Ir ao conteúdo

Ajuda - Speedy Negócios (IP 189) - Problema pra rotear a rede

Morphine.guitar

Posts recomendados

Postado

Olá galera ...

Sou novo no fórum e acredito que já estou chegando com um problemão !

Pois bem, possuia o Speedy Home 2.0 no meu escritório e tudo funcionava perfeitamente com o IP dinamico passando pelo Router D-Link DI-624 (este ligado em um switch D-Link), inclusive o Wi-Fi rolava tranquilo !

Pois bem, resolvi migrar pro Speedy Negócios "BlaBlaBla" e o técnico já chegou dizendo que esse novo IP 189.xxx não estava dando certo pra rotear as redes. Achei que fosse papo furado e nem dei bola, mas realmente ele tinha razão (espero que parcialmente).

O que tenho é o seguinte:

Speedy Negocios com IP 189.xxx pra LAN e 172.xxx pra WAN

Modem D-Link 500B

Router D-Link 624+

Switch 16 portas D-Link

Esta simplesmente impossível rotear o sistema pra jogar um IP diferente pra cada máquina e funcionar ! Configurar o modem pra usar em apenas uma máquina eu consigo tranquilamente (tenho todos os IPs de LAN, WAN e mascaras), da mesma forma que sei ligar o modem no router, esse indo pro switch e depois pra máquina, ai eu coloco manualmente o IP, Mascara e Gateway no micro e funciona, mas apenas naquela máquina que tem o IP que a telefonica fornece. Se for colocar o IP igual em outra máquina dá conflito e qualquer IP diferente que tente colocar (como se fosse um DHCP) ele não acessa a net.

Configurei o router como IP Static, coloquei como IP, Gateway e Mask tanto as configurações de LAN como de WAN, mas não consigo fazer funcionar o DHCP (apenas pra 1 máquina). Se habilito o NAT na configuração do modem a internet tb não funciona !

Resumindo ... fiz praticamente tudo que é possível mas não consigo acertar.

Única coisa que ainda não fiz foi colocar o modem em formato "brigde" e liga-lo na porta WAN do router (pra funcionar do jeito que fiz, só ligando na porta LAN), e configurar o IP Static, mas acredito que não vai funcionar porque o Router D-Link não tem essa opção de protocolo "MER", e se funcionar não vai distribuir os IPs na rede, acredito eu.

Parece que criaram esse sistema MPLS (Metro Ethernet) só pra complicar. Se eu assino Speedy pra 12 máquinas, espero poder colocar em 12 máquinas e não ficar preso em 1 IP pra UMA MÁQUINA !! O mínimo que eles deveriam fazer era dar 1 IP pra cada máquina, já que, aparentemente não é possível rotear nesse sistema, se me dessem 12 IPs estaria tranquilo.

Bom galera, deve ter ficado meio confuso, mas depois de passar 7 horas direto tentando ajustar isso, confuso é o mínimo que eu poderia fazer esse texto virar ! Minha cabeça esta dando voltas de tanto número que configurei.

Lembrando, pra configurar o modem, eu fiz da forma tradicional, via browser, mas tb fiz via um programa da D-Link que os técnicos da Telefonica tem e deixaram na minha máquina ! Qualquer um dos 2 jeitos deram na mesma ! Impossível ligar o NAT e funcionar e impossível distribuir IPs por DHCP diferentes do IP LAN que a Telefonica dá.

Até achei Tutorial pra acertar, mas quando chega na parte de DHCP eles dizem pra colocar apenas o IP 1 (LAN) no IP inicial e final, ou seja, apenas a primeira máquina que se logar é que vai pegar o IP (fiz isso pra testar tb).

Por fim, o cúmulo de tudo, comprei um modem Siemens SpeedStream (com função de router) pra configurar tudo de forma mais simples, mas esse modem (que é um dos melhores na minha opinião) não tem esse protocolo MER pra funcionar, ou seja ... só ATM e dessa forma nem tenho como usar o modem, fico preso nesse D-Link 500B da Telefonica !! Absurdo !!

Bom é isso ... quem puder me ajudar, agradecerei demais !!

Abraço a todos,

Morphz

Postado

qualquer ip é roteavel... esta é uma caracteristica do protocolo tcp ip.

tente fazer aquela opção de deixar o modem em bridge e ligar ele na wan do roteador e nas configuraçoes de wan você coloca static e o ip, mascara e gateway que a telefonica te passou.

lá em cima você colocou "Speedy Negocios com IP 189.xxx pra LAN e 172.xxx pra WAN"

acredito que você tenha digitado errado, mas se você escreveu certo corrija as informações no roteador... o ip da lan é 172.x.x.x e do speedy é 189.x.x.x

Postado

Xucrute,

Talvez você tenha razão em parte !! Aparentemente esse sistema novo do Speedy, chamado de MPLS, seja roteável (e é), porém é muito difícil e existem inúmeros modens que nem o protocolo aceitam (protocolo MER - Mac Encapsuling Routing).

Sobre os IPs, realmente o que me foi passado é isso

IP 1 e IP 2 seriam os que começam com 189.xxx e são referentes ao IP Lan e Gateway Lan

Já o IP 3 e IP 4 já os que iniciam com 172.xxx. e são os IPs da WAN.

Isso veio no papel do técnico do Speedy e colocando esses dados certinhos no modem eu acesso com um micro.

Mas chega de lero-lero, vim aqui mesmo pra dizer o seguinte

Pra quem interessar ... consegui ajuda e a resposta !

Eis o link com minha dúvida e o tutorial dando a resposta e como funcionou

http://www.portaladsl.com.br/modules.php?n...p;p=44199#44199

Abraços,

Morphz

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...