Ir ao conteúdo

Celeron ou Turion

RafaelF

Posts recomendados

Postado

Galera,

To entre o vostro 1500 e o 1000...

Minha dúvida é, qual processador entre esses dois qual é o melhor?

Intel® Celeron® M 540 (1MB L2 Cache, 1.86GHz, 533MHz FSB) (Vostro 1400)

ou

Mobile AMD Turion™ 64X2 Dual Core TL-50, 1.60GHZ, 256K (Vostro 1000)

Só falta isso p/ decidir minha escolha

Obrigado,

Rafael.

Postado

Cara, se fosse o Celeron M540 contra o Sempron, eu iria de Celeron, pois esses últmos Celerons estão bem rápidos mesmo, pena é o Sempron ter estagnado no 3500+.

Este sempron em testes e em muitas opiniões aqui no forum seria equivalente ao Celerom M410, mas os semprons se estagnaram enquanto os Celerons andaram M410/420/430/440/450/520/530/540 que é o último lançado até o momento.

Bom, mas em comparação com o Turion X2 o AMD vai levar a vantagem, não só em desempenho, mesmo que seja pouca a diferênça para esse M540 no caso de jogos e um aplicativo só aberto, mas pelo fato dele possuir o Núcleo duplo que não só aumenta o desempenho muito quando se abre mais de um aplicativo pesado, e no fator consumo.

Na minha opinião seria o Turion X2, mas veja que apenas respondi a sua pergunta, pois existem outros fatores para o conjunto ter um desempenho melhor, e vale lembrar que as placas de video para o Vostro 1500 são mais possantes que para o do Vostro 1000

Postado

Entendi,

obrigado marxavbr... vou ficar com o vostro 1000 mesmo. No meu caso acho que estaria de bom tamanho, já que utilizarei o note para programação.

Vou ligar pra lá e ver se consigo algum tipo de desconto... eles acabaram com todas as promoções referentes ao vostro 1000 no site, o jeito é ligar mesmo então.

Postado

Para desktop tem até o 3800+, mas para notebook se estagnou no 3500+, não sei qual é a meta da AMD para os Semprons mobile, no entanto a Intel está lançando Celerons atrás de Celerons.

O Sempron mobile 3500+ foi lançado praticamente junto com o Celeron M410 e depois disso a Intel lançou o 420/430/440/450/520/530/540 e a AMD só no 3500+. Esquisito isso.

Postado

Para que Sempron 3800+ com os processadores das linhas superiores tão em conta... A intel está com um emaranhado de modelos que não vendem e confundem o consumidor...

Por exemplo a um tempo vi que a diferença de preço entre um desktop com Sempron 64 3400+ AM2 para um Athlon 64 3500+ AM2 era de R$20.00... Ai falei bem desisto de sempron para desktop...

Postado

o M540 é núcleo santa rosa, o mesmo do core 2 solo, aceita HT, so nao aceita virtualização. cache de 1m l2

comparado com o 440 é bem mais rápido e da pal em athlon 64 3000 fácil.

turion x2 do V1000 é o modelo pior tl-50 de 256k cache l2 , tem a vantagem do core duo pra dividir tarefas, se bem q o M540 emula isso com o ht, teria q por no sandra e testar.

se for por o tl melhor ja nao compensa porque o preço sobe muito.

pela configuração geral eu iria de 1500 q mesmo usando o video on board é muito superior a x1150.

Com video onbord qq um dos 2 nao vai prestar pra jogos novos.

[]'s

• 2 semanas depois...
Postado
Cara, se fosse o Celeron M540 contra o Sempron, eu iria de Celeron, pois esses últmos Celerons estão bem rápidos mesmo, pena é o Sempron ter estagnado no 3500+.

Este sempron em testes e em muitas opiniões aqui no forum seria equivalente ao Celerom M410, mas os semprons se estagnaram enquanto os Celerons andaram M410/420/430/440/450/520/530/540 que é o último lançado até o momento.

Bom, mas em comparação com o Turion X2 o AMD vai levar a vantagem, não só em desempenho, mesmo que seja pouca a diferênça para esse M540 no caso de jogos e um aplicativo só aberto, mas pelo fato dele possuir o Núcleo duplo que não só aumenta o desempenho muito quando se abre mais de um aplicativo pesado, e no fator consumo.

Na minha opinião seria o Turion X2, mas veja que apenas respondi a sua pergunta, pois existem outros fatores para o conjunto ter um desempenho melhor, e vale lembrar que as placas de video para o Vostro 1500 são mais possantes que para o do Vostro 1000

AMIGO,

ESTOU NA DÚVIDA DE COMPRAR UM ACER 5100-3959 OU 5050-3371 OU AINDA UM CELERON M440.

ESTAVA PENDENTE PARA O ACER MAS SOUBE QUE TEM UM BUG DE MEMÓRIA...

DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO!!!

Postado
Para desktop tem até o 3800+, mas para notebook se estagnou no 3500+, não sei qual é a meta da AMD para os Semprons mobile, no entanto a Intel está lançando Celerons atrás de Celerons.

O Sempron mobile 3500+ foi lançado praticamente junto com o Celeron M410 e depois disso a Intel lançou o 420/430/440/450/520/530/540 e a AMD só no 3500+. Esquisito isso.

Pelo que eu vi agora, tem até mais que sempron 3600+ que eu tinha dito. Agora tem até sempron 4000+.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1161/5

Postado

Marxavbr, vou descordar de voce um pouco, pelo seguinte motivo:

Bateria... me corrija se eu estiver errado, mas a linha celeron não tem a tecnologia Speed Step que baixa o clock do processador para economizar energia, então roda todo o tempo em full.

Ja o sempron 3500+ tem algo semelhante, um vostro 1000 fazendo tarefas basicas fica rodando a uns 780Mhz, acho que é isso, com isso sua bateria dura umas 5-6 horas... acho 6 horas de bateria algo que pesa muito na escolha de um notebook. Além do mais, o sempron 3500+ é suficientemente rápido para os usuarios domesticos que usam o note pra internet, office, escutar uma musica e etc...

e no final, concordo com voce, Turion X2 com certeza. da pra comprar de Turion X2 2Gb DDR2 e 120 de HD por 2300... é uma excelente relação custo beneficio

Postado

Entendi sua colocação, mas os Celerons M 4x em diante já são em 65nm diferente dos Semprons que só agora estão saindo com 65nm, esse núcleo de 65nm gera menor calor que os de 90nm do semprom 3500+ do Vostro por exemplo, com isso ele pode ter mais desempenho sem gerar muito calor, que se traduz em economia. Então os celerons se equivalem aos semprons atuais, com a chegada dos semprons de 65nm essa diferença pode tender ao sempron, pois além do núcleo de 65nm eles também contam com o speedstep. E quanto ao Vostro, ele não chega a essa autonomia de 5/6 horas, com tarefas básicas ele pode chegar suando a 4:30 horas e no batente ele fica entre 2/3 horas.

Postado

Atenção:

Celeron como o 540 citado acima TEM speedstep.

E tambem são baseados em núcleo core 2. E tambem é 65nm.

Eu iria de celeron 540. Mas aí muitos vão dizer que o video da intel é fraco. Bom mas aí nesse caso seria como a vostro 1400 ou 1500 que é celeron (core2) com video intel x3100, na qual esse video tem otimo desempenho.

Postado
Marxavbr, vou descordar de voce um pouco, pelo seguinte motivo:

Bateria... me corrija se eu estiver errado, mas a linha celeron não tem a tecnologia Speed Step que baixa o clock do processador para economizar energia, então roda todo o tempo em full.

Ja o sempron 3500+ tem algo semelhante, um vostro 1000 fazendo tarefas basicas fica rodando a uns 780Mhz, acho que é isso, com isso sua bateria dura umas 5-6 horas... acho 6 horas de bateria algo que pesa muito na escolha de um notebook. Além do mais, o sempron 3500+ é suficientemente rápido para os usuarios domesticos que usam o note pra internet, office, escutar uma musica e etc...

e no final, concordo com voce, Turion X2 com certeza. da pra comprar de Turion X2 2Gb DDR2 e 120 de HD por 2300... é uma excelente relação custo beneficio

Bem, nessa página da intel tem uma tabela que fala sobre os celerons, e em um dos campos diz:

Velocidade do clock-Ultra Baixa tensão 900 MHz a 1,20 GHz

Creio que os Celerons atuais já consigam diminuir a frequência interna para economizar energia. Isso faz com que o celeron (caso seja o 540) seja a melhor escolha, na minha opinião.

Abraços, T+

Postado

Mas será q os Celerons 540 (core duo c/ um núcleo desativado) roda instruções em 64 bits???Pode até ser q 64 bits seja luxo atualmente, mas e amanhã???

Postado

Os Celerons M 5xx rodam instruções 64 bits. Pelo contrário, instruções 64 bits nem são ainda fundamentais e nem determinantes em desempenho atualmente, mas a tendência é que todos os sitemas operacionais migrem de vez para ela, e os processadores também, e quando o conjunto for todo 64 bits, haverá aí sim percepção de melhorias, mesmo que mínimas.

Postado
Atenção:

Celeron como o 540 citado acima TEM speedstep.

E tambem são baseados em núcleo core 2. E tambem é 65nm.

