

Postado

Bom, é o seguinte. O meu é um Samsung K9L8G08, ALi DRA 0630. Eu até consegui atualizar o Firmware, porém, ele não liga =P. Para ele ligar eu preciso colocar a chave de fenda no chip, e ainda sim no computador, por que com pilha nao liga. Ainda sim, ele demora um pouco, e a luz fica um pouco fraca.

O que pode ser?

Obs.: O computador não identificar imediatamente após eu espetar o MP3, só quando eu já espeto com a chave de fenda.

Edit: 11/10

Agora a situação piorou ><. Continuo não conseguindo ligar com a pilha. Quando ligo no computador a luz as vezes acende, mas não aparece nada na tela. O que mudou mesmo é que agora não consigo mais atualizar o Firmware, toda vez que eu vou atualizar da um erro 25 "Nandflash not support" independente de qual FW ou ISP eu use.

Edit 2: 11/10

Consegui fazer ele começar a formatar novamente, mas agora ele sempre pára no "Erase all data", o que ocasiona o erro 8, que alguns ja tiveram aqui.

Postado

Dei mais uma mexida no meu e ficou ainda pior. AGora nao é nem mais reconhecido como pendrive, ou melhor.. possui uns mp3 la, mas apesar de tocarem, nao podem ser deletados e tb nada da pra ser adicionado no "drive". Tb nao da pra formatar. Ja tentei até o curto na memória e de nada adiantou.

Continuo aguardando alguma possível solução.

Postado

Cara tenho um mp3 com este mesmo chip, queria ver se vocês já se depararam com o erro 41, é só ele começar a roda uma música e dai a pouco ele trava e mostra o erro,, já formatei curtucircuitei a memoria dele,, mais nada,, há e qual programa vocês usam pra trocar o FW desse chip?? valeu galera

Postado

Tentei trocar o FW pra acabar c/ erro 41 e adivinha

na hora q eu coloquei outro FW deu pau geral agora ele liga e fica só com a luz acessa,,, dai tentei colocar outro FW mais toda hora q eu tento aparece o tal erro 8,, se souberem de algo postem ai ,, valeu

Postado

Possuo um Foston com Ali Chip.. há uns 5 meses estava dando uns problemas e procurei por soluções.. achei em um site gringo sobre esse programa, usei e nao funcionou mais! So a função pendrive...

Na memoria esta marcad: HYNIX HY2700088G5M

No programa mostra: HYNIX HY27UT084G2M

Quem sabe um dia ele volte a viver!

Alguem ja conseguiu reviver um com memória Hynx??

• 2 meses depois...
  • 5 semanas depois...
Postado

:) Achei uma solução bem melhor para recuperar o POWERPACK MF-B5!!!

Baixe o arquivo:

http://www.raroinformatica.com/MP3_Player/MF_B1_2_3_5_upgrading_firmware.rar

Decompacte o arquivo e siga os passos a seguir...

Etapas do Upgrade:

1. Renomeie o arquivo "FWISP.exe_" para "FWISP.exe".

2. De um duplo clique no "FWISP.exe" para ser executado, bem como a atualização caixa de diálogo será exibida.

3. Agora pegue o MP3 Player e segure a tecla R/V e ligue o dispositivo no PC. Após ser reconhecido pelo PC solte a tecla R/V.

4. Clique no botão "Upgrade", a confirmação caixa de diálogo será exibida.

5. Clique no botão "Sim", a atualização de firmware irá continuar.

Quando a atualização de firmware processo termina, uma caixa de mensagem será exibida.

O novo firmware não terão efeito até usuário retirar o dispositivo e ligar novamente ao PC.

6. Para o dispositivo que usar bateria de lítio-polímero, deve-se pressionar e segurar o "RESET" Chave cerca de 2 Secs antes de ligar. :D

Mais detalhes em:

http://forum.clubedohardware.com.br/recuperando-mp3-powerpack/503898?p=2607347#post2607347

Postado

ola cassel tudo bem

cara e o seguinte tenho um mp3 com chipsete ali m5661 memoria hy27ut084g2m nnnix

segui os passos q você indicou no forom mas nao consegui baixar o firmware da ali pelo link q você indicou você nao tem como passar para meu email [email protected] o firmware q você baixou eu agradeço

• 2 semanas depois...
Postado

Galera..

