Ir ao conteúdo

Detector de tensão alternada p/ aproximação

Paska

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Estou precisando de um circuito para detectar fios em eletrodutos de plásticos, dentro da parede. Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Obrigado.:D:D:D

Postado

Interessante mas complicado. Primeiro vai ter q descobrir qual o método a utilizar. Vou pensar em alguma coisa e se tiver uma ideia te digo...

• Membro VIP
Postado

Caramba!!! Nem me lembrava que tinha postado isto no 4shared. pensei que minha conta gratuita tinha sido encerrada por não fazer login a mais de 30 dias...

• 1 ano depois...
Postado

o circuito que nos interessa está completíssimo, e as explicações de montagem e funcionamente também, apenas não tem as figuras 2 e 3, sendo a figura 3 o desenho da placa e a figura 2 é provavelmente o posicional.

Postado
o circuito que nos interessa está completíssimo, e as explicações de montagem e funcionamente também, apenas não tem as figuras 2 e 3, sendo a figura 3 o desenho da placa e a figura 2 é provavelmente o posicional.

beleza intao vou tenta monta assim mess

tira so uma duvida minha....

o que é aquele '1', '8' e 'IC1'

valeu

Postado

Caro lucao,

Os numeros 1, 8 e IC1 significam:

1= Vcc (Alimentação do Circuito Integrado)

8= GND (Terra do Circuito Integrado)

IC1 = O próprio Circuito Integrado que é o 4049AE ou 4049UB

Abração,

R.Costa.

Postado

Amigo lucao35,

Não esquenta não!

Mas veja bem que na verdade não são utilizados 6 Circuitos Integrados!^_^

É utilizado apenas UM CI!;)

É que nos esquemáticos normalmente 1 único CI tem suas partes divididas para que a leitura do esquema se torne mais compreensivel e também seja menos "enrolado" desenhar o esquema utilizando um CI que possui varios pinos. Imagina quantos "fios"/conecções poderiam ter se mostrasse o ci por completo sem ter essas divisões?! Ficaria com certeza um tanto quanto complicado.

Então não se preocupa que apenas 1 CI é utilizado neste projeto!

P.S.: Como dica, quando olhar o esquema, focalize nao somente nos simbolos do tal CI, mas sim, nos NUMEROS que indentificam o que será cada PINO/"Perna" do CI!:D

Sucesso meu caro.

Abração,

R.Costa.

Postado

desculpe pela vergonha que passei....ahuahauahauah

mais agora ficou mais claro pra mim... valeu mesmo...

so uma coisa na minha cidade é meio difícil arrumar materais de eletronica...

que tipo de placas eu poderia encontra esse CI 4049??

eu também nao poderia ultilizar um outro inversor por exemplo um 74SL04??

Obrigadão, R.Costa, Abração

• Membro VIP
Postado

Não pode usar a linha 74.

Tem que ser da linha 40xx, pois deve ser CMOS pela sua alta impedância de entrada.

Talvez um 4069 funcione, mas a pinagem é diferente, pois ele só tem 14 pinos ao invés dos 16 do 4049.

Postado

pessoal nao quero atrapalhar mais eu nao testei mais o circuito integrado xx4017 usando apenas leds e sua entrada do pino de clock, e é claro a a alimentaçao uma bateria de 12 volts, pode ser bem sensivel para a corrente alterna se eu nao me engano

Postado

CPEXPERT... por favor seja mais claro no que quer dizer... sua frase é uma incógnita.

Está perguntando se o circuito não seria muito frágil para ser usado em corrente alternada? se for essa a pergunta, não, não é, pois o circuito não é alimentado com a corrente, ele apenas detecta a existência ou não de um campo eletromagnético induzido pela corrente alternada.

Postado

valeu ai galera pela ajuda....

vou ver intao se arrumo o 4017 mesmo também pela quantidade de pinos....

tenta procura ele em algumas placas ai...

onde sera mais fácil hem...

valeu, abrç galera

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...