Ir ao conteúdo

Projeto de Ventilação e Iluminação de Gabinete

tijolin

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera! Estou tentando bolar uma maneira diferente de refrigerar a minha máquina, pois do jeito que está não parece muito legal. Para se ter uma ideia, com a tampa lateral presente o termometro do gabinete (sei que não é lá grande coisa) chega a marcar 45ºC com temperatura externa de aproximadamente 28ºC. Com a tampa aberta, o termômetro marca 32ºC ou 33ºC nas mesmas condições climáticas externa.

Atualmente conto com um cooler de 12cm traseiro (que não serve pra quase nada), um lateral de 8cm e outro frontal com mesma dimensão. Coloquei um par de coolers de 4cm numa chapinha de alumínio para tentar esfriar o HD. Sem contar com o cooler original do CPU (nas condições extremas chega a 4600RPM com uma barulheira infernal), o original da placa de video e os dois da fonte (um pra dentro do gabinete e outro pra fora).

Bom, a minha ideia é a seguinte:

- trocar a fonte da CPU por uma Zalman de cobre;

- trocar o cooler de 12cm traseiro por um mais potente, já achei alguns no ML com quadro de alumínio;

- colocar um exaustor logo abaixo da placa de video;

- adaptar 2 coolers de 8cm no lugar das duas baias 5"1/4 restantes no gabinete;

No entanto, somar todas essas ventoinhas pode deixar o bagulho ainda mais barulhento. Como aqui na minha cidade ora temos temperaturas de 47ºC no verão e 0ºC no inverno, pretendo colocar interruptores para poder ligar e desligar alguns desses coolers quando achar que deve. Assim como ligar e desligar LEDs. A minha dúvida é: cortar ou ligar a corrente vinda da fonte com o PC ligado pode danificar algum componente (placa-mãe, HD, drives)? a adição dessas ventoinhas forçaria muito a capacidade da fonte?

Minha config:

- P4 631 3.0MHz, 2MB L2

- MoBo Asus P5ND2-SLI

- XFX 6600GT 256MB DDR2

- HD SATA Seagate 7200RPM 200GB

- Fonte Satellite SATA-545K8 400Watts reais

obs.: se ninguém souber responder, pelo menos dei uma ideia pra galera. abração.

• Membro VIP
Postado

Como eu faria, se fosse você.

Primeiramente a sua config é econômica e não demanda muita energia...Veja ai..

tijolin.jpg

Fontes com baixo rendimento significam grande aquecimento. Se tua fonte está jogando ar para dentro do Gabinete, pelo menos 1 fan, está errado. Ar de dentro da fonte é quente, deve ir para a rua...

Faria o seguinte:

1) Trocaria de fonte. Você deve buscar uma fonte com alto rendimento (baixo calor, baixo ruído, alta eficiência). Meu conselho. Espere voltar ao mercado a fonte Zalman ZM360B-APS. Essa é a fonte que vai segurar seu PC. Não vais ouví-la, não vais sentí-la (não aquece nada) e tem um único ventilador de 12 cm em baixo, tirando o ar quente que sobra da CPU e mandando-o para fora através da fonte.

2) Deixaria um fan no frontal do gabinete, puxando ar de fora para dentro. Usaria fans quietos como da série Amber da Akasa, com duplo rolamento, você não os escuta.

3) Deixaria o fan da traseira do micro, de 12 cm, tirando o ar que vem da CPU. Coloque ai também um fan de baixo ruído, de duplo rolamento, série amber.

4) Deixaria o fan de 8 na tampa lateral, ou, se possível fosse, o trocaria por um de 12 cm, silencioso também, colocando ar da rua para cima da CPU/Placa de vídeo.

5) Tiraria os fans do HD. Só fazem barulho, arrefecem muito pouco, com ar quente e leva para cima de seu HD tudo o que é possível de sujeira. Arranque fora. Esfrie seu gabinete e o HD também vai esfriar. HD´s podem trabalhar com 45º tranquilamente.

6) Arranque fora os exaustores abaixo da placa de vídeo. Eles não ajudam em quase nada, só fazem barulho. O ar quente sobe e não desce para sair por aquele exaustor. Feche todas as baias não usadas, na frente e também atrás. O ar deve entrar pelo fan frontal e pelo fan lateral...

7) Montaria todos os fans de gabinete com espaçadores para evitar o efeito sirene (um fan rodando próximo a uma grade). Veja ai no meu gabinete o que te falo... Pode fazer isso com arruelas, com um tubinho cortado de caneta bic, ou com um monte de outras improvisações. Não é necessário esse meio centímentro que a minha tem. Pode ser a metade disso.

LateraldoGabinete.jpg

Circuitodoar.jpg

Detalhe..

Detalhedefixaodofanparaevitarassovi.jpg

Com isso tudo dai tenho certeza que seus HD´s vão até pedir um casaco de tão frio que vai ser o interior de teu gabinete...

Abraço...

Postado

Bom dia! valeu pelas dicas Faller.

Quanto a fonte, eu não detalhei direito. Ela conta com dois coolers de 8cm. Um deles puxa o ar do gabinete pra dentro da fonte e o outro joga o ar pra fora. Da maneira como disseste.

Sobre esses coolers Akasa, parece que só encontramos no MercadoLivre. E lá, até que não está caro, duro é pagar o frete.

Mas a questão ainda é a seguinte: eu posso desligar coolers e leds que estão ligados na fonte sem danificar algo do gabinete?

Abs.

• Membro VIP
Postado
Mas a questão ainda é a seguinte: eu posso desligar coolers e leds que estão ligados na fonte sem danificar algo do gabinete?

Desligar leds da fonte pode sim. Desligar fans de dentro da fonte não pode não.

Postado
Desligar leds da fonte pode sim. Desligar fans de dentro da fonte não pode não.

Esses fans e leds os quais me refiro não pertencem a fonte; não estão dentro da fonte. Apenas utilizam a energia vinda diretamente dela pelos cabos de força do HD e drives de CD (aqueles de 4 pinos). Entende?! Pois a minha ideia é utilizar interruptores que cortem a corrente nesses cabos, impedindo que a energia passe para os fans e leds adaptados. Não sei se consegui explicar direito... Mas acho que é isso.

Abs.

Postado

Sem querer ser chato, mas esse ligar/desligar leds e fans o qual me refiro penso em fazê-lo com o PC ligado. Daí a minha preocupação quanto a placa-mãe, HD e drives, que recebem energia da mesma fonte.

Posso fazer isso tranquilamente então?

Postado

Valeu pelas dicas Faller! Vou procurar saber sobre esses fans Akasa. Talvez os busque em Curitiba, pelo MercadoLivre estão com preços altos, acho. 30 reais o de 12cm e 23 reais o de 8cm.

Abraços e fique com Deus.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...