Ir ao conteúdo

Socorro: Projeto Redução Temperatura do Micro

Ator_Guereiro

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Gostaria da ajuda de vocês. Tenho um Atlhon XP 2800 (tá meio velhinho, mas é o q tenho), placa Asus AV-600 (acho q é esse modelo, off board). O cooler tem ajuste externo de temperatura (deixo sempre no máximo, em torno de 5200 rotações) e o barulho parece uma turbina de avião (me irrita muito).

De uns tempos prá cá o micro começou a desligar sozinho e demora a ligar, e quando liga depois de pouco tempo, desliga novamente. O estranho é q tenho o Asus Probe e ele não acusa nada antes de desligar e toda vez q rodo o antivirus o micro desliga (será q é vírus?). Desconfio q esteja esquentando muito e gostaria da ajuda de vocês (outro dia coloquei um ventilador atrás do micro e melhorou, mas não resolveu, mas quando rodei o antivirus desligou).

Esse processador esquenta muito (comparativamente com outros processadores)? Consome muita energia? O q vocês indicam para reduzir a temperatura do micro e torná-lo mais silencioso? Quanto iria gastar? Gostaria de soluções boas e baratas.

No caso de fazer um upgrade ou trocar o micro, o q indicam em termos de desempenho e consumo (não faço oveclock)?

Desde já grato pela ajuda.

Postado

o asus pobre ja faz isso.

deve ser sujeira isso, ainda mais que o seu computador já tem uma certa idade.

ta na hora de fazer uma geral nele, desmonta ele todo! limpa o cooler, passa pasta termica nova, tira sua placa de video e limpe o contato dela com uma borracha branca (essa de escola), faça isso nas memorias também(ai que deve ta o problema de desligamento, caso não seja temperatura), aproveita e tire o pó da placa mãe e do gabinete também.

ps: antes de tocar em algum componente do computador descarregue sua energia estatica encostando em alguma superficie metalica (pode ser o próprio chassi do gabinete), fique descalço também e com os pés no chão.

Depois da limpeza seu pc vai ta novo de novo, e se quiser deixar ele zerinho de novo é só formatar

Postado

o correto seria limpar o pc mais ou menos um em um ano com um pincel que não solta pelos

limpa o cooler e com o tempo Ponha mais um cooler.

Postado

Ok amigo. Obrigado! Desculpe a pergunta *****, pois sou leigo, mas como faço para tirar poeira das peças internas (MOB, memória, cooler, etc)?

Limpar com borracha de escola?? Como assim?

E a pasta térmica, como troco?

Compensa colocar um fan dentro do gabinete "soprando" ar quente pra fora?

Postado

Existem alguns videos ensinando a passar a pasta térmica. Dá uma olhada no youtube. Mas se você nunca viu alguém fazer isso, melhor pesquisar bastante antes de começar.

Quanto a colocar fan dentro do gabinete, vale a pena sim. O recomendado é colocar um na parte frontal do gabinete, puxando ar pra dentro e outro na parte traseira "soprando" ar pra fora.

Esse processador não esquenta muito não, nada comparado a um Pentium 4 (Prescott). Existem inúmeros coolers de processador. Procure um que seja compatível com o seu socket, acredito que seja o Socket A. Um cooler muito bom custa na casa dos 150 reais, mas existem opções decentes pela metade do preço ou menos.

Boa sorte.

Postado

bom, primeiro você tem que abrir o seu gabinete, depois você remove o cooler, memoria, placa de video (caso seja off board) e os outros perifericos, depois com um pincel você tira a poeira, a borracha você vai passar nos contatos das placas (aquela parte dourada), pode esfregar bem, pra sair toda aquela sujeira.

depois é só ir montando tudo de novo

Postado

Amigo, como você nao tem muita experiencia, e nao sabe o que esta causando tudo isso, sugiro antes de comecar a desmontar o seu micro, você primeiro identificar o problema. voce diz que é temperatura, mas nao tem certeza. Sugiro acompanhar as temperaturas e postar aqui para gente. Se ele sempre desliga no antivirus, pode ser varias coisas: virus, fonte que ja nao aguenta mais, regulador de tensão da placa-mãe (na epoca que sua placa foi construida, existia um problema com capacitores que poderia reduzir a vida util da placa-mãe), ou ate mesmo a temperatura.

