Ir ao conteúdo

Desabilitar placa de vídeo on-board?

Tamanini

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Podem me tirar uma dúvida? Eu tenho a placa-mãe a7n266-vm com vídeo onboard nvidia e no caso precisei desabilitar a placa de vídeo. Para isso eu fui em "gerenciador de dispositivos" em "meu computador" e assim desabilitei(no caso "desativei").

A minha dúvida agora é, o micro continua utilizando a placa de vídeo? Eu apenas desabilitei alguns recursos da placa é isso?

Que diferença tem em desativar ao invés de desinstalar?

Obs.: Eu não coloquei nenhuma placa de vídeo off-board, apenas desativei para que um aplicativo que instalei rodasse normalmente.

Postado
Olá pessoal.

Podem me tirar uma dúvida? Eu tenho a placa-mãe a7n266-vm com vídeo onboard nvidia e no caso precisei desabilitar a placa de vídeo. Para isso eu fui em "gerenciador de dispositivos" em "meu computador" e assim desabilitei(no caso "desativei").

A minha dúvida agora é, o micro continua utilizando a placa de vídeo? Eu apenas desabilitei alguns recursos da placa é isso?

Que diferença tem em desativar ao invés de desinstalar?

Obs.: Eu não coloquei nenhuma placa de vídeo off-board, apenas desativei para que um aplicativo que instalei rodasse normalmente.

Na verdade você ainda ta usando o video on-board.. senão nem apareceria imagem no monitor.

Eu acho que o que acontece é que você esta usando o video em modo VGA (tipo um "Genérico").

Qual é o aplicativo que precisou que você fizesse isso?? (Não é normal isso, não deveria ter necessidade de utilizar esse artifício).

Postado

E por estar utilizando em modo VGA, ele consome menos memória ou desativa alguns recursos da placa onboard?

O aplicativo é o Empresário 3, que é utilizado para gestão da empresa, o software foi desenvolvido em VB6 c/ Access97. No caso, o problema é apenas na demora de adicionar produtos em um relatório. Demora em torno de 30 seg para adicionar e quando desativei a placa, ficou normal. As outras funcionalidades do aplicativo, como busca, cadastro, exclusão e bem como outros aplicativos, IE, firefox, thunderbird, office2003, corel11, funcionam normal.

Detalhe, esse problema apareceu quando resolvi instalar o winXP, pois antes estava com win98 e funcionava normal.

Postado
E por estar utilizando em modo VGA, ele consome menos memória ou desativa alguns recursos da placa onboard?

O aplicativo é o Empresário 3, que é utilizado para gestão da empresa, o software foi desenvolvido em VB6 c/ Access97. No caso, o problema é apenas na demora de adicionar produtos em um relatório. Demora em torno de 30 seg para adicionar e quando desativei a placa, ficou normal. As outras funcionalidades do aplicativo, como busca, cadastro, exclusão e bem como outros aplicativos, IE, firefox, thunderbird, office2003, corel11, funcionam normal.

Detalhe, esse problema apareceu quando resolvi instalar o winXP, pois antes estava com win98 e funcionava normal.

Se estiver em modo vga a tela quando você movimenta.. ela dá um efeito de "quebra" na imagem... eu pessoalmente acho detestável.

Tentou executar o programa em modo de compatibilidade??

Veja em "propriedades" no executável do programa.. lá tem pra executar ele em compatibilidade com o Win98, além de opções gráficas também.

post-7470-13884944678716_thumb.jpg

beleza?

Postado
Se estiver em modo vga a tela quando você movimenta.. ela dá um efeito de "quebra" na imagem... eu pessoalmente acho detestável.

Tentou executar o programa em modo de compatibilidade??

Veja em "propriedades" no executável do programa.. lá tem pra executar ele em compatibilidade com o Win98, além de opções gráficas também.

[ATTACH]54762[/ATTACH]

beleza?

