Ir ao conteúdo

Fonte 0-9V com LM317

slellis

Posts recomendados

Postado

Caros,

Tenho a eletrônica como hobby, com poucos conhecimentos e meu problema é o seguinte:

Estou montando uma fonte variável com o LM317T. O transformador é de 12V no secundário

com 1A e uma ponte com 4 diodos 1N4007.

Pesquisei na internet sobre este regulador de tensão e não consegui chegar a uma

conclusão quanto à corrente fornecida na saída.

De acordo com o datasheet do LM317, a corrente de saída é determinada pelo

resistor R1 (1,25 / R1).

Primeira dúvida: para ter uma corrente de aproximadamente 400mA eu estou limitado a

utilizar um resistor de 3 Ohm?

Segunda dúvida: uma ponte de diodos da família 1N400x reduzem a corrente na retificação?

Agradeço a atenção de vocês.

• Membro VIP
Postado

Não confunda corrente com tensão. Aquela regra, de dividir a tensçao de 1,25 por R1 vale para a tensão de saída, e não a corrente...

A tensão de saída, se quiseres ir pela regra, é igual a 1,25 / R1. Essa corrente que resultar dai, você multiplica por R2, e soma 1,25.

Vamo supor R1 = 220 Ohms e R2 = 1K.

1,25/220 = 5,68 mA x 1000 = 5,68 Volts + 1,25 = 6,93 Volts de tensão de saída.

A corrente (a quantidade de amperes que a fonte irá fornecer), vai depender da carga aplicada a essa saída.

Vamos supor que você coloque ali um resistor de 100 Ohms6,93/100 = 69,3 miliamperes.

Na prática em lugar de um resistor de 1 K você coloca um potenciômetro e desse modo você tem uma fonte ajustável de 1,25 até 7 volts, se o potenciômetro for de 1K. Se você quiser subir a tensão até os 9 volts a que você se referiu no título, experimente mudar o valor do resistor de 220 ohms para 150 ohms.

A máxima tensão de saída será 1,25/150 = 8,33 mA x 1000 (potenciômetro) = 8,33 Volts + 1,25 = 9,58 Volts ( fonte ajustável de 1,25 até 9,58 Volts)

Abraço...

Postado

A linha LM317 foi projetada para fornecer até 1,5A de saída, com tensão de saída variando entre 1,2V até uns 30/32V. Sem usar fonte simétrica. Com fonte simétrica você consegue tensões de saída de 0V até o limite.

Não é que o 400x reduz a corrente. Ele é um diodo. E a queda de tensão em cima dele é da ordem de 0,7V, quer dizer, se você entra com 10V, na saída você vai ter 9,3V.

Ele é um diodo de 1A, o que significa que ele mantêm as suas características de diodo até 1A de corrente. Se passar mais, o cara queima.

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...