Fiz o que disseram com o meu mp3...

Só que agora o visor não acende mais...

procurei e não encontrei modelos compatíveis com o meu firmware!

Alguém pode me ajudar...o Modelo e tipo de mem do aparelho é:

Mp3 2Gbs - Chip Ali M5661p - Mem. K9LAG08

Obrigado

Abs

Postado

olá galera to com o mesmo problema com esse chipset ja olhei uns sites gringos mas ate agora nada de funcionar o bichinho tem horas que eu uso tudo que é programa e pega como pendrive e mexo mais um pouco e escangaia tudo de vez!!!

até fiz ele acender a luz e tudo mais mas o player pra escuta no bonde ja era!!!

meu player:

marca redcomsys

chip ali5611

1gb

teve um colega ai que disse que criu 2 discos né basta desabilitar a opção ext disk uma coisa assim eutbm fussei muito no mptools mas fazer funcionar que é bom nada.

t+

Postado

BEm, fiquei feliz por saber q tem outros com o mesmo tipo de problema q eu e triste por nao conseguir resolver...:(

Abri o bichinho, descolei a porcaria da fita e lá estava:

PLACA 1:

SAMSUNG 640

K9F4G08U0M

PCB0

FAG078E BC

PLACA 2:

ALI DRA

M5661P B1

0639 TG05

Y618906000GA

Meu MP3 estava com o erro 41 q ja vi citado aqui.

Tentei atualizar o firmware e 1o ele só acendia a luz e ficou protegido contra gravação, ou seja, não funciona mais nem como pendrive.

Depois na 2a tentativa ele nem acender acende mais.

Pelo menos o PC reconhece, embora ainda não consiga gravar dado nenhum nele. :(

HEEEEEEEEEEEEEEEEEELLLLLLLLP

PLEAAAAAAAAAAAASE!!!!:eek:

Postado

Hola, no se si me entienden, pero sere breve y preciso, tengo en reparacion un mp3 player con chip ali M5661P B1 0641 TG05 y no puedo encontrar la utilidad MD298IFO.EXE por ninguna parte en la red, seria tan amable de poder enviarlo al correo [email protected], te lo agradeceria montones, ya que el de este link no me funciono del todo http://www.raroinformatica.com/MP3_Player/MF_B1_2_3_5_upgrading_firmware.rar, me he quedado sin display, no tengo nada en la pantalla.

Gracias de antemano.

• 2 semanas depois...
Postado

Cassel, suas dicas foram muito boas, valeu mesmo! Mas o link com o programa e os firmwares que você postou não estão mais acessíveis. você poderia recolocá-los?

Tenho um mp3 player foston 2 GB, chipset M5661P, memória samsung K9LAGO8UOM. Fiz os passos que você falou porém no final aparece o nº8 no programa e não sei o q fazer, provavelmente deve ser um pau de firmware. Só testei com o firmware IEKA_FW18.13.14.cab pois não encontrei os outros firmwares (XPCZ_firmware.cab e IEOA_FW16.13.11_060617.cab), afinal o link q você postou não está + funcionado.

Fiquei em dúvida sobre qual dos firmwares q você usou q funcionou o seu mp3 player, pois na figura apace o IEOA_FW16.13.11_060617.cab, mas logo após você fala pro vitor leite q funcionou o IEKA_FW18.13.14.

Estou no aguardo por sua resposta.

• 3 meses depois...
Postado

Reabrindo o tópico, também estou com um mp3 player ruim, nem reconhece no windows, quando ligo o LCD aparece a ampulheta e fica nessa tela direto.

É um Foston de 1 GB, abri ele e vi que tem o código hy27uu088g5m no chip, é um Hynix.

Será que alguém tem alguma solução? Queria pelo menos tentar ressucitar ele pra pegar os dados que tinham nele, se o mp3 não funcionar não tem problema.

Abs a todos!

• 2 meses depois...
Postado

Beleza, tenho um MP3 TOP-G de 1G.

Processador ALI M5661P

Memória SAMSUNG K9G8G08U0M

Modelo da placa MD218IFD-PCB-V2.0

Quando estava escutando radio, a pilha acabou e ao trocar ela tive uma surpresa ele liga e não sai da tela inicial onde fica escrito TOP-G. Logo no desespero liguei ele no computador para copiar os arquivos importantes que tinha no mesmo, e para a surpresa ser maior ainda o bixo nem ligava ao espeta-lo na USB.

