Ir ao conteúdo

4000+ e m2n-e sli

TheBombBR

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

Eu tenho o sistema do titulo e tentei fazer um over de 10% mas as memos não aguentaram na hora de rodar uma aplicação pesada. Pergunto:

Posso tentar colocar em 8% sem risco de queimar as memos?

Tem outra forma de eu fazer isso sem risco para elas?

Minha placa mãe não tem como mudar os multiplicadores, e minhas memos são elite e estão em dual channel 800mhz.

Fiz automático so coloquei overclock 10%, não fiz nada manual, pois não sabia o que alterar além do fsb (na época que eu fazia over tinha só isso).

obrigado

Postado

é parcero, tá russo mesmo.

todo esse sistema bom numa mobo fraquinha pra over. dá uma olhada na minha assinatura, é quase igual.

no meu processador consegui 30% de over, nos brisbaines já vi rodando com 50%~60% de overclock.

Para fazer over siga isso:

1º) aumente o HTT (que é o antigo FSB nos processadores novos da AMD)

2º) diminua o HT (HyperTransport) que é o barramento da memória, NÃO DEIXE PASSAR DE 1000MHz. para achar o barramento, pegue o HTT e multiplique pelo multiplicado HT (que varia de 1x até 5x, em acréssimo de 1x ou de 0.5x)

3º) Conforme for o tamanho do verclock empregado (HTT utilizado) é necessário diminuir a velocidade da memória na placa-mãe (se a sua memo for DDR2 667, sete para DDR2 533, e assim por diante) Por que quando verclockamos o HTT a velocidade da memória também aumenta (como sempre foi antigamente).

4º) Entre no sistema e teste a estabilidade, se ficou instavel, aumente o vcore e o vDimm.

QUALQUER COISA PERGUNTE

Postado

fiquei com dúvida no item 2, você pode ser mais específico, se possível com exemplos.

Quando chegar em casa vou dar uma olhada na BIOS também talvez tenha uma noção melhor...

Postado

beleza, ai vai o exemplo:

Processador com 2000MHz: (achando a velocidade do processador)

multiplicador CPU * clock base (HTT) = velocidade final

10x * 200 = 2000MHz

Achando a velocidade do HT (HyperTransport (barramento das memórias)):

HTT * multiplicador = velocidade final

200 * 5 = 1000MHz

AGORA, se formos overclock esse processador passsando ele para 2400:

multiplicador * clock base (HTT) = velocidade final

10x * 240 = 2400

HT:

HTT * multiplicador HT = velocidade final

240 * 5 = 1200MHz - passou dos 1000MHz que é o default, pode ser que algumas mobo não aguente essa velocidade.

então para não passar dos 100MHz, que é o normal, abaixa-se o multiplicador HT:

240 * 4 = 960MHz - abaixo dos 1000MHz, não haverá problemas de exesso de velocidade no barramento.

Postado

Após muito quebrar a cuca aqui consegui entender tudo que você passou so que tenho um problema:

meu multiplicador é 10,5 (o meu muda o multiplicador sim =D)

meu HTT é 200

meu clock é 10,5*200 = 2100Mhz

HT 200*4 = 800

o HT aqui so vai de 1 em 1 então se eu abaixar para 3x tenho q aumentar o HTT para 267. 267 * 3 = 801

clock 267 * 10,5 = 2803,5

So que não deu boot. O que fazer? Achei muito alto o over uns 400mhz pra mim tava de bom tamanho.

Postado

Sim , ele é capaz de mudar o multiplicador, mas só muda para MENOS (10x, 9.5x,9x,etc...) e não para mais, pois só os da série FX pode se mudar o multiplicador para MAIS !!!!

Olha, vou te falar que os brisbaines pode chegar a té mais, mas desde que esteja feito o overclock de maneira correta.

Se você quiser os 400MHz, faça assim:

HTT: 240

HT: 4x (240 * 4 = 960MHz)

DEIXE SETADA A MEMORIA EM 800MHz. Só aumente um pouco o vDimm, 0.05v ou 0.1v está bom e dentro da margem segura.

O vCore, pode aumentar em 0.025v ou 0.05v.

SE A DICA FUNCIONOU, AVISE-NOS !!!!

Postado

DEIXE SETADA A MEMORIA EM 800MHz (fica em "Dram configuration"? e depois em "Memory clock frequency"?)

Se for isso mesmo eu tenho q colocar 400mhz porque multiplica por 2 ou ja coloco 800mhz direto?

