Ir ao conteúdo

Rede Sem Fio de Alta Velocidade Para Uma Cidade Inteira (500 à 1000 usuários)

dalua2008

Posts recomendados

Postado

Meu nome é Antonio Farias, sou Secretário Municipal de Planejamento da cidade de Caraúbas-RN e estudante de Ciência da Computação. No momento estou tentando fazer um projeto para instalar uma rede sem fio de alta velocidade que permita: videoconferencia, servidores de arquivos, acesso a internet, etc...

A nossa intenção é disponibilizar a rede para todos os habitantes da cidade, que terão uma especie de "LAN HOUSE" gigante, e tudo isso de forma "GRATUITA". Serem uma cidade toda interligada por uma INTRANET e com acesso a INTERNET banda larga.

Nossa cidade tem 20 mil habitantes e um raio aproximado de 2 km.

Gostaria de saber quais os equipamentos necessários para instalar e funcionar esta rede (antenas, placas, etc...)

Agradeço, quaisquer sugestões, detalhes, informações, tudo que possa ajudar nesse projeto, quer venha de estudantes, profissionais, curiosos, e até de empresas especializadas em venda e instalação dos serviços.

Antonio Farias - Secretario de Planejamento

[email protected]

Fone: (84) 3337-3379

Fax.: (84) 3337-2263

Cel.: (84) 9918-5758

Postado

Dalua2008,

Primeiro a gente precisava saber se você pode contar com um link de uma empresa de telefonia, aí na cidade, ou se vai ter que pegar o sinal via StarOne, direto do satélite.

Depois de saber como vai obter os links, a distribuição dos mesmos vai depender muito da topografia da cidade, da arborização, e do hardware já disponível.

Há pouco tempo, desenvolvemos um projeto parecido, numa cidade bem pequena e plana, aqui do Mato Grosso do Sul. Mas que tem árvores centenárias. E o sinal wireless depende de visada. O que encareceu absurdamente o projeto.Cada cliente teve que instalar uma torre, uma antena de 24 dbi, e um AP (Acess Point). Somente os moradores ao redor da caixa dágua, onde foi instalado o link, e a antena multidirecional, é que puderam comprar somente uma placa PCI wireless, e uma antena Aquarius.

• 4 semanas depois...
Postado

Bom dia,

Gostaria de esclarecer um pouco meu projeto...

Estou tentando montar um provedor de internet a rádio aqui em minha cidade, Caraúbas-RN, aproximadamente 22mil habitantes, na zona urbana há cerca de 14 mil, hoje existe um provedor homologado com aproximadamente 450 clientes e outro sem licença com uns 100 clientes (acredito), ambos os provedores são de empresas de fora da cidade. 90% da cidade não possui obstáculos, o que uma torre seria suficiente para atingir minhas metas (Não vou usar estrutura metálica, visto que instalarei no no topo do único prédio de 3 andares da cidade... e que encontra-se no centro geográfico da mesma e apresenta-se visado para quase toda ela como já falei)

Estou montando o projeto, e por ser da cidade, e conhecer acredito que quase todos os usuários da cidade, acredito que posso em menos de dois anos ter aproximadamente 400 clientes (isto é por minha conta).

Montei o projeto da empresa, plano de negócios, com orçamento para instalação e operação, só que gostaria de um pouco mais de detalhes tecnico. Gostaria de tudo legalizado e de primeira linha, que atenda meus clientes com qualidade e sem quedas de sinal.

Minhas principais dúvidas são:

1 - A licença da Anatel é mesmo de R$ 9.000,00?

2 - Quantos megas preciso contratar visto que cada cliente normal terá uma banda 128k? Tipo 2M dá pra 200 clientes? (não garantido)... E quanto custa...? (meu acesso será pela embratel... ela fornece para o ponto que desejo)

3 - Qual equipamento é necessário: antenas, que tipos existem; roteador, parece que a a anatel dá na aquisição da licença; amplificador; equipamento elétrico; Microcomputador; etc; sei lá; Preços (importantíssimos)?

4 - Existe algo mais que eu não saiba, mas que seja necessário?

Agradeço bastante a ajuda, e se alguem trabalhar com esse tipo de acessoria gostaria muito de receber pelo menos os preços de tudo isso, pois estou analizando a viabilidade do projeto e só então é que poderei, encaminhar para aquisição.

Antonio Farias...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...