Ir ao conteúdo

DVDRW deixa o PC lento...

BFalcon

Posts recomendados

Postado

E ae pessoal!!

Então, tô com um problemão! Sempre que uso o meu drive DVDRW, o PC fica lento! Seja para ler ou gravar CDs/DVDs... Se eu estiver ouvindo música, ela começa a falhar. No "Gerenciador de Tarefas do Windows", ali na parte de "uso do CPU", fica em mais de 50%!!!! O meu PC é um Core2Duo, com 2GB d memoria RAM, então isso n poderia acontecer d jeito nenhum.

O drive DVDRW tá ligado como Master na IDE0, já que meu HD é SATA. Já verifiquei na bios, no Gerenciador de Dispositivos, tá tudo instalado certo, Windows XP SP2 com todas as atualizações, enfim, o PC tá 100%!! O único problema é quando uso o drive.

Alguém sabe o que pode ser? Qualquer dica é bem-vinda! ^^ valeu!!

Postado

Elmo, valeu pela dica!

Mas então, eu já tinha visto sobre DMA em outro tópico e já tinha feito essa mudança. Fui no Gerenciador de dispositivos, e alterei para "UDMA se disponível", mas o modo de transferência sempre permanecia "PIO". Reiniciei a máquina e mesma coisa...

Mas, consegui resolver meu problema. A única coisa que fiz foi ligar o drive DVDRW na IDE1 (antes, tava ligada na IDE0). Não mexi no jumpeamento, configuração, bios, nada.. simplesmente mudei o socket IDE.

Será que pode ser problema físico? Porque eu verifiquei as configurações dos sockets e estão iguais! Então, como pode funcionar em um socket e não funcionar no outro?

Desde já, valeu!!

Postado

BFalcon,

Pode observar que a DMA dele está ativa agora... ocorre que, ao mudar de IDE, o drive que estava instalado pelo SO na IDE 1, ficou "perdido" por lá mesmo... ao colocar na IDE 0 um novo drive foi instalado e a recontagem de erros para mudar de DMA para PIO recomeçou (recomeçará quando encontrar algum erro de leitura)...

Além da dica anterior, você pode dar uma lida em: http://support.microsoft.com/?kbid=817472 que você entenderá melhor e poderá voltar também seu gravador para a outra IDE...

Postado

Elmo,

(resumindo) eu fui até a pagina da Microsoft e segui os passos de desinstalar o IDE secundário, aí quando reiniciou o problema foi resolvido....

sou novo no forum, mas sempre pesquiso nele para resolver minhas dúvidas...porém vi suas orientações sobre o esquema DMA e não consegui resolver...fica impossível assistir um simples DVD no computador.

o meu canal Ide secundário ainda aparece como modo PIO.

o que devo fazer? se puder ser bem detalhado porque nao manjo quase nada de computador, principalmente do hardware...

já tentei mexer na bios porém sem sucesso.:confused:

ah, na minha maquina 2 hds e 2 drives, sendo um de cdrw e outro de dvdrw.

Abraço e fico no aguardo :lol:

Hegon

Postado

hegonc,

Não entendi... o problema foi resolvido ou não ??? Entendi apenas que o problema de DMA foi resolvido mas você não consegue assistir DVD no micro...

Bem, micros antigos e pouco possantes, fica difícil... micros mais novos, sem uma boa placa de vídeo, também complica...

O problema da DMA é que as transferências entre os periféricos ocorre sem a intervenção do processador, quando ela está ativada... isso aumenta consideravelmente o desempenho do micro...

O esquema para ativar é o que escrevi... mas é interessante olhar a configuração da BIOS... em busca de algo como enable DMA, ou Auto, ou Enable 32 bits, tanto para os HD como leitores/gravadores... digo dessa maneira, porque cada placa mãe informa de um modo... configurando corretamente a BIOS, o ajuste via software é o que já escrevi...

Os drives da placa-mãe que devem estar em um CD que veio com ela, precisam ser instalados... o cabo de dados que liga a placa mãe ao HD e/ou gravadores deverá ser o de 80 vias...

Um teste que você poderá fazer eé inverter os jumps dos gravadores e a posiçao deles no cabo flat... sempre na ponta fica o Master e no meio o slave...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...