Ir ao conteúdo

Problemas com Hd sata

giacometti03

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei um hd sata Samsung de 160 gb, ai começou a dor de kbeça. Tenho uma mobo asus a7v400-mx se, essa placa não reconhece o sata diretamente então tive de instalar pelo driver. Bem problema é que toda vez que desligo o pc ele não reconhece o Hd, se eu reseto depois disso ele funciona. Alguem sabe porque isso pode acontecer?? outro problema é q se tem um pendrive espetado no pc na hora de bootar ele da erro de memoria RAM. Alguem pode me ajudar???

Postado

giacometti03,

Verifique se o HD é SATA 2... pode ser que a bronca seja apenas essa... se sim, então coloque o jump para limitar ele para SATA 1...

Neto-Kof,

Os SATAS são reconhecidos como um pen-drive e você pode encerrar e desconectar ele com o micro ligado... deve ser isso que você está falando...

• mês depois...
Postado

tb tive esse problema... coloquei o jumper e mesmo assim a placa-mãe nao reconheceu o hd... dei boot com o cd de instalação do XP e o PC ficou horas lendo o CD e o HD ao mesmo tempo, mas precisei sair e não sei se esse é o procedimento certo (tipo, se pelo CD do XP o HD tava sendo configurado) ou se era erro mesmo... o q ces acham?

Postado

alguém tem alguma sugestão? to indo na loja hoje trocar o HD, mas queria ter certeza que o problema não ta em algum outro lugar (placa mãe, fonte, etc...)

abraços

Postado

infosux,

Se a placa-mãe não reconheceu o HD, então você não poderá instalar ou ler nada dele... verifique se você colocou o cabo de dados corretamente e se espetou ele na porta cert=a de sua placa mãe... verifique também o cabo de dados, pois ele pode estar em pane...

Postado

elmo, brigadão pela resposta... o que ta acontecendo agora é o seguinte:

essa placa (A7V400-MX SE) precisava que a BIOS fosse atualizada para a versão mais atual para que reconhecesse HD's 300 com jumper setado para 150. beleza, atualizei a bios, coloquei o jumper (que ta funcionando), liguei os cabos direitinho... e a porcaria do windows XP reconhecer o HD como se fosse um drive de disquete!

agora a placa-mãe nao só não reconhece o HD, como ainda acha que tem um drive de disquete ligado e fica perguntando por ele no boot...

ou seja, to cada vez mais enfiado na lama aqui!

alguma ideia??

Postado

infosux,

essa placa (A7V400-MX SE) precisava que a BIOS fosse atualizada para a versão mais atual para que reconhecesse HD's 300 com jumper setado para 150.

De onde você tirou essa informação ??? Penso que isso não existe... existe uma dificuldade de instalar HD com partição maior do que 127 GB devido uma "falha" do windows XP original... mas com o XP + SP 2 esse problema foi solucionado... e que nada tem a ver com a placa mãe... bem, não conheço sua placa e de informática eu não dúvido das coisas possíveis e impossíveis... hehehe

Quando você atualizou a BIOS, o setup dela ficou desconfigurado... vá ver, a primeira opção de boot está no drive de disquete (mude para o CD para instalar o SO e depois de instalar mude para o HD)... se você não tiver drive de disquete no seu micro, desabilite ele na primeira tela do setup da BIOS... será que não foiu isso ???

Postado

elmo, esse lance da BIOS precisar ser atualizada ta escrito no arquivo readme que acompanha a versao mais atual da BIOS dessa placa-mãe

"= = = = = = = = = = = = = = = ASUS BIOS Release Note = = = = = = = = = = = =

Model : A7V400-MX SE

DOS Flash utility: AWDFLASH.exe v1.11

BIOS Location: ftp://asustpe13/rddata/MB/BIOS/A7V400MX-SE/

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

BIOS version: 1003-002 Date: 02/16/2006

Checksum:8E00H

1.Based on BIOS 1003-001,fixed system can't detect SATAII HD at first boot when set to SATAI mode by jumper."

então beleza, atualizei a bios, botei o jumper bonitinho la achando que ia resolver... e nada!

ja fui na BIOS, tirei o disquete do BOOT, mas ele continua achando que tem um floppy espetado na placa-mãe, assim como ele reconhece um outro HD que eu tenho (esse é um ATA 40GB que ja ta pedindo penico, mas felizmente ainda ta funcionando) e o CD ROM... na boa, nao sei mais o que fazer!!!

Postado

infosux,

O que eu escrevi acima foi fruto de entender que era um HD de 300 Gigabyte... hehehe...

Bem, existe alguma falha nessa sua placa mãe quanto a reconhecer HD SATA 2 jumpeado para SATA 1... se queres uma sugestão: ou troca a placa ou troca o HD por um SATA 1... essa atualização da BIOS deveria "fixar" essa bronca... pode até ser que sim, mas, para algum tipo de HD, não dá certo...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...