Ir ao conteúdo

Notebook Sempre Na Tomada Com Bateria???

wsdanado

Posts recomendados

Postado

boato que as baterias gastão se usar o pc com ele ligado na tomada com a bateria que se ficar muito tempo na tomada ela desgasta, pode até acontecer mas é muito pouco.

MAS se voce estiver com a bateria e der um curto eletrico na rede a bateria é afetada agora se você estiver sem bateria da adeus a seu notezinho :D

• Membro VIP
Postado

Não há problema em deixar a bateria acoplada no notebook, porque quando o nível de carga chega em 100% o carregamento pára.

Só não aconselho deixar acoplada apenas em caso da bateria ficar localizada perto de uma região do notebook que seja fonte de calor; se for esse o caso é melhor deixar a bateria com uma carga de 40%-50% e retirá-la.

Postado

Sim, mas deixar a bateria 100% a semana toda, já era a bateria.

Pois mesmo que o carregamento pare nos 100%, ele vai caindo, e caindo. Quando ligar, vai carregar dos 90% pra 100%, dos 90% pra 100% e assim toda hora a bateria já eras.

Alias acabo de voltar da stand e vi um vendedore de note dizendo pro cara como deve usar e carregar a bateria, e sinceramente está longe de ser o ideal, segundo os artigos que vejo na internet.

O vendedor ainda conseguiu dizer pro comprador, só carregue depois que estiver vazio pra não causar efeito memoria.

Efeito memoria? Num acer novinho em folha? Sendo lithium???????

• Membro VIP
Postado

Bem... já são cinco meses de V41 não tirando a bateria prá nada (tirei duas vezes prá fazer linpeza) e o nível de desgaste da bateria dela está em 5%, como mostra o screenshot do Everest; e isso porque como esse notebook é da minha mulher (tô em processo de voltar a ter meu próprio note) ela deixou por algumas vezes que a bateria descarregasse por completo em dias seguidos e foi como se estivesse fazendo um ciclo de carga/descarga.

1440056469_a0dab69088_o.jpg

Mas de vez em quando eu boto a bateria prá descarregar, tipo de 100% a até 25% ou 20%... em todos os notebooks que tive sempre fiz isso e nunca tive problemas, mas logicamente que um dia o nível de desgaste da bateria vai começar a surgir seja por descuido, por desgaste natural, etc...

Postado

Vou ligar para a HP e perguntar sobre isto. Quem sabe um fabricante não consegue dar uma resposta mais precisa (ao menos por telefone, já que não deixam isto claro no manual). Posto a resposta na quinta, quando voltar para casa.

Postado
Bem... já são cinco meses de V41 não tirando a bateria prá nada (tirei duas vezes prá fazer linpeza) e o nível de desgaste da bateria dela está em 5%, como mostra o screenshot do Everest; e isso porque como esse notebook é da minha mulher (tô em processo de voltar a ter meu próprio note) ela deixou por algumas vezes que a bateria descarregasse por completo em dias seguidos e foi como se estivesse fazendo um ciclo de carga/descarga.

Mas de vez em quando eu boto a bateria prá descarregar, tipo de 100% a até 25% ou 20%... em todos os notebooks que tive sempre fiz isso e nunca tive problemas, mas logicamente que um dia o nível de desgaste da bateria vai começar a surgir seja por descuido, por desgaste natural, etc...

Aproveitando a deixa do amigo Icefly, como funciona funciona esse negócio de desgaste da beteria? Tipo, eu uso o note 80% do tempo ligado na energia e coma a bateria, porém, toda semana faço uma descarga parcial (uso a bateria até sobrar uns 20% da carga e recarrego novamente). Bem, faço isso desde qua comprei o note a 4 meses e o everest aponta um desgaste 7%, lembrando que uso note por várias horas durante o dia!

Mesmo assim, a bateria carrega normalmente até os 100% e sua autonomia não foi alterada, permanece nas 2h e 30 ou 50 minutos.

Isso é é normal? O que seria esse desgaste da bateria portanto?

Abraço!

• Membro VIP
Postado

Desgaste da bateria é a perda da capacidade de armazenar energia; no screenshot que postei tem assim:

- Capacidade designada: 44400 mWh que é a capacidade original da bateria

- Capacidade com carga completa: 42125 mWh que é a atual capacidade

Essa diferença apresentada na leitura é o percentual/nível de desgaste da bateria, mas reparem que se fizermos o cálculo qnão vai dar exatamente 5%, mas sim um valor bem próximo e isso acontece nos outros programas que usei: Mobile Meter e Notebook Hardware Control.

Pro seu uso o nível tá normal, mas como você faz a descarga parcial toda semana eu aumentaria essa margem de 20% para 30%.

Postado

Deixar o note ligado com a bateria não tem problema algum, tirar a bateria é besteira, pois ela também e um equipamento de segurança, pois evita variações da tensão direta no note, quanto a desgaste é verdade ela desgasta mais rápido quando fica conectada diariamente agora eu não arisco de deixar sem a dar um curto na placa-mãe.

Postado

Primeiramente gostaria de agradecer ao amigo Icefly pela explicação!

Deixar o note ligado com a bateria não tem problema algum, tirar a bateria é besteira, pois ela também e um equipamento de segurança, pois evita variações da tensão direta no note, quanto a desgaste é verdade ela desgasta mais rápido quando fica conectada diariamente agora eu não arisco de deixar sem a dar um curto na placa-mãe.