Na minha MB não tem como aumentar Vcore(com certeza) e nem Vdimm(eu acho).

Este um review aqui no site, so q não estou conseguindo colar aqui do trampo porque ele ta travando o firefox, se puder dar uma olhada la, tem as telas da BIOS.

valeu.

Postado
DEIXE SETADA A MEMORIA EM 800MHz (fica em "Dram configuration"? e depois em "Memory clock frequency"?)

Sim, é isso mesmo, tente deixar setar em 677MHz pra ver se não é limitação da memória, se mesmo assim o sistema não subir mais............ ai você teria que apelar pra subir as voltagens do processador principalmente.

Normalmente o pessoal aumenta o vCore em acréscimos de 0.025 ou 0.05 (conforme a placa-mãe) a cada 200MHz acrescentado no velocidade interna, não no HTT.

Se for isso mesmo eu tenho q colocar 400mhz porque multiplica por 2 ou ja coloco 800mhz direto?

Pra saber se sua memo foi setada no formato de DRR2 ou NORMAL, é só olha a velocidade minima e a máxima:

Se aparecer assim:

para formato DDR2

800

667

533

400

para formato NORMAL

400

333

266

200

>>Então, consegir overclock sem aumentar a tensão é quase impossível, é que nem botar um turbo num motor e deixar o motor andando à 300CV, e querer que ele só gaste gasolina como se fosse de 100CV.

qualquer coisa posta ai !!!! e se funcionou a dica, avise-nos

Postado

é deixei a memo em 800mhz, fiz over de 10% (220mhz), o pc não trava, mas da pau nos jogos, o Dirt saia do nada e o MOH: airborne da uns erros de endereços. Ai não sei se é da memo ou do proc q não ta aguentando.

Postado

Aproveitando o topico do colega, tenho a config da assinatura, quanto eu consigo de over com cooler box, sem mexer em voltagens e etc...? Um overzinho "seguro" eu diria hehe

Postado

TheBombBR

Erro de endereço, s enão me engano, é a memo "pedindo água". (muita velocidade para pouca tensão)Tente baixar pra DDR2 667MHz e testar ela sem aumentar as voltagens (processador e memoria).

Timz

Eu diria que dá pra aumentar o HTT até ficar 220 ou 230, mais que isso, talvez precise de aumentar a tensão.Na minha ABIT, conseguir 25% de overclock com o meu Windsor com vCore em 1.35v e vDimm 1.85v.O Barramento HT da minha placa-mãe aguentou 1200MHz (240 * 4).

Postado

Henrique, mas é ai que ta o "pobrema".

Se eu coloco elas com 667mhz tem q colocar o HTT a 267mhz (2,8ghz) ai o proc não aguenta por causa do Vcore nem da boot. Me corrija se estiver errado mas vale mais a pena uma frequência de 800mhz doque menos mhz e um clock maior do proc., não é?

Postado

Obrigado por responder henriqueberthem,

Eu li que o ideal seria um over de 25% pra valer a pena, no meu caso precisaria aumentar até 250 HTT pra chegar nesses 25%, é isso mesmo?

E a memo, como sei se ela esta aguentando o ver? obrigado

Postado

Fui até 230*4 por enquanto, parece estar tudo ok, como saberei o maximo que posso chegar sem mexer na tensão? a memo é melhor baixar para 533?

Postado
Henrique, mas é ai que ta o "pobrema".

Se eu coloco elas com 667mhz tem q colocar o HTT a 267mhz (2,8ghz) ai o proc não aguenta por causa do Vcore nem da boot. Me corrija se estiver errado mas vale mais a pena uma frequência de 800mhz doque menos mhz e um clock maior do proc., não é?

n precisa subir para 267 para isso o HTT tem que ter multiplicador 3X, pois 267 X 4 é mais que 1000 e por isso sua placa-mãe n da BOOT. tente 3X... caso n de certo mesmo, pode ir subindo aos poucos e ve até onde chega
Postado

eu, com sua placa-mãe, e processador mais fraco que o seu, mas com mesmo núcleo, consegui mais de 60% estavel aqui..l eu diria que você conseguiria uns 50% seguros... qualker duvida, pode me pergunta, mas ve se o se pc n funciona com uma receitinha classica minha:

Aproveitando o topico do colega, tenho a config da assinatura, quanto eu consigo de over com cooler box, sem mexer em voltagens e etc...? Um overzinho "seguro" eu diria hehe

HT: 300

HTT multipler: 3X

memorias: 400 (caso as suas sejam 667) OU 533 (caso sejam 800)

