Ir ao conteúdo

Ajuda: Pentium D à 80-90ºC é normal?

jpbaiano

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Olha só, tenho um Pentium D (3.00GHz) e pelo medidor do Speedfan, ta fritando total! Em idle, a temperatura CPU nunca fica abaixo de 70º! E isso com a lateral aberta (sem a lateral)! Falaram que era a fonte, daí eu troquei a fonte por uma Seventeam 550W. Minha placa de video é nova, uma GeForce GTS 8800 320, será que isso influi?

Gravei um disco no nero e o PC chegou a 90ºC!!! Levei em um técnico e ele me disse que era o cooler do processador, mas, tipo, meu PC dá choque, pow! O gabinete é grandão, tá limpíssimo. O técnico ta querendo por um cooler AVC lá, genérico (link: http://www.rotsinformatica.com.br/product_info.php?cPath=52&products_id=658). Ta certo que moro no Nordestes, é calor, nao tem ar-condicionado em casa, mas mesmo assim ta bem quente isso, não?

Se´ra que é a tensão da rede elétrica? É mesmo o cooler?

Cara, to perdido. Se alguem puder ajudar, desde já, muito obrigado

Postado

Só pra completar: eu instalei um fan tirando ar quente atrás do micro e um outro jogando ar frio na frente! E mesmo assim, nao rolou melhora alguma...

Postado

bom, o computador normalmente desliga automaticamente quando a temperatura chega a 82ºC, se passou disso talvez possa ser algum problema na medição, tente usar outros programas, everest, asus probe etc...

se o gabinete ta dando choque, veja se a fonte ta normal e se não tem nenhum fio encostando no chassi. uma fonte seventeam não é vagabunda. talvez possa ser problema com a placa mãe, veja se os parafusos dela têm alguma arruela de borracha entre ela e o chassi do gabinete.

quanto ao processador, da uma limpada nele, compra uma pasta termica boa a base de prata e coloque pasta termica corretamente, veja também se o cooler está bem encaixado.

esse cooler ai da foto acho que é o mesmo que ja vem no box, é melhor juntar um pouco mais de dinheiro e comprar um cooler melhor, com 80 reais você compra um zalman 7700 al-***** que é muito bom

Postado

Amigos,

Desde que comprei (há quase 1 ano) o conjunto placa-mãe/processador/memória tenho enfrentado esse mesmo problema de superaquecimento.

Minha configuração: Placa mãe intel D945, Pentium D 3.2GHz, 1 HD IDE de 80G, 2 HDs Sata de 160G, Fonte de 430W RMS, 1G de RAM (533MHZ)

Verifiquei o cooler (desinstalei e reinstalei várias vezes), coloquei 3 ventuinhas (em várias configurações) etc e nada....nada resolvia o problema. A temperatura em idle ficava em 70 graus C (no windos e na bios), e quando executava processamento pesado (trabalho editando vídeos) a temperatura chegava a até 97 graus C (isso mesmo, não me perguntem como foi possível, por que o processador chegou a essa temperatura sem desligar, etc, bla bla bla).

Há 15 dias, quando já estava até pensando em comprar um water cooler (dado meu desespero, até porque peguei um trabalho pesado pra fazer) decidi remover o cooler e dar uma geral antes de tomar ações mais drásticas (e menos inteligentes).

Troquei a pasta térmica (pela branca que sei que é de pior qualidade do que a prata, mas era a que eu tinha...e além do mais a que estava antes era a prata) e dei uma geral. Mas, ao encaixar o cooler, tive certa dificuldade (como havia tido na primeira montagem) para apertar os 4 parafusos que prendem o cooler ao processador. Nesse momento percebi que a alavanca que trava o processador na posição correta estava um pouquinho torta pra cima (na posição travada) atrapalhando o contato da parte de cobre do cooler com a parte superior do processador.

Tomei coragem, peguei um alicate e desentortei a alavanca (suando frio e rezando pra que ela não fizesse "tec" e saísse na minha mão). Notem que, visualmente, era um desalinhamento milimétrico (quase imperceptível) mas que supus suficiente para prejudicar o contato físico entre o cooler e o processador.

Tiro e queda!! Quando liguei novamente o computador, me surpreendi com a temperatura em idle: não passa de 55 graus celsius! Os dissipadores (inclusive o do processador) não fica acima de 1000 RPM. Para teste, processei vídeos pesados e, mesmo com carga de trabalho em 100%, durante 3 horas de processamento initerrupto, a temperatura não passou de 65 graus (com as ventuinhas não passando de 2000 RPM.

Resumindo:

SOLUÇÃO: Desentortar a alavanca que trava o suporte metálico do processador (atrapalhando o contato físico entre a parte cobreada do cooler e o processador).

Não estou dizendo que isso vá resolver todos os problemas. Mas resolveu no meu caso, e procurando DESESPERADAMENTE em vários tópicos não encontrei nenhum que apresentasse essa solução (diziam que esse processador esquenta mesmo, que a ventoinha era de má qualidade, pra colocar mais dissipadores, trocar a fonte, etc). Espero poder ajudar àqueles que, como eu, estavam desespedos por uma solução.

Um abraço!

William

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...