Posta mais informações para nos, como as temperaturas, as voltagens (o ASUS probe também mostra), de preferência, quando você liga, e a hora que você comeca a rodar o antivirus. Tente rodar outras aplicacoes pesadas e veja como elas se comportam.

Uma dica para limpeza rapida e sem muito trabalho para o seu PC, é pegar um aspirador que tenha saida de ar ou um compressor de ar pequeno (recomendo o aspirador, pois os compressores de ar, customam reter umidade dentro deles, que podem sair como jatos de agua e danificar seu computador), e assoprar o ar dentro do gabinete, boa parte da sujeira saira sem maiores problemas e isso ja ajudara, caso seja problema de sujeira. Mas lembre-se de fazer isso é um local aberto, pois vai voar po para todo lado. NUNCA USE O ASPIRADOR PARA SUGAR A SUJEIRA, APENAS PARA JOGAR O AR. Se o seu aspirador nao tiver a saida de ar, pegue emprestado de alguem que tenha, ou procure alguma outra solucao.

Fico aguardando suas informações.

abraços...

Postado

Ok MBHellHammer...obrigado! Vou monitorar. Ontem o dia estava frio e comecei a monitorar. A temperatura da MOb estava em torno de 40º, a da CPU 52º e a tensão correspondente de 12V estava oscilando em torno de 12,8 (será q esse é o problema). Comecei a rodar o antivirus e monitorar no ASUS Probe, e a temperatura fui subindo até 61º, quando o micro desligou (o limite era 70º). Da próxima vez monitorarei a tensão...Dá pra tirar alguma conclusão disso?

Postado

Ja ajuda bastante, V12 esta a 12,8, isso pode sobreaquecer os componentes. Qual sua fonte? Ela pode ser a causa do problema. E o micro deve estar desligando porque sua fonte nao deve estar aguentando o tranco, pois esse processador ainda funcionaria ate 70C.

abraços....

Postado

Legal MBHellHammer! Observei q oscila em torno de V12 oscila em torno de 12,8 (setup está pra limitar até 10% a mais). Preciso verificar a fonte mas deve ser genérica. Qual fonte indica (atlhon xp 2800+, Asus A7v600, HD 80G, 512 Mem., Gravador de DVD)? Quanto custaria?

Postado

Para completar o mensagem acima:observei q oscila em torno de:

V12 - oscila em torno de 12,8 (setup está pra limitar até 10% a mais)...às vezes chega a 13,1

V5 - 4,8

V3,3 - 3,28

Vcore - 1,74

Preciso verificar a fonte mas deve ser genérica. Qual fonte indica (atlhon xp 2800+, Asus A7v600, HD 80G, 512 Mem., Gravador de DVD)? Quanto custaria? Se pudesse indicar tb um cooler mais silencioso que o q tenho (roda a 5200 rpm, mas faz muito barulho).

Abraços!

Postado

nossa tá variando muito, e as temperaturas estão altas, pois essa CPU geralmente fica em torno de 40º... Eu tenho um A64 aqui e não passa disso.... Bom, de qualquer forma, depois de ter dado a geral no gabinete e limpado td e continuar o problema tente o seguinte:

Compre uma fonte boa, pra essa sua configuração uma AVC 350 ou 400 e as Seventeam BKV dariam conta (embora eu não goste das Seventeam). Custa em torno de 100 até 150 uma nova. (dependo do local). você mora em Sampa? Vai lá na Santa Efigênia.

Se depois de ter comprado a fonte e instalado e continuar com temperaturas altas, troque o cooler e use uma pasta térmica boa, tipo Akasa (AK 450) ou Artic Silver 5... A pasta vai custar uns 30 mangos, e o cooler vai depender da marca.... Procure um silencioso e que desloque bastante ar!

Postado

Eu gosto bastante de cooler da Zalman, tem o 7700-*****, e o 9500, veja qual cv consegue com um preco legal. Eu prefiro mais o 9500, pelo tipo de circulacao interna de ar que eu tenho. Mas o 7700 também é bom, e refrigera também os componentes que estiverem perto do processador. Tem algumas outras marcas boas também, mas nao tenho muita experiencia com eles.

abraços...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...