Ok, nem sabia que o winXP tinha essa opção de compatibilidade, mas vou verificar, pois o win2k não encontrei essa opção.

Quanto ao problema da tela, está normal aqui. Só que agora o micro ficou uma carroça para trabalhar com ferramentas gráficas, como o CorelDraw.

Outra solução acredito que seria, comprar uma placa de vídeo PCI usada, correto? Apesar que deve ser caro, por ser PCI, pois a placa mãe não tem slot AGP.

Postado

ahaha que vida bandida ja trabalhei para a promisys dona desse empresario 3 ai,

ahuahuua

bom cara o empresario 3 utiliza recursos minimos de video então explica melhor esse problema ai pra gente entender.

Que pena q formatei um cd q tinha de todos os bugs q davam erros de dll incompativeis com programa de banco online ahuauhuha erros de relatorio, cara to até lembrando.

Cara explica ai o problema novamente.

Obrigado

Vou monitorar este topico para tentar te ajudar

Postado
ahaha que vida bandida ja trabalhei para a promisys dona desse empresario 3 ai,

ahuahuua

bom cara o empresario 3 utiliza recursos minimos de video então explica melhor esse problema ai pra gente entender.

Que pena q formatei um cd q tinha de todos os bugs q davam erros de dll incompativeis com programa de banco online ahuauhuha erros de relatorio, cara to até lembrando.

Cara explica ai o problema novamente.

Obrigado

Vou monitorar este topico para tentar te ajudar

beleza, Rafael.

O problema é na opção de procurar um produto, quando o usuário está lançando uma nota. Ele demora muito para enviar o produto que selecionei pela janela de "busca de produtos", para o grid da nota que está em outra janela. O restante das funções do empresário 3 funciona normal. Eu achava que o problema era memória, mas tudo funciona normal no aplicativo, até mesmo quando faço uma busca de cliente ou produto, é bem rápido.

Nisso bastou eu desativar a placa de vídeo, que a demora de 30s para adicionar um produto caiu para 3s. Antes a impressão que você tinha era que travava o Empresário 3 quando ia adicionar o produto.

Obs.: Isso só está acontecendo agora que instalei o winXP naquele micro, pois antes rodava normal com win98SE. Além disso, em outros micros(alguns com umas configurações de hardware mais recente) com win98SE, win2k e winXP rodam normal o aplicativo. Então acredito que seja alguma incompatibilidade da placa de vídeo com o Empresário 3.

Postado

Estranho cara, eu lembro que dava esse tipo de travamento pois havia muitos produtos na grade e com isso ele lia todos os registros fazendo assim uma busca eternamente grande e demorava muito tempo, mas nao parecia ser da placa e sim um prob no sistema do emp3 que fazia estes registros, faz o seguinte tente outro driver da placa de video para testar.

Postado

E onde posso encontrar outro driver? No próprio site da ASUS? O driver que instalei foi do cd da placa-mãe a7n266-vm.

E porque esse problema não ocorre em outros micros? Bem, de qualquer maneira outro driver pode solucionar, já que quando estava rodando win98SE, funcionava normal.

Postado

Bem, atualizei o driver da placa de vídeo, coloquei com compatibilidade para win98, mas nenhum dos dois adiantou. Continua o mesmo problema. O único jeito foi desativar a placa de vídeo. E realmente, quando desativo, fica esse efeito de quebra de imagem em certas partes de alguns programas, principalmente em ferramentas gráficas como o CorelDraw. No empresário 3, você percebe essa quebra no grid, ao ficar clicando ou arrastando a barra de rolagem do grid.

Postado

Fiz o teste. Achei que tinha funcionado, mas bastou eu reiniciar a máquina continuo o problema. Veio um rapaz do suporte do Empresário 3 aqui e atualizou para uma versão mais recente do aplicativo, mas tb não adiantou.

O jeito vai ser comprar uma placa de vídeo PCI usada.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...