Ir ao conteúdo

Minha dúvida GF 8500GT 512MB ou ATI 2600PRO 512MB?

Namor

Posts recomendados

Postado

Nenhuma das duas.

Recomendo ou pegar um modelo de 256MB de uma das duas (sinceramente não sei qual delas está melhor atualmente; tenho que dar uma pesquisada) ou então colocava uns 20~30 dólares a mais e pegava uma 8600GT.

EDIT: Ah, e o motivo é o seguinte: placas com 512MB de memória de video geralmente vêm com clocks mais baixos ou chips de menor qualidade, pra compensar o custo mais elevado dos chips de maior capacidade. Em alguns casos isso até abaixa o desempenho da placa de video.

E ainda que sigam os clocks padrão, 512MB só chegam a fazer diferença em resoluções mais altas e com filtros ativados, coisa que tanto a 8500GT como a HD2600Pro não aguentam bem; não pelas memórias, mas peo GPU. Por mais memória que tenha, não vai fazer muita diferença pra elas no final.

Postado
Nenhuma das duas.

Recomendo ou pegar um modelo de 256MB de uma das duas (sinceramente não sei qual delas está melhor atualmente; tenho que dar uma pesquisada) ou então colocava uns 20~30 dólares a mais e pegava uma 8600GT.

EDIT: Ah, e o motivo é o seguinte: placas com 512MB de memória de video geralmente vêm com clocks mais baixos ou chips de menor qualidade, pra compensar o custo mais elevado dos chips de maior capacidade. Em alguns casos isso até abaixa o desempenho da placa de video.

E ainda que sigam os clocks padrão, 512MB só chegam a fazer diferença em resoluções mais altas e com filtros ativados, coisa que tanto a 8500GT como a HD2600Pro não aguentam bem; não pelas memórias, mas peo GPU. Por mais memória que tenha, não vai fazer muita diferença pra elas no final.

deixa eu ver se entendi você acha q eu vou me dar melhor nos jogos q por sinal gosto de jogos em 1024x768 com uma 8600GT 256MB mesmo sendo mais cara q uma 8500 512MB?

é isso? me corrija se estiver errado.

Postado

Sim, qual o espanto nisso?

Vale lembrar que hoje em dia não se julga mais placa de video pela memória, mas sim pelo GPU e pelo "conjunto". Vou explicar em partes:

Estamos comparando dous GPUs diferentes: 8500GT e 8600GT

O GPU 8500GT está na fronteira entre os chips low-end (baixo custo) e mid-end (médio custo), então é naturalmente um GPU "fraco-mediano", com um bom custo-benefício.

O GPU 8600GT é da classe intermediária (mid-end), sendo o segundo melhor nesse segmento, na nVidia (atrás apenas do 8600GTS). É portanto um GPU voltado para entusiastas e gamers, naturalmente forte (acima dela estão apenas as High-end, feitas para profissionais ou entusiastas com muita grana no bolso :D )

Quanto à memória, nenhum GPU low-end ou mid-end consegue aproveitar 512MB de memória de video (nem mesmo a 8600GTS consegue). 512MB de memória só são úteis quando você usa resoluções de 1280x1024 pra cima, e com vários filtros (como AA) ativados; coisa que o próprio GPU não aguenta bem; em outras palavras, a memória vai ser suficiente, mas o GPU não. Apenas placas high-end (como as 8800 ou as HD2900) conseguem aproveitar mais de 256MB de memória de forma efetiva.

Além do mais, quando as placas usam 512MB de memória, geralmente possuem clocks mais baixos, pra baratear o custo final da placa (muitos fabricantes fazem isso). Isso torna a placa bem mais cara que a versão de 256MB e o aumento de desempenho é muito pequeno (às vezes pode haver decréscimo, dependendo da redução no clock das memórias).

Eu tenho uma 8600GT e rodo sempre a 1024x768. Ela só não atinge um desempenho maior por estar limitada pelo processador (Sempron 1.6GHz, clocks padrão), mas eu rodo BF2142, F.E.A.R e Fable em 1024x768 com AA em 4x. A 8500GT dificilmente vai fazer isso com uma taxa de quadros tão alta (Fable, por exemplo, crava o medidor nos 60FPS, isso porque eu deixo o Vsync ativado)

Postado

cara muito brigado mesmo lendo essa sua "aula" ^^ tomei minha decisão vou comprar a 8600GT 256MB acho q não vou me arrepender com ela ainda mais com um Athlon 64 x2 4400.

valeu mesmo cara

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...