Ir ao conteúdo

Qual nobreak (SMS, Enermax)?

seasonic

Posts recomendados

Postado

Ola,

Eu estou procurando um bom nobreak para alimentar minha fonte de PC de 650 W reais.

Eu vi que existem os nobreaks SMS de potencia 1400 VA: Manager III Senoidal, Net 3+ e Net 3+Expert. Eu vi também que existe um nobreak Enermax powerguard office 1300 VA.

Alguem poderia me indicar quais são os melhores nobreak vendidos no Brasil?

Antecipadamente agradeço,

Jean

Postado
Ola,

Eu estou procurando um bom nobreak para alimentar minha fonte de PC de 650 W reais.

Eu vi que existem os nobreaks SMS de potencia 1400 VA: Manager III Senoidal, Net 3+ e Net 3+Expert. Eu vi também que existe um nobreak Enermax powerguard office 1300 VA.

Antecipadamente agradeço,

Jean

Boa tarde, eu uso um TS Shara UPS Professional 1300VA.

Já tem modelos novos e só consultar o site.

http://www.tsshara.com.br/si/site

Inclusive, tenho o monitor ligado nele, videos, DVDs, impressora e etc.

Silencioso, 24 horas ligado (excelente).

• Membro VIP
Postado

Talvez isso eu não consiga te dizer, mas vou tentar te dar alguns dados que poderão te ajudar na escolha de um no-break adequado à tua necessidade.

1) A potência da tua fonte não é a melhor variável para ser considerada nessa hora. O ideal seria saber da tua fonte qual o rendimento típico, e da tua configuração (tua máquina) qual o consumo esperado. Colocando essa sua configuração, no site www.extreme.outervision.com, é possível se ter uma ideia do real consumo da mesma (dica para uso do site: http://forum.clubedohardware.com.br/como-faco-calcular/450715 )

2) Sabendo-se da potência real demandada pela sua configuração, por exemplo, 250 Watts, e de posse do rendimento de tua fonte, vamos supor 80%, é possível prever a demanda de energia. 250 / 0,80 = 313 Watts.

3) Deves colocar ai no teu no-break tipicamente o PC e o Monitor. O consumo de um monitor LCD de 17 Polegadas gira em torno dos 35 Watts.

Temos o consumo total dos itens que deverão ser ligados no no-break.

313 Watts + 35 Watts = 348 Watts. Como esses elementos provavelmente tem fontes de alimentação sem PFC ativo, vamos fazer a conversão Watts => VA utilizando um FP (fator de potência ) de 0,65.

4) A capacidade de fornecimento mínimo de energia de seu no-break deverá ser de 350 Watts / 0,65 => 540 VA => Arredondamos para 600 VA no mínimo.

Algumas considerações sobre o no-break.

Devo imaginar que você está decidido já em colocar um no-break. Isso não é ruim, é bom, mas também é bom você ficar sabendo de uma séria de conceitos e variáveis sobre o no-break.

1) Grande parte das pessoas que adquirem um no-break estão atrás de proteção para a sua configuração, por pensar que um no-break gera sempre uma energia limpa e sem disturbio nem interferências normais na rede elétrica. A verdade entretanto não é essa. Grande parte dos no-breaks, geralmente os mais baratos e acessíveis para nós usuários domésticos, não gera energia alguma enquanto a rede elétrica estiver presente. Ele somente deixa essa rede passar, para alimentar a sua configuração. Ao faltar energia na tomada da parede, o no-break inicia a geração de uma forma de onda quadrada, retangular ou senoidal pura, conforme sua capacidade de geração. A maior parte gera formas de onda retangulares e as chamam de quasi-senoidais, ou pseudo senoidais. Não são as formas de onda melhores para aliementar um PC. Não é nada aconselhável a colocação de qualquer espécie de transformador numa forma de onda dessas ai. Nem mesmo um PC se deveria alimentar com esse tipo de forma de onda, mas sim é tolerável para segurar a energia presente durante os poucos segundos que você tem para que salve seus aplicativos, feche e desligue seu PC. Voltando ao centro do assunto. Se você quiser proteção para a sua máquina, veja que seu no-break tenha internamente um bom filtro de linha e um supressor de surtos, pois esses elementos são os responsáveis para a proteção ao seu PC. A tarefa do no-break é a de gerar energia na falta da rede elétrica primária. Se ele não tiver coloque lá no início do sistema uma boa rpegua de proteção com esse tipo de arranjo...

2) A forma de onda da rede elétrica é a forma natural, senoidal. Se você puder fornecer ao seu PC uma energia sob forma de onda senoidal pura, como aquela da tomada, sempre é uma boa vantagem. Com esse tipo de energia não há nenhuma restrição em manter o PC alimentado pelo no-break.

Formasdeonda.jpg

3) Autonomia. O tempo que você pode ficar com seu PC ligado, após a queda da energia, com seu no-break gerando, se dá o nome de autonomia. Pode ser que você necessite somente daqueles pouco segundos ou minutos para fechar a aplicação e desligar seu PC. Pode ser também que você necessite ficar por um tempo maior com esse PC ligado, trabalhando mesmo com falta de energia elétrica. Para aumentar a autonomia de um no-break não adianta levantar a sua potência, há que aumentar a capacidade de energia armazenada nas baterias. É ai que entram as baterias externas. Grande parte dos no-breaks tem a capacidade de agregar baterias externas, geralmente automotivas (para baratear).

Eu não necessito de no-break na minha casa pois, em matéria de proteção, uso um filtro de linha com supressores de EFI/MFI, supressor de surto, e fusível rápido. Não uso estabilizador e na minha casa muito dificilmente falta energia. Se usasse não abriria mão de um bom no-break que tivesse geração de forma de onda senoidal pura, que tivesse potência suficiente para virar a minha config (PC + Monitor, e no máximo o modem Banda Larga) e, se necessitasse operar continuamente, que fizesse uso de baterias externas. Tai o modelo que eu compraria... http://www.imagemrio.com.br/descricao.asp?CodProd=27512

Ou esse ou algum semelhante, de outro fabricante, mas sempre sem abrir mão da gferação de forma de onda senoidal pura.

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...