Cara.....penso como você! E tudo bem, se usar o note direto na energia com a bateria acoplada tem a desvantagem de proporcionar um desgaste maior da bateria, ficar colocando e tirando (pra evitar esse desgaste) também tem seus problemas!!! você citoi um, variações de tensão direto no note....e eu vejo outro.....tipo...talves fica nesse tira e põe possa ocasionar um desgaste ou até mesmo quebra nos ah...."conectores" da bateria (num sei se usei o termo correto)!! Afinal, você tem que fazer os cliclos de recarga periodicamente e invariavelmente você tem que ficar colocando e tirando a bateria pra fazer isso!!!

Abraço!

Postado

Com certeza você deve tirar, pelo que eu sei não existe nada que impeça a bateria de se manter carregando mesmo que não esteja completamnete vazia e todos sabem que isso gera efeito "memória" na maioria das baterias no mecado, fora o desgaste físico óbvio ocorrendo com uma bateria com 80% de carga sendo recarregada sem motivo debaixo do seu nariz.

O que eu faço é instalar, esvaziar por completo e carregar a bateria a 100% até um dia antes de levar o note pra algum lugar, e antes de guardar a bateria tomo o cuidado de verificar se ela chegou a pelo menos 10% da carga.

• Membro VIP
Postado
Com certeza você deve tirar, pelo que eu sei não existe nada que impeça a bateria de se manter carregando mesmo que não esteja completamnete vazia e todos sabem que isso gera efeito "memória" na maioria das baterias no mecado, fora o desgaste físico óbvio ocorrendo com uma bateria com 80% de carga sendo recarregada sem motivo debaixo do seu nariz.

As atuais baterias de Li-Ion não sofrem do efeito memória e não precisam ser carregadas por completo; por isso não é bom ficar descarregando por completo a bateria de LiIon com frequência.

A antigas Ni-Mh e Ni-Cd essas sim sofriam do efeito o que obrigava a serem descarregadas por completo e carregadas até "o talo" p/ não perderem sua capacidade.

Postado

Meu notebook é um POWERNOTE, já tenho ele há 1 ano e 7 meses, nos primeiros 4 meses eu utilizava ele, assim que o note entrava em mode de espera, com reserva de bateria de apenas 1% a 2%, eu colocava para recarregar e quando completo, tirava da tomada e usava a bateria até o fim, hoje eu coloco na energia com qualquer quantidade de carga e a bateria continua durando 1 hora e 30 minutos, as vezes mais as vezes menos, mas continua tudo perfeito. Nunca tiro a bateria.

Postado

eu acho que a própria fonte (naquele "tijolo" que tem entre os seus 2 conectores) já impede qualquer problema de tensão...não???

na verdade, eu acho que ninguem sabe de nada direito... mesmo os fabricantes...

Pergunta: quanto custa uma bateria nova de 6 celulas de um Dell??? só de curiosidade.

Postado

Tenho meu notebook há 3 meses e sempre o usei mais ligado na corrente elétrica do que na bateria, mas nunca a tirei. Depois desse tempo o utilizando assim fui consultar o Hp Check Batery (programa da Hp para verificação da "saúde" da bateria) e constatei que nesse período houve uma perda de 10% da capacidade de carga. Tirar a bateria, sem condições, nem lavanto essa possibilidade, pois não confio deixar meu equipamento sem a proteção das variações de energia. Essa perda é muito grande para o modo como venho utilizando? Acho que durante esses 3 meses devo ter dado o ciclo completo umas 4 ou 5 vezes. O que posso fazer para pelo menos tentar manter o máximo de tempo possível no patamar de perda já atingido?

Postado
Duvido que a bateria vai proteger a tal ponto.

Sim ela sempre mantem constante a tensão o que evita problemas.

essa bateria seria ruim?

(Bateria 6-Cells, 2400 mAH)

Igual a minha, e quase todo padrão dos notes.

Ela é media tem muito melhores mas o preço..

Postado
alguém sabe algum site onde se compra baterias p/ Dell Vostro 1500???

cara procura no google q você vai ter uma infinidade de lojas e sites onde compra...

O bom de usar na tomada com a bateria é q ela serve como NOBREAK se eu estiver errado mim corrijam???

Postado

Como eu falei no inicio a bateria protege seu note sim, na tensão como os amigos citaram mais especificamente, detalhe o que acontece é se por via cair um raio na sua rede e causar um curto e esse passar para o note direto sem a bateria ele pega direto o sistema principal ou a placa mãe etc.

Com a bateria ele passa antes pela bateria que ao sobrecarregar ela vai se desligar como vai ter mt energia ela pode se estragar.

então se você não tem um para raio na sua casa e tem mt descarga elétrica, principalmente em lugares que fica com quedas da intensidade de luz freqüente o certo é ficar com ele na bateria.

eu estava lendo esses tempos sobre tecnologia de baterias e etc etc e bla bla bla bom o que acontece é que as bateria como todo produto tem uma certa quantidade de uso um numero X na bateria um numero X de recargas

não me lembro ao certo esse numero mas era mais de 2400 recargas uma coisa assim após esse período a bateria começava a sofrer um desgaste mas em uma porcentagem bem pequena durante os processos de recargas, ou seja se a bateria for de um bom modelo de qualidade no mínimo 6 meses com ela direto na tomada ela tem que continuar com a mesma intensidade de carga de quando era nova.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...