Ir ao conteúdo

HD nas últimas - Uma Hipótise

XPC00

Posts recomendados

Postado

Pessoal é o seguinte.

Eu tava jogando com um emulador de Arcade no meu PC quando de repente o meu PC deu tela azul acusando um erro num arquivo DLL da pasta system32. Tudo bem dai OK, já aconteceu isso umas vezes antes. Só que quando o PC reiniciou, antes mesmo de aparecer a bandeira do windows (carregando o SO) surgiu um mensagem em prompt dizendo que o "arquivo system32/drivers/ntfs.sys está ausente ou corrompito". Tentei reparar o sistema operacional com o console de recuperação do Windows XP, mas quando fica carregando o CD na hora do boot, bem naquela tela azul de instalação do windows, e antes mesmo de aparecer as opçãos de instalação e reparação, aparece outras mensagens chatas:

"Erro ao carregar o arquivo ntfs.sys"

"Erro ao carregar o arquivo acpi.sys"

"Erro ao carregar o arquivo dac2w2k.sys"

OBS: Essas mensagens ficam aparecendo aleatoriamente, uma de cada vez quando eu fico tentando carregar o programa de instalação do windows XP do CD em cada boot e então eu sou obrigado a reiniciar o PC.

Pois bem, já tentei de tudo o que vocês possam imaginar com as peças de hardware do meu PC. Limpei tudo, memória, processador, portas IDEs, MOBO, etc, etc. Troquei os cabos, etc. MAs nada adiantou. Agora uma coisa que eu observei é que quando o programada de instlação do CD do Windows XP consegui entrar nas opções de reparo e instalação (isso quando não aparece as mesangem chatas mostradas acima (milagre :))) e na sequencia eu tentando reparar o windows (acessando a pasta C:\WINDOWS) com o console de recuperação, dá tela azul e trava.

O qe vocês acham que pode ser?

Só lembrando que eu NUNCA converti o sistema de arquivos do meu HD de FAT32 para NTFS. Meu HD sempre foi NTFS. E ele tem 30 GB de capacidade, ATA 133. Ele NÃO vinha apresentando problemas técnicos. Mistério.

Postado

Rode um scandisk para ver se não existem áreas do HD com bad clusters.

Mas pelo que parece é problema de memória, pois ocorre aleatoriamente....tenet colocar outros modulos paar ver se acontece o mesmo.

Postado
Rode um scandisk para ver se não existem áreas do HD com bad clusters.

So quero saber como heheheehheee Se eu não consigue nem mesmo entrar no console de recuperação, porque como eu disse, quando ele vai acessar o HD (C:\WINDOWS) na hora de pedir a senha de administrador, da tela azul toda vez, nesse mesmo ponto. Isso se o programa de instalação do CD passar na leitura de configuração de Hardware. Resumindo, eu não estou podendo acessar o HD nem com o Windows ativo (Modo normal, Modo segurança) e nem com o CD de instalação do Win XP. :angry:

Postado

XPC00,

Limpe os contatos dos pentes de memória com uma borracha escolar... verifique se o cooler do processador está girando corretamente... teste seu HD em outro micro...

Postado
Limpe os contatos dos pentes de memória com uma borracha escolar... verifique se o cooler do processador está girando corretamente... teste seu HD em outro micro...

Elmo,

valeu pela dica mas essas coisas mais básicas eu já havia feito e nada adiantou.

Hoje pela manha eu tentei iniciar o meu HD normalmente, então, por incrivel que possa parecer o Windows XP iniciou naquele tela normal onde tem o logotipo do windows e uma barrinha de carregamento e o backgroud preto. QUando terminou de carregar deu tela azul e iniciou novamente. Tentei pelo modo seguro, tambem acontece a mesma coisa. Mais uma vez eu digo: Toda vez quendo eu tento acessar o HD com o console de recuperação do windows ou tentar formatar a partição do SO com o CD de Instalação do WinXP, dá tela azul e o PC reinicia.

Vou apelar agora: Irei usar o FDISK pra ver no que vai dar.

Postado

Não entendo, como eu disse eu usei o FDISK e reconheceu as unidades lógicas do meu HD e consegui deletar a partição do sistema operacional, logo eu consegui usar o CD de instalação do WinXP e formatei e instalei o Windows. Final feliz!! Por enquanto.....

Mas quando eu já tava instalando os programas necessarios, como antivírus, pacote office, Corel Draw, etc, eu reiniciei o PC por vontade propria mesmo. Antes do windows iniciar surgiu a mensagem de novo em prompt:

"arquivo system32/drivers/ntfs.sys está ausente ou corrompito"

Quando eu pressiono o botão RESET do gabinete, as vezes, lembrem-se, AS VEZES, o windows é iniciado. outras vezes a mensagem volta.

Alguma fera em hardware sabe ou suspeita o q pode ser isso?

Postado

XPC00,

Eu já tive um problema com esse arquivo... ele simplesmente sumia... então eu copiei ele lá no serviço e coloquei na pasta... mudei o nome para NTFS.OLD e copiei de novo... sempre que ele sumia eu copiava o OLD, mudava para SYS e colava o OLD novamente... fiz isso algumas vezes até que, não sei o motivo, ele deixou de sumir...

Postado

Não achei uma thread específica, por isso aproveito esta para perguntar ¿ que estória é essa de "o Windows não consegue ler o último cluster", quando tentei reformatar meu HD de volta ao Windows 98, vindo do XP ? Mesmo assim, o Windows perguntou se eu queria continuar assim mesmo, eu cliquei SIM, mas, depois de instalar o 98 e atualizar com o XP atualização, não consegui mais abrir o HD e tive que trocá-lo. Alguém saberia me explicar o que aconteceu, em linhas gerais ou específicas? Agradeço.

Postado

Elmo, vou tnetar o q você disse.

Só uma pergunta, pra q serve renomear a extensão de um arquivo de SYS para OLD antes de de ser substituido? Isso faz com q o arquivo se torne desabilitado para uma substituição mais segura?

E se deixar o arquivo como extensão OLD e depois iniciar o SO o q vai acontecer?

valeu

Postado

XPC00,

Isso é um macete, visto que você consegue copiar mas não consegue colar na mesma pasta devido já ter outro arquivo com o mesmo nome... se quiser, você pode copiar ele e colar em outra pasta... se sumir, copie e cole de volta... dá no mesmo...

Se o sistema não encontrar o arquivo, vai dar erro, igual ao que você está obtendo e que que corrigir...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...