Tentei dar uns curtos no processador, porém não obtive sucesso, após já conformado que meus dados tinham se perdido resolvi partir para etapa de atualizar o firmware, tentei com o AU522_FW_18.13.14 onde consegui selecionar a memória correta dele, porém a partir dai ele só era reconhecido como um pendrive, não ligava mais como MP3 e nem acendia o display.

Já conformado com a perda vi este post e tentar com este FWISP.exe que só consegui seguindo os passos de abrir o programa antes, apertar a tecla R/V e espeta-lo na USB (este procedimento as vezes necessita da pilha) após isto sim consegui atualizar o firmware dele com este programa e para minha felicidade ele voltou a funcionar, porém ao invés de aparecer TOP-G ao ligar aparece Welcome e também achei que ficou bem fraco as escritas no display(porém pode ter sido pelos maus tratos dos curtos que dei nele).

Moral da história, nunca deixe documentos importantes nessas bixeiras que param de funcionar do nada, porém tudo tem solução e felizmente o meu agora está funcionando.

Abraços e boa sorte a todos.

:) Achei uma solução bem melhor para recuperar o POWERPACK MF-B5!!!

Baixe o arquivo:

http://www.raroinformatica.com/MP3_Player/MF_B1_2_3_5_upgrading_firmware.rar

Decompacte o arquivo e siga os passos a seguir...

Etapas do Upgrade:

1. Renomeie o arquivo "FWISP.exe_" para "FWISP.exe".

2. De um duplo clique no "FWISP.exe" para ser executado, bem como a atualização caixa de diálogo será exibida.

3. Agora pegue o MP3 Player e segure a tecla R/V e ligue o dispositivo no PC. Após ser reconhecido pelo PC solte a tecla R/V.

4. Clique no botão "Upgrade", a confirmação caixa de diálogo será exibida.

5. Clique no botão "Sim", a atualização de firmware irá continuar.

Quando a atualização de firmware processo termina, uma caixa de mensagem será exibida.

O novo firmware não terão efeito até usuário retirar o dispositivo e ligar novamente ao PC.

6. Para o dispositivo que usar bateria de lítio-polímero, deve-se pressionar e segurar o "RESET" Chave cerca de 2 Secs antes de ligar. :D

Mais detalhes em:

http://forum.clubedohardware.com.br/recuperando-mp3-powerpack/503898?p=2607347#post2607347

• 2 anos depois...
Postado
Beleza, tenho um MP3 TOP-G de 1G.

Processador ALI M5661P

Memória SAMSUNG K9G8G08U0M

Modelo da placa MD218IFD-PCB-V2.0

Quando estava escutando radio, a pilha acabou e ao trocar ela tive uma surpresa ele liga e não sai da tela inicial onde fica escrito TOP-G. Logo no desespero liguei ele no computador para copiar os arquivos importantes que tinha no mesmo, e para a surpresa ser maior ainda o bixo nem ligava ao espeta-lo na USB.

Tentei dar uns curtos no processador, porém não obtive sucesso, após já conformado que meus dados tinham se perdido resolvi partir para etapa de atualizar o firmware, tentei com o AU522_FW_18.13.14 onde consegui selecionar a memória correta dele, porém a partir dai ele só era reconhecido como um pendrive, não ligava mais como MP3 e nem acendia o display.

Já conformado com a perda vi este post e tentar com este FWISP.exe que só consegui seguindo os passos de abrir o programa antes, apertar a tecla R/V e espeta-lo na USB (este procedimento as vezes necessita da pilha) após isto sim consegui atualizar o firmware dele com este programa e para minha felicidade ele voltou a funcionar, porém ao invés de aparecer TOP-G ao ligar aparece Welcome e também achei que ficou bem fraco as escritas no display(porém pode ter sido pelos maus tratos dos curtos que dei nele).

Moral da história, nunca deixe documentos importantes nessas bixeiras que param de funcionar do nada, porém tudo tem solução e felizmente o meu agora está funcionando.

Abraços e boa sorte a todos.

Bom dia amigo.

sei que o tópico é antigo, mas você tem esse arquivo (FWISP.exe) com o firmware para me enviar. o link está fora do ar.

agradeço desde já.

abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...