Ir ao conteúdo

2 pequenas duvidas

duguidi

Posts recomendados

Postado

o que são esses T1 e T2 ? Ex 4-4-4-12 T1, 5-5-5-15 T2

Eu vi que são Numero de pulso por clock, como assim?

ddr não é 1 pulso por clock e ddr2 2 pulsos por clock esses T1 e T2 seriam isso? ou é se ta em single ou dual channel?

expliquem-me

como funciona esses divisor de memória 1:2, 3:4 .....

seria como se a velocidade da memória estivesse maior do que estaria disponível para o processador, relaxando as latencias??

Ex uma ddr2 1066 com divisor 1:2 estaria trabalhando a 1066 Mhz internamente e a 800 externamente??

Obrigado

Faz tempo que tenho essas duvidas...

Du

Postado

então...

n sei a respostas para todas as perguntas mas....

esses 4-4-4-12 etc. são timings ou qts pulsos de clock leva para executar uma função.

cada digito representa cada tipo de latencia (timing).

ddr e ddr2 são tecnologias diferentes de leitura e armazenamento de dados....

a respeito do dualchannel.....single e dual são diferentes maneiras q você liga a memoria na placa mãe, usando 1 ou 2 controladores repectivamente....usando 2 voce dobra a taxa de bits para uso com o processador central.....

een relaçao a segunda parte do seu post....n entendi mt bem a pergunta....mas esse negocio de Mhz interno e externo....

os componentes microprocessados nunca operam na clokagem dita...e sim eles trabalham com um circuito chamado multiplicador.... x4 x8 x16 etc. dependendo do tipo de microprocesador.....

espero ter ajudado em algumas coisas mesmo porque n sou perito no asunto valeu!! ^^

• Membro VIP
Postado

Toda DDR trabalha com dois dados por pulso de clock, nem mais nem menos, se fosse mais seria TDR ou QDR.. que aliás existe QDR mas não pro mercado "mortal", só pra poucos "imortais".

Cada pulso de clock é o tempo que o componente leva pra fazer um ciclo, um Hert é um ciclo por segundo.

CAS 5 quer dizer que ela vai levar 5 ciclos pra fazer essa etapa (eu esqueci o que cada latência é), numa memória 400 MHz (que na verdade é 200) serão 25 nanosegundos, ou 25 X 10^-9 s, em uma DDR800 será metade disso, já que ela tem o dobro de velocidade, fica em 12,5 nanosegundos. E assim vai..

O T1 e T2 é o Command Rate, que eu tb não sei pra que serve.

O divisor faz com que o clock da memória e do FSB não precisem ser síncronos, uma memória 800 não fica 533 com FSB 1066, a controladora seta um divisor, 4 ciclos de clock do FSB pra 3 das memórias, e td mundo fica feliz. É parecido com o multiplicador que o cannabiano disse, mas visto de outro lado.

O dual channel funciona em DDR, DDR2, DDR3, FB-DIMM, RAMBUS.. acho que só as SDR pra trás não usam, e não é sempre que funciona, depende do chipset ou do processador (Intel e AMD respectivamente). DC dobra as pistas de comunicação, os bits cm já foi dito, isso aumenta a taxa de transferência e dá uma ajuda pro processador, ou processadores, já que a memória é mais lenta que a CPU qualquer ajuda é bem-vinda.

Postado

De cabeça eu não lembro bem os nomes mas e + ou - assim: (Lembrando que sao valores variaveis e configuraveis. 3 - 3 - 3 - 7 tambem; etc...)

CAS Latency - Indica o quantos pulsos de clock sao usados antes do inicio da leitura de todas matrizes do modulo.

"3" - 3 - 3 - 7

"2" - 2 - 2 - 5

RAS to CAS Delay - Indica quantos pulsos de clock passam na leitura da matriz da memoria, o CAS e o RAS (se não me engano e: Vertical/Horizontal)

3 - "3" - 3 - 7

2 - "2" - 2 - 5

RAS Precharge Delay - Indica quantos pulsos de clock sao necessarios antes do refresh da memoria, que consiste em recarregar eletricamente a memoria para a manutençao de dados nela!

3 - 3 - "3" - 7

2 - 2 - "2" - 5

Active Precharge Delay - Indica quantos pulsos de clock sao necessarios antes do refresh da memoria acontecer. "RAS Precharge Delay"

3 - 3 - 3 - "7"

2 - 2 - 2 - "5"

POR : Renato Marcelino

Postado

Para saber mais entra em https://www.clubedohardware.com.br

Vai no Menu da esquerda Conteúdo->Tutoriais->Memória (Não clique em Memórias se não além dos tutoriais vão aparecer artigos e é muita coisa, clica nos links abaixo de Memória!)

Os links dos tutoriais que resolvem suas dúvidas: ;)

DDR x DDR2:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1046

Temporizações (Latências):

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/968

Postado

Valeu ae pessoal, acho que me expressei mal, mas responderam certo. Valeu mesmo!

