Ir ao conteúdo

Formatar Hard disk para instalar windows XP

Origenes

Posts recomendados

Postado

Colegas,

Gostaria, que pudessem ajudar-me sobre os passos de como formatar um HD que tem instalado o sistema operacional windows XP. Preciso dessa informação, porque ficou infestado de virus e, então, preciso formatá-lo geral. Sei que existe a possibilidades de formatar com o Disco do Windows, mas, com este procedimento não se apaga tudo, ficam registrado as pastas dos usuarios da antiga formatação. Como proceder???

Gostaria de saber se é necessário formatar o disquete (sería em linguagem DOS format a: /s (para instalar o sistema operacional do DOS) para daí conseguir formatar o HD. Pois no windows, não consigo formatar o HD em que o programa está instalado

Postado

Origenes,

Se você está com vírus aos montes e com pressa, você deverá formatar o HD durante o processo de instalação do windows e perder tudo... caso contrário, você deverá remover todos os vírus e utilizar a opção RECUPERAR do CD de instalação para voltar a ter a máquina funcionando corretamente... mas, existe a chance de você não detonar um vírus qualquer e o problema voltar... disquete você vai precisar para instalar os drives de RAID, se o seu HD for SATA e em RAID...

Sobre vírus, sugiro postar na área específica do forum... cole em seu post o LOG do HIJACKTHIS para facilitar e adiantar a resposta...

Postado

Além de formatar o HD via programa instalador do windows XP, como mencionou o colega Elmo, voce pode formatar usando um disco de boot do windows ME por exemplo (baixe em www.bootdisk.com).

Aí voce dá o boot, entra no fdisk, exclui as partições existentes, cria outras, deposi formata com o comando format. É uam alternativa, porém as partições serão formatadas em FAT32. Depois se quiser converter paar NTFS pode fazer de dentro do windows.

Esse procedimento é para HD's IDE, se forem SATA esse disco de boot não reconhece.

Se o seu HD é grande, tipo aciam de 80 Gb, sugiro que faça uma partição paar o sistema operacionalk (tipo uns 20-25 Gb) e o resto para uma partição de dados, assi mse um dia der um pau, voce apenas formata a partição de sistema e deixa preservado os arquivos na partição secundária.

Postado

Pessoal,

Agradeço desde já, as respostas dos colegas que entendem muito de PC. As respostas foram satisfatórias, mas apesar de meu pouco conhecimento, não consegui realizar, algumas das indicações dos amigos. Por exemplo, acessei um site que continha o programa Boot98.exe (do windows 98) e salvei ele no disquete (drive a:), tinha a opção de executar o programa no dowload, achei que era a alternativa errada, portanto salvei-o. Ocorre que forçando a CPU, no boot acessar o drive a:, antes dela ler o HD, apareça uma mensagem que ela não reconhece o drive. Será que isto, tem a ver com a partição FAT em contrapartida do NTFS; Quando inicializo o PC com outro disquete formatado em DOS, ela reconhece, mas como tanto os programas Format, e Fdisk são externos ao command. com, não consigo fazer mais nada. Aquele que puder, ajude-me. Desde já meu Obrigado

Postado

Origenes, só porque o HD está infestado de vírus você não precisa formata-lo, passe um antivirus pelo boot através do DOS, se estiver conseguindo acessar o windows, instale o antivirus avast, agende um scaneamento por boot, o pc vai ser reiniciado e antes de entrar no windows o avast vai scanear todos os seus discos locais em busca de ameaças. Eu já fiz isso muitas vezes e resolveu, depois instala o programa Ad-aware 2007, scanea e remove todos os spywares, depois instale o programa CCleaner e exclua as entradas do registro defeituosas, pronto seu sistema está limpo, formatar só se algum vírus corrompeu uma arquivo do windows ou algo parecido, ou seja, só em último caso.

Postado

Caro Renware,

Antes de querer formatar meu HD, tinha instalado o Avast e o Adware, ambos nunca constataram qualquer infecção, mas o PC anda muito lento e travava, substituí-los pelo AVG antivirus e Antispyware, o antivirus demorou 16 hs rodando e encontrou 65 trojans e o Antispyware encontrou outros malwares. Acredite, preciso formatá-lo

Postado

Olha tem alguma coisa errada, você deve ter passado o avast desatualizado ou escolheu uma forma de scaneamento simples, o Ad-aware também, se você passa-lo desatualizado ele não vai achar quase nada, outra coisa o AVG é muito ruim, existe uma porção de trojans que corrompem ele impedindo de atualizar e muitas vezes ele fica inutilizável, ficar 16 horas scaneando é muito anormal, antivirus não demora tanto pra scanear um disco local, seu sistema deve estar super fragmentado.

Tome cuidado com o uso da internet, porque pra ter pego tanto vírus, você ou alguém que usa o computador deve abrir e-mails desconhecidos e entrar em sites errados, só se pega vírus baixando arquivos infectados sem saber na internet e por meio de unidades fisícas como disquetes, CDs, DVDs, etc.

Se você quer tanto formatar, coloque o CD do windows, formate e instale um novo sistema.

Postado

Sei que aqui não seria o lugar mais apropriado, porém como entraram no assunto não custa dar umas dicas para o colega que está com problemas....com relação aos virus, é bom ter uns 2 antivirus, não residentes ao mesmo tempo. fora os apywares, tipo spybot, arovax, spyware terminator, ad-aware.

E também firewall (zonealarm, sygate, etc).

Emails de desconhecidos não se abre jamais, de preferência exclui pelo webmail (página do browser).

Se entra em páginas de hackers cuidados com aquelas janelinhas que abrem, é bom ter um anti-popup (que não deixa aquelas janelinhas chatas abrirem).

Tem muitos virus que entram através de rotinas em Active-X, aí eu desabilitei no internet explorer esse recurso.

Se voce baixa arquivos atraves do emule, kazaa, etc, cuidado, por exemplo, com arquivo com terminação .mov, na maioria tem programas hackers embutidos. Arquivos compactados (rar, zip, etc)tb podem conter virus ou spywares.

Postado

Caros Colegas,

Obrigado pelas sábias dicas. Realmente, por compartilhar meu HD com meus filhos juvenis, tinha instalado programas como, emule e kazaa. Acredito que foi uma forma de ser tão facilmente infestado por virus e outros malwares. Para orientar-nos sobre qual site poderia ou não acessar. Instalei um aplicativo Mcafee siteadvisor, que informe on-line se o portal acessado pela internet é perigoso ou não.

Caro Renware, gostaria que você (se possível) informa-se-me, se ao re-instalar o Windows XP, como o cd de instalação eu poderia formatá-lo e se dados da antiga instalação poderiam ser recuperados. Pois o que pretendo é zerar de tudo. Isto é, começar tudo de novo (pois, se eu não estiver enganado, quando uma vez re-instalei com o cd do windows, ficou registrado alguns dados de antes da nova instalação.

Obrigados a todos que me ajudaram (tirando algumas dúvidas) e ainda me ajudam

Postado

Amigo tb tenho essa duvida....porque formatei meu pc e agora esta ipor do que antes.......o internet explorer ta muito ruim e o pc lerdo...( coisa que nunca foi)

quero formatar como o amigo disse total ZERAR tudo ...

dizem que tem um jeito de fazer isso formatando pelo DOS dando um comando la

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...