Ir ao conteúdo

Comparação velocidade DDR x DDR2

danielneves

Posts recomendados

Postado

Todas as latencias precisam ser somadas, para se ter uma ideia real da diferenca. Uma das mais importantes para velocidade é a CR (ou CL), que significa Command Rate, ou seja, do ciclos de relogio sao necessário esperar para que se passa mandar outro comando para o controlador de memoria.

porém como estamos falando de memorias de tecnologias diferentes, nao convem uma comparacao direta entre elas.

abraços...

Postado

Convém sim, leia esse tutorial (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1046) e você saberá como comparar em nanosegundos. Porém minha dúvida é a seguinte. Pelo que entendi lendo também esse outro tutorial (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/968) devemos somar tudo multiplicar pelo clock (duração em nanossegundos) e saber a velocidade podendo comparar com qualquer outra memória.

A minha dúvida é quanto a soma das DDR2. Na DDR (CL + tRCD + tRP + tRAS + CMD). E na DDR2? Seria (CL + tRCD + tRP + tRAS + CMD + AL)? Ou Seria (CL + AL + tRCD + AL + tRP + AL + tRAS + AL + CMD + AL)?

OBS: Incluindo CMD obviamente apenas quando informado.

• Membro VIP
Postado

..

Ensinando o padre a rezar missa..

daniel, não é somando as latências que você chega no final, nem multiplicando, você teria que avaliar uma a uma com os mesmos critérios, por isso que a comparação não é justa.

Cada caso é um caso, generalizar dá jossa.

Mais rápida que as Geil One eu acho que até hoje não tem, nem as DDR3 mais rápidas.

Bons tempos de CAS 1,5..

Postado

1 - Ok, mas só pra eu ter uma ideia, qual seria a fórmula correta pra medir a velocidade (Considerando as latências e clock)?

2 - E qual seriam os outros atributos que contribuem para velocidade?

3 - Uma dúvida que eu tenho, vale a pena fazer overclock? Isso não diminui a vida útil das memórias?

• Membro VIP
Postado

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2741

Todas as latências influenciam, não dá pra falar que a memória vai ter tal velocidade, mas pra saber de cada uma delas multiplica o valor da latência pela velocidade em segundos de um ciclo da memória, pra 667 pega 1 e divide por 667000000.

Tb depende da controladora de memória..

O FSB/HTT, cual channel, o processador, a controladora de memória, isso falando só no desempenho da memória, mas o que importa é todo o conjunto.

Overclock é pessoal, cada um faz o seu como e quando quer.. eu não faço.

Diminuir a vida útil é um ponto "crítico", existem várias opiniões sobre isso, na sessão de overclock tem muito texto pra você ler e tirar sua própria conclusão.

Postado

Beleza, o que importa é todo o conjunto.

Mas eu queria tirar uma dúvida específica, Nas DDR2 o AL é somado a todas a latências ou só uma vez? Ou seja, como eu já postei aí em cima, é (CL + tRCD + tRP + tRAS + CMD + AL)? Ou Seria (CL + AL + tRCD + AL + tRP + AL + tRAS + AL + CMD + AL)?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...