Ir ao conteúdo

E6750+Asus Commando - posso usar memo 533MHz?

Posts recomendados

Postado

Fala galera,

Este é o meu primeiro post no FCH e tenho esperança de que tirem minha dúvida. É o seguinte, comprei um C2D E6750 e amanhã vou comprar uma Asus Commando e queria saber se minhas memos Markvision 533MHz vão funcionar nessa mobo.

Já peguei uma BIOS (1501) compatível com o FSB de 1333MHz e agora me veio esta dúvida das memos. Como não quero trocar a placa, me amarrei na Commando, estou com medo de ter que comprar quatro pentes novos.

Se alguém puder ajudar, desde já agradeço.

Postado
Fala galera,

Este é o meu primeiro post no FCH e tenho esperança de que tirem minha dúvida. É o seguinte, comprei um C2D E6750 e amanhã vou comprar uma Asus Commando e queria saber se minhas memos Markvision 533MHz vão funcionar nessa mobo.

Já peguei uma BIOS (1501) compatível com o FSB de 1333MHz e agora me veio esta dúvida das memos. Como não quero trocar a placa, me amarrei na Commando, estou com medo de ter que comprar quatro pentes novos.

Se alguém puder ajudar, desde já agradeço.

serve sim cara, mas esse processador e essa mobo merece memos 667 ou 800Mhz... :D

acho que c/ essas 533 vai dar um gargalo aí... elas nao vão acompanhar o processador não...

abrass

Postado
serve sim cara, mas esse processador e essa mobo merece memos 667 ou 800Mhz... :D

acho que c/ essas 533 vai dar um gargalo aí... elas nao vão acompanhar o processador não...

abrass

Valeu gemendes, me deixou mais mais tranqüilo. Dei prioridade ao processador e a mobo, mas as memos de 800MHz estão nos meus planos para o fim do ano. Vou trocar as quatro de 533 por quatro de 800MHz.

Mas vou até tentar um overzinho de leve com as 533 mesmo, mas sei que alem das memos minha placa de vídeo também é gargalo (por causa dela minha pontuação no Vista Ultimate é 2.1). Até quanto vocês acham que dá pra ir com essa configuração? Será que dá pra passar de 3 GHz?

Grande abraço.

Cara, nem sei se vai funcionar ou não... mas, se for

comprar novas, pega 2x 1gb 667mhz kingston, R$ 125 cada... :D;)

valeu :)

=D

Obrigado por responder Cruter. Realmente essas Kingston estão com preço bom. Lá pra dezembro vou ver isso. Nem que compre uma por mês :(.

Forte abraço.

Agora sem querer abusar, mas já abusando, gostaria de uma opinião: vi uma NVIDIA GeForce 8400GS 512MB DDR2 TV DVI PCI-E da XFX por R$220,00 e fiquei interessado. Sabem me dizer se esta PV é boa?

Como não jogo não preciso de uma placa de vídeo top, uma com 256MB ou 512MB já tá de muito bom tamanho pra mim.

Mais uma vez, muito obrigado aos dois.

Postado
Agora sem querer abusar, mas já abusando, gostaria de uma opinião: vi uma NVIDIA GeForce 8400GS 512MB DDR2 TV DVI PCI-E da XFX por R$220,00 e fiquei interessado. Sabem me dizer se esta PV é boa? Como não jogo não preciso de uma placa de vídeo top, uma com 256MB ou 512MB já tá de muito bom tamanho pra mim.

ja que você nao joga pode comprar sim!

E não se esqueça, essas memos ai de 533Mhz não merecem o seu PC (:

Leve um Kit de 2GB 667Mhz ou 800Mhz pelo menos cara... KINGSTON e CORSAIR são as melhores.

Postado
ja que você nao joga pode comprar sim!

E não se esqueça, essas memos ai de 533Mhz não merecem o seu PC (:

Leve um Kit de 2GB 667Mhz ou 800Mhz pelo menos cara... KINGSTON e CORSAIR são as melhores.

Valeu, Guilherme.

Me disseram uma vez que as memos de 667 tem maior possibilidade de over que as de 800MHz. É isso mesmo?

Grande abraço.

Postado

cara, sei n viu... o fsb do seu processador por defaul já é 333, sua placa-mãe tem divisores pra baixo??? sen só de ligar a sua memoria já estaria com over para 666... :bye:

Postado
Me disseram uma vez que as memos de 667 tem maior possibilidade de over que as de 800MHz. É isso mesmo?