Voltagens:

processador: 1,45V

Memoria: 2,2V

ChipSet: 1,4V

HiperTransport: 1,4V

Postado
n precisa subir para 267 para isso o HTT tem que ter multiplicador 3X, pois 267 X 4 é mais que 1000 e por isso sua placa-mãe n da BOOT. tente 3X... caso n de certo mesmo, pode ir subindo aos poucos e ve até onde chega
Após muito quebrar a cuca aqui consegui entender tudo que você passou so que tenho um problema:

meu multiplicador é 10,5 (o meu muda o multiplicador sim =D)

meu HTT é 200

meu clock é 10,5*200 = 2100Mhz

HT 200*4 = 800

o HT aqui so vai de 1 em 1 então se eu abaixar para 3x tenho q aumentar o HTT para 267. 267 * 3 = 801

clock 267 * 10,5 = 2803,5

So que não deu boot. O que fazer? Achei muito alto o over uns 400mhz pra mim tava de bom tamanho.

Eu fiz isso mas não deu boot...

Postado

TheBombBR, você travou o clock do pci express em 100MHz e do pci em 33??

porque quando você aumenta o HTT (clock base do processador, certo?), você também aumenta esses 2 barramentos juntos.

deixe eles travados na BIOS.

Postado
eu, com sua placa-mãe, e processador mais fraco que o seu, mas com mesmo núcleo, consegui mais de 60% estavel aqui..l eu diria que você conseguiria uns 50% seguros... qualker duvida, pode me pergunta, mas ve se o se pc n funciona com uma receitinha classica minha:

HT: 300

HTT multipler: 3X

memorias: 400 (caso as suas sejam 667) OU 533 (caso sejam 800)

Voltagens:

processador: 1,45V

Memoria: 2,2V

ChipSet: 1,4V

HiperTransport: 1,4V

Ola Dragum, tudo beleza?

Então, gostei dessa rua receita hehe mas seria um over ja mais "encorpado" não é? :)

Eu queria saber até onde é possível chegar sem mexer em voltagens e tal pra um overzinho diário mais leve, eu to em 230*10,5 funcionando na boa, mas como sou iniciante em over não tenho muita noção de "aqui é o limite" dentro das "voltagens padrão" entende? :lol: o mesmo acontece com as memos, devo relaxar elas e tal para 533 ou deixo 667 mesmo? (dentro de 1,8V que eu acho que esta funcionando assim) esse tipo de coisa...

voce deixou uma ótima receita mais "potente" digamos assim hehe se puder me ajudar em uma mais "leve" tambem, eu fico muito grato :)

Postado

Coloquei em 240*10,5 - 4000+@2520. Se testar estabilidade e ficar tudo ok é porque não preciso mexer no vcore ainda? Aproveitando se alguem souber responder minhas perguntas do post acima tb :D

Postado
TheBombBR, você travou o clock do pci express em 100MHz e do pci em 33??

porque quando você aumenta o HTT (clock base do processador, certo?), você também aumenta esses 2 barramentos juntos.

deixe eles travados na BIOS.

PCI-E travado em 100mhz, agora esse do PCI eu não achei aqui não...

O pc liga da um "boot" mas ele fala que não conseguiu dar o boot e pede pra entrar no setup.

Duvida:

o que vale mais um over com clock a menos de 800mhz ou 800mhz e over de 5% no proc?

Postado

tenho o mesmo proc e a mesma placa "x2 4000 e m2n-e sli"

eu fiz um over mas ainda tenho algumas duvidas aumentei meu htt para 230entaum meu proc começo a roda para 2400 e minhas memos passaram a roda a 804 so q fico uma duvida meu ht que ta em 5 ficom com 1150 tem algum problema ou tenho q ficar abaixo dos 1000?

com medo resolvi baixa o multiplicador em 4 e agora ta assim o htt em 235 e o proc fico 2470 e a memo em 823 e meu ht em 960.

lembrando q minhas memos são ddr 800

queria sabe se posso subir mas so q se num vai ter problemas das memos ja q elas ja estão rodando a 823

Postado

sim, mantém o Hyper Transport em até 1000MHz.

Suas memos estão em over, a questão agora é: você quer que elas trabalhem em over ou quer aliviá-las? Testa sua máquina com aplicativos pesados e vê se dá algum prob, também recomendo usar o Prime para testar por algumas horas. Se der prol, você pode relaxá-las nas configurações da memória na BIOS (minha mother é igual a sua) pra que elas trabalhem na velocidade normal.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...