Eu iria de celeron 540. Mas aí muitos vão dizer que o video da intel é fraco. Bom mas aí nesse caso seria como a vostro 1400 ou 1500 que é celeron (core2) com video intel x3100, na qual esse video tem otimo desempenho.

voce pode citar a fonte da informação sobre o speedstep? pelo que vi no site da intel, até o Celeron M 530 não é suportado o speedstep, talvez tenham mudado no 540, mas nao achei a documentaçao do 540 :(

Postado
Galera,

To entre o vostro 1500 e o 1000...

Minha dúvida é, qual processador entre esses dois qual é o melhor?

Intel® Celeron® M 540 (1MB L2 Cache, 1.86GHz, 533MHz FSB) (Vostro 1400)

ou

Mobile AMD Turion™ 64X2 Dual Core TL-50, 1.60GHZ, 256K (Vostro 1000)

Só falta isso p/ decidir minha escolha

Obrigado,

Rafael.

Cara o Turion X2 TL-50 é bem melhor que o Celeron M 540, pois alem de ter 2 núcleos de 1.6 possui um FSB= 800 X2 = 1600 Mgz, agora ele possui 512 K de cache L2 ( 256 K dedicado a cada núcleo ), comparando só o processador em si o Turion X2 é anos luz a frente, agora tem que ver o chipset da placa-mãe, Memória principal, chip de video.

abraço

Postado
voce pode citar a fonte da informação sobre o speedstep? pelo que vi no site da intel, até o Celeron M 530 não é suportado o speedstep, talvez tenham mudado no 540, mas nao achei a documentaçao do 540 :(

Nem estou conseguindo achar mais, mas lembro que vi algum lugar.

Postado

Bom, nao tem nem como comparar Celeron com Turion x2, tive um Acer 5100 com cpu Turion 1.6 dual core, é um otimo note, mas falando só em processador, deixa pra tras um celeron, um amigo invento de pegar um note com Celeron, ficou uns dois meses com a maquina, agora ta bem feliz com um Hp equipado com um turion dual core.

• 3 semanas depois...
Postado

Turion X2 1.8 fsb 200mhz cache 256+256

Celeron m540 HT(x2 virtual) 1.88 fsb 133mhz cache 1024

Eu creio que as diferenças são poucas por se tratar de um celeron CORE. Santa Rosa até onde eu sei é a plataforma intel que inclui processador, chipset e outros componentes e não a arquitetura do processador(core).

O celeron M540 tem gerenciamento eficiente de energia (C1, C2... States) mas não sei se tem o EIST(speedstep). Porém já ouvi falar que o gerenciamento dele é muito bom(rendimento).

A vantagem dos AMDs sobre os Intel antigamente era o pipeline reduzido que dava uma grande eficacia em instruções loops e condicionais(nao aguardava o processamento para saber onde ia!). Aí que está o pulo do gato: o celeron m540 também teve seu pipeline reduzido para 14 estágios, processa mais threads (ht) e possui eficiente modo de predicacao de dados(arquitetura core). Para pesar para o lado do Celeron mais ainda... ELE É 65nm!!!

Não falem mal sem conhecer, o Turion é bom porque é Dual core apenas, porém o TL-50 tem cache reduzido(o cache l1 dos amd sempre eram maiores, o que dava vantagem, hoje se for é pouco maior...)

Eu tava com uma dúvida parecida: M540 + geforce 8400gs ou C2D T7100 + onboard intel X3100. Aproveitei uma promoção da Dell e peguei o C2D + Gf8400 e reduzi em tudo mais: hd de 80 e memória de 512mb porque dá para trocar mais tarde... :( Boa sorte para vocês!!!

Abraços

Postado

Só fugindo um pouco do Celeron M540, abaixo está minha configuração que fiz esta semana, um Celerom 420 para PC com o núcleo conroe L, e posso dizer que é um processador com desempenho explendido. Até semana passada eu tinha um Sempron64 3100+ que ficou a anos luz desse Celeron 420, e eu mesmo já tive um Celeron D310 de 2.13GHz que era um fracasso, talvez por serem derivados dos Pentium 4 que eram um lixo.

Atualmente a Intel com sua linha de processadores está muito a frente dos AMD, a ponto de você ter um Celeron e ficar apaixonado pelo seu desempenho, até o começo desse ano se alguém me falasse em Celeron eu caia de pau, mas também Celerons nunca foram bons mesmo, seu desempenho era de irritar os mais leigos na informática, imagine quem conhece.

O que posso dizer desses Celerons atuais são: Ótimo desempenho, baixo consumo e gera pouquíssimo calor a ponto de ter um cooler slin e mesmo assim dar conta do recado com folga, e sem contar com o preço baixíssimo que ele está atualmente.

Postado

a linha m500 é ainda bem mais rapida q a 400.

mas como sempre digo, qq processador atual tem muito mais poder do q um usuario normal iria precisar, o lance hoje é ver GPU e tanto faz a cpu. cata o com melhor gpu q vale mais a pena.

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...