Grande abraço.

edlopes, as memorias de 667Mhz tem maior possibilidade de over porque a maioria das placas mães tem suporte pra memórias de até 800Mhz... assim, você fazendo um over aumentando o fsb, o clock das memórias também sobe junto... e se você fazer um over numa 667, se ela nao impossibilitar que o processador suba o clock ela pode chegar até 800Mhz. Já a de 800Mhz não pode subir tanto, já que a mobo oferece suporte até os exatos 800Mhz!

abraço

Postado
cara, sei n viu... o fsb do seu processador por defaul já é 333, sua placa-mãe tem divisores pra baixo??? sen só de ligar a sua memoria já estaria com over para 666... :bye:

Então não preciso nem “queimar a mufa”, né? ;)

Valeu Rick.

[]s

edlopes, as memorias de 667Mhz tem maior possibilidade de over porque a maioria das placas mães tem suporte pra memórias de até 800Mhz... assim, você fazendo um over aumentando o fsb, o clock das memórias também sobe junto... e se você fazer um over numa 667, se ela nao impossibilitar que o processador suba o clock ela pode chegar até 800Mhz. Já a de 800Mhz não pode subir tanto, já que a mobo oferece suporte até os exatos 800Mhz!

abraço

Valeu mesmo gemendes, era o que eu suspeitava, as memos de 800MHz têm pouca margem de manobra em comparação com as 667. Você esclareceu e com isso me convenceu a comprar 667 (foi até bom porque são mais baratas :-BEER).

[]s

Postado

Com certeza vei. Fique tranquilo quanto a isso. :D

Mas, se for comprar mesmo os pentes, aconselho você comprar 2x 1gb ou 2x 2gb, pra fazer dual channel, assim, é melhor o desempenho... (você faz botando 1 memória no sLOT 1 e a 2 memória você bota no Slot 3...) ;)

valeu ;)

abraços

=D

Postado
Com certeza vei. Fique tranquilo quanto a isso. :D

Mas, se for comprar mesmo os pentes, aconselho você comprar 2x 1gb ou 2x 2gb, pra fazer dual channel, assim, é melhor o desempenho... (você faz botando 1 memória no sLOT 1 e a 2 memória você bota no Slot 3...) ;)

valeu ;)

abraços

=D

O lance do dual channel eu sei, e com relação a memos de 2GB eu, inclusive, já tinha namorado essa aqui: Markvision 2GB - DDR2 - 667 MHz - PC 5400 - 240 vias, por 244,00. Achei interessante já que com dois pentes eu teria 4Gb e seriam menos dois periféricos pra fonte alimentar. Como não sou um overclocker agressivo acho que as memos da Markvision dão pro gasto.

[]s.

Postado
Valeu mesmo gemendes, era o que eu suspeitava, as memos de 800MHz têm pouca margem de manobra em comparação com as 667. Você esclareceu e com isso me convenceu a comprar 667 (foi até bom porque são mais baratas ).

[]s

é... hehehe, sao mais baratas mesmo e c/ over chega nos 800Mhz se ela for boa de over...

frw

Postado

Por isso pegue um Corsair ou Kingston se queres atingir esse over com tranquilidade.

Se precisar de ajuda com preços se me procura que eu te direciono para os melhores.

Se eu falar aqui vou levar BAN (:

Abraço

Postado
edlopes, pegue 4x1Gb das memórias Value mesmo... Kingston 667Mhz de nº KVR667D2N5/1G e coloque as 4 em dual channel! :P

Foi o que fiz, gemendes, comprei quatro Kingston Value 667MHz e deixei a PV para o mês que vem.

Só não fiz over ainda porque estou vendo o desempenho do conjunto na configuração original. Falando nisso, o que vocês recomendam pra essa configuração? Dá pra passar de 3GHz?

Grande abraço a todos que ajudaram.

Postado

chega e passa dos 3Ghz! :D

o clock original é 2,66Ghz não é ?

não sei se a Asus Commando tem a mesma opção de overclock da P5N-E Sli, que tem a possibilidade de você "travar" o clock das memórias... assim você aumenta só o fsb (vai aumentar a velocidade do processador e das memórias também, pois quando o fsb é aumentando interfere no clock das memórias também)... aí quando você ver que não dá mais (se for fazer um over "extremo"), você trava o clock das memórias e veja se foi elas que impossibilitou o aumento do fsb... podendo subir um pouco mais ainda!!!

abraço

Postado

Tentei uma coisa leve e levantei só o FSB pra 350 deixando o processador com 2.8GHz, mas quando vi as temperaturas voltei pra 333. A temperatura dele aqui está em 32-24-28ºC (processador, CPU1 e CPU2) e quando fiz a alteração subiram pra 68-62-65ºC :eek:. Eu sabia que as temperaturas subiriam, mas não desse jeito. Fiquei desanimado.