Só pra ver se entendi. Uma ddr2 800 com divisor 4:3 e um FBS1066 vão ta se comunicando a 266MHz certo. Mas se eu deixasse a ddr 800 1:1, o FSB estaria se comunicando a 266MHz e a ddr a 400MHz, essa frequencia a mais da ddr estaria sendo absoleta, ja que o processador só recebe dado externo a 266MHz. Funcionaria normalmente se fosse 1:1 ou obrigatoriamente teria q ter o divisor 4:3 ??

valeu

• Membro VIP
Postado

Se você colocasse o divisor 1:1 ou o FSB baixava pra 800 ou a memória overclockaria pra 1066.

Bem, minha placa faz divisores de uma jeito estranho, então seria o FSB que ia baixar.

O FSB vai ser 266 e a memória 400 do mesmo jeito (FSB X4 e memória X2) no 4:3, e ainda sobra uma bandinha pro FSB.

No caso de você usar memps 533 em dual channel aí sim o FSB fica "pau a pau" com a memória, memos mais rápidas em tese não trariam mais desempenho por estarem limitadas pelo FSB. mas isso tb depende de como o processador lida com as memórias, P4 ficava doido com qualquer coisinha a mais, seja latência ou clock, já C2D é de boa, influencia-se pouco por memos mais rápidas, por FSB mais rápido..

Postado
Se você colocasse o divisor 1:1 ou o FSB baixava pra 800 ou a memória overclockaria pra 1066.

Desculpa a insistência, mas não entendi o que quis dizer ai

Mas então, se eu colocasse uma ddr2 667 num FSB1066 o controlador iria colocar um divisor 8:5 seria isso?

Supondo que esteja no divisor correto, a ddr667 e o FSB estaria conversando a 266MHz. Teria alguma vantagem em eu overcloca a memo de 667 para 800 e usar um divisor 4:3 ?

Danielneves,

Procura no Google que você acha muita coisa sobre FSB, ja sobre multipliador eu não achei, por isso to postando aqui

Falou

Du

• Membro VIP
Postado
Desculpa a insistência, mas não entendi o que quis dizer ai

Dá nada :)

Mas então, se eu colocasse uma ddr2 667 num FSB1066 o controlador iria colocar um divisor 8:5 seria isso?

Acho que sim :D

Supondo que esteja no divisor correto, a ddr667 e o FSB estaria conversando a 266MHz. Teria alguma vantagem em eu overcloca a memo de 667 para 800 e usar um divisor 4:3 ?

Depende do processador, se for C2D a vantagem é o over na CPU, só nas memos é perda de tempo pra maioria dos aplicativos. Se for P4 vai dar diferença.

Se for Athlon64 é o mesmo que pra C2D, mas eles gostam de latência espremida ao invés de clock alto.

Postado

ou...eu acho q entendi! hahaha!!

Valeu mesmo!

Agora começa outra saga pra escolher qual ddr800 comprar...

to be continued... hehe

valeu

Du

• Membro VIP
Postado

:)

Pro seu C2D ?

A mais barata.. ou se você quiser porque quiser memo de velocidade/latênca melhor fique a vontade. (eu sei que a diferença de desempenho é pouca, mas eu quero GSkill de latência baixa.. fazer o que, eu quero e ponto :D)

Postado

Po Evandro você não dorme não haha

Esses 1Gb não tão aguentando, Windows + alguns programas + eventual jogo = ***** tudo, sem conta que ta limitando meu Over hehe

To pensando numa ddr2 pra durar um bom tempo, e uma ddr2 800 ja estaria de bom tamanho.

Por acaso essa Gskill seria essa

http://www.newegg.com/Product/ProductReview.aspx?Item=N82E16820231114&SortField=0&SummaryType=0&Pagesize=10&SelectedRating=5&Page=3

e for essa eu tb quero, porque quero e ponto hahahaha

Dei uma pesquisada e essa me chamo a atenção, junto com a corsair XMS2 cas 4

A GSkill é melhor que a Corsair? Pra over ela é boa tb?

Falou Du

• Membro VIP
Postado

Não :lol:

Hj num conta porque foi um dia atípico.. mas, ah, cm eu adoro estudar no noturno, só pra não acordar cedo ehheheehe :D

Anyway..

Essaí ou essa:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16820231087

Tem na KR-Info por menos de R$ 400

Eu quero uhauahauhaha

Essa tb é boa:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16820144097

Mas só se pegar o "rebate".

Sei cm é 1 GB atrapalhar.. mas eu to de single core, ae tem isso pra segurar a mania de fazer td ao mesmo tempo.

GSkill e Corsair são marcas de igual prestígio pra mim e pelo que vejo por aí. São muito boas, mas eu gosto mais dos dissipadores das GSkill e do preço mais baixo tb :D

• Membro VIP
Postado

Desculpa a loirice, já corrigi o link.

350 é um bom preço, depois fala se a loja é boa porque eu to pensando em comprar desses importadores de lá.

T+ du !

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...