Postado

Subiram demais mesmo... tu mexeu em voltagens?? Essa subida é MUITO estranha. Eu já subi o meu de 8x266 pra 8x333 e a temp subiu só uns 5 ou 6°C. E olha que meu cooler é UM LIXO...

Acho q sua medição não foi nas mesmas condições de operação. Provavelmente você comparou a temperatura de IDLE em STOCK com a temp de LOAD em OVER...

Postado
Subiram demais mesmo... tu mexeu em voltagens?? Essa subida é MUITO estranha. Eu já subi o meu de 8x266 pra 8x333 e a temp subiu só uns 5 ou 6°C. E olha que meu cooler é UM LIXO...

Acho q sua medição não foi nas mesmas condições de operação. Provavelmente você comparou a temperatura de IDLE em STOCK com a temp de LOAD em OVER...

Olá brsepultura,

Eu só alterei o FSB de 333 pra 350, mais nada. Não mexi nas voltagens porque só estava testando mesmo. Eu só esqueci de citar que essas temperaturas foram medidas pelo Everest sob o Vista Ultimate. As temps idle, em stock, ficam em 32-24-28ºC e por isso achei a subida com o over assustadora.

Quando fiz o over, pequeno, diga-se de passagem, só tinha instalado o KIS 7 (pra fazer as atualizações do Vista com segurança), os drivers da mobo, da placa de som e o Everest (que instalei justamente pra checar as temps), mais nada. Fiz a alteração, reiniciei e quando o sistema carregou e o Everest entrou vi que as temperaturas estavam quase chegando nos 70ºC. Fiquei com medo de danificar o processador e então reiniciei de novo a máquina pra desfazer o over. Vou tentar de novo, mas dessa vez com o XP pra ver se muda, pois sei que o Everest no Vista aponta temps mais altas mesmo, não sei porque.

Mas fiquei decepcionado com o E6750 e minha decepção começou logo ao instalar o WinXP, mas vou criar um tópico falando sobre isso, pois acho que aqui não é o lugar, mas o título será: “Pentium D950 x E6750: não se guiem pelo Tom's Hardware” ou “E6750, minhas primeiras impressões”.

Grande abraço.

Edu.

Postado

E6750 é um processador fantástico cara... muito mais frios do q os processadores de fsb 266 devido a g0, e aparentemente sao muito bons de over... ainda n tive tempo para tentar subir o meu, mas em breve devo tentar...

Qual a sua decepção com ele??? Achei um ótimo processador, principalmente pra quem não ta muito afim de over e quer um processador de clock alto em stock... porém parece q ele vai longe em over tb... o meu qro rodar 8*400=3,2ghz q ja ta bom demais... :bye:

Postado
E6750 é um processador fantástico cara... muito mais frios do q os processadores de fsb 266 devido a g0, e aparentemente sao muito bons de over... ainda n tive tempo para tentar subir o meu, mas em breve devo tentar...

Fala Rick,

Realmente, o E6750, em stock, é mais “frio” que o D950 e as temps de 32-24-28ºC (no máximo) confirmam isso. Meu D950 em stock ficava, em média, com 33ºC e com over (4GHz) ficava com 38ºC idle e no máximo chegava em 50ºC em full. Por isso me assustei com os quase 70ºC que o E6750 chegou quando passei o FSB para 350. Eu ainda deixei uns minutos pra ver se baixava, mas ela se manteve em 67, 68ºC, com picos de 69ºC, e então reiniciei a máquina e desfiz o over. Imagine se tivesse mexido nas voltagens. E olha que meu gabinete é um Chieftec BA-01B-B-B, cheio de espaço pro bichão evoluir.

Minha dúvida é que isso foi no Vista Ultimate e nesse sistema o Everest mostra temps mais elevadas mesmo (acontecia o mesmo com meu conjunto antigo) – não sei porque – e hoje vou tentar fazer a mesma alteração, novamente sem mexer nas voltagens, e entrar pelo XP pra ver o que acontece. E vou usar o Asus Probe II no Vista pra ver se as temperaturas se ficam diferentes do Everest.

Qual a sua decepção com ele???

Minha decepção foi porque achava que o E6750 seria muito mais rápido que o meu D950, até desligado, e desde a instalação dos dois Windows (que demorou bem mais que no D950) reparei que o desempenho não era isso tudo o que eu estava esperando, ficando bem próximo do D950@4GB e o que me deixou mais irritado ainda foi quando entrei na internet e vi que, alem do IExplorer demorar mais a abrir, as páginas estavam demorando demais a carregar, e meu Velox é de 8MB, e isso não acontecia com o processador antigo. Pra baixar as 97 atualizações do XP e do Office 2003 parece que levou dois dias e as 37 do Vista demoraram outro tanto. No quesito internet o meu D950 ganhou longe do E6750.

Quero ver quando instalar todos os programas que costumo usar (o que deixará o micro bem mais pesado) como ele vai se comportar. Eu também não fiz os ajustes finos no registro ainda, mas a primeira impressão não foi boa. Tanto no XP quanto no Ultimate.

Na minha cabeça o desempenho do E6750 seria algo como um “Pentium D de 5GHz” (eu sei, eu sei... não zoa) de tanto que ouvi dizer que os Core2Duo são mais rápidos que os Dual, alguns diziam exatamente o dobro de desempenho.

No Tom’s Hardware a diferença nos testes era cavalar entre os dois processadores, em todos os fóruns a galera dizia que os Core2Duo eram tão superiores aos Dual que eu já estava até pensando em arrumar uma corrente pra prender o gabinete na mesa pra que não saísse voando pela janela de tão rápido eu pensava que ele ia ficar, enfim, criei uma expectativa muito grande sobre o E6750 e os primeiros resultados não foram animadores. Mas ainda estou otimista com ele, de repente o problema é o Everest, sei lá.

...Achei um ótimo processador, principalmente pra quem não ta muito afim de over...

Ai é que está, Rick, eu estou muito a fim de fazer over nesse bichão. Comprei ele pra isso. Esse processador pede over. Eu já tava sonhando em jogar ele pra 4GHz (no mínimo uns 3,5GHz). Pra deixar em stock eu ficava com o [email protected] mesmo que tava bom pra cacilda.

Grande abraço.

Edu.

Postado

Se é pra over agressivo seria bem melhor você ter pego um 6600 q tem multiplicador mais alto... e tb memorias ddr2 800 pois ai você consegue 450~470 de fsb sem problemas... Sobre a temperatura ta muito estranho isso, pode ser algum bug com sensor, as Asus costumam ter isso, o sensor da minha P5K mesmo acho q n ta muito legal... dificilmente a temperatura vai qse triplicar (p n dizer impossivel) somente aumentando o vcore de 333 para 350...

Sobre a lentidão realmente n consigo entender, pois eu chego a te falar q o 6750 é melhor q o pentium D a "5,0" Ghz... e talvez bem melhor... você ta utilizando exatemente o mesmo sistema? só mudou o processador? Pois as vezes você pode ta achando q a culpa é dele e talvez seja de algum outro componente!!!!

:bye:

Postado

Então, Rick, quando troquei o processador, mobo e memórias aproveitei e formatei os HDs pra fazer uma instalação limpa. Estou com os Windows novinhos, pois ainda não fiz as alterações no registro pra otimizar os sistemas nem instalei os demais programas que uso.

Hoje vou tentar de novo, mas dessa vez vou alterar alguns ítens, como travar o Vcore em 1,35v, a freqüência do PCI Express em 100, o PCI Clock Synchronization em 33,33 e as voltagens das memos em 1,8v. E vou usar o TAT pra monitorar as temps em vez do Everest.

Eu cheguei a pensar que o problema era com o cooler, que ele não estivesse encaixado direito ou que tivesse exagerado na Artic Silver (coisa que duvido muito) mas se fosse isso as temperaturas em stock também estariam altas. A menos que as temps do E6750 em stock sejam 3, 4, 5ºC :D.

Na verdade eu não quero fazer um over muito grande, mas quero tentar levantar o FSB pra, pelo menos, 400. Já nem quero mais tentar colocar em 4GHz, pois já vi que nem com water cooler eu conseguiria isso, mas se der pra passar de 3GHz fico feliz.

Quanto as memos de 800MHz, eu peguei 667MHz justamente porque sempre ouvi que elas têm maior possibilidade de ajustes e que as de 800 já estavam perto do limite.

[]s.

Postado

O Vcore stock do E6570 é 1,25V e não 1,35V..

Qual era a sua Mb anterior? A Commando é P965? acho q sim... pode ser por isso então... eu tinha uma P5B deluxe e tb achava bem lento a instalação do windows... acho q isto se deve ao não suporte nativo ao DVD IDE... o suporte é feito pela Jmicron... bom n sei, é apenas achometro isso...

Não faz muito sentido isso sobre as memorias... pode até q ser q em porcentagem as memórias ddr2 667 vão mais longe, mas as ddr2 800 pelo menos a 800 tem q trabalhar e podem até ir mais longe... agora n sao todas as ddr2 667 q trabalham a 800 :bye:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...