Ir ao conteúdo

Bandeja DVD-RW não pára

deluxdelx

Posts recomendados

Postado

Boa Noite! Tenho um drive de DVD LG HL-DT-ST DVD-RAM GSA-H22N e toda vez que ligo a maquina ele nao pára com a bandeja dentro dele. fecho a bandeja e ele abre de novo!! Abri ele e vi que quando fecho a bandeja o leito de disco, o LASER, não vai ler o disco, fica parado!! só quando eu empurro de leve a bandeja até o fim ai o carrinho do laser se movimenta e lprocura pelo disco|!! o que pode ser??

Grato!!

Adelmo

Postado

deluxdelx,

Se você desmontar ele, encontrarás umas micro-chaves que comandam o fim da abertura, fechamento e presença de mídia... deve(m) estar fora de posição ou com mal contato...

Postado

caro amigo, muito obrigado por me atender! fiz uns testes aqui e veja o q aconteceu:

1. retirei a tampa superior e a base; depois coloquei a midia e apertei o botão para a bandceja entrar e... ela volta a sair!

2. retirei a bandeja e apertei o botão para a bandeja entrtar(simulação, pois está sem bandeja). para o meu espanto... o leitor procurou a midia!

repeti estes testes por mais três vezes e deu ok!

recoloquei a bandeja e apertei o botão para entrar... nada! a bandeja foi ejetada de novo!!

o que pode ser?

Postado

deluxdelx,

Dê uma olhada e tente descobrir FIOS da placa lógica até o mecanismo da bandeja... devem ter fios que ligam algumas micros chaves... essas chaves são acionadas pelo mecanismo, para indicar a posição correta de fim de entrada, fim de saída e presença de mídia (pelo peso)... o problema é com essas chaves... ou quebradas ou com mal contato... faz muito tempo que não vejo uma unidade aberta e não sei como esse sistema evoluiu... onde ficam as chaves atualmente... mas elas continuam a existir...

Postado

Primeiramente, muito obrigado pelas dicas e pela atenção principalmente. Você foi o único que consegue me ajudar!:)

amigo, da placa logica para o mecabnismo da bandeja existem 3 pequenos cabos flat, um deles liga direto no leitor laser! nao vi nenhum fio! :(

Postado

deluxdelx,

Como eu disse antes, faz tempo que não abro um gravador/leitor... antigamente as micros chaves ficavam presas no plástico, próximas ao delocamento da bandeja... tem que existir alguma chave ligada ao mecanismo para indicar onde parar quando abre, fecha e presença de mídia (pelo peso da mídia)... vou perguntar lá no serviço e amanhã escreverei algo sobre isso, aqui nesse tópico mesmo...

Postado

deluxdelx,

Um amigo abriu um gravador de CD lá no serviço... desmontou quase totalmente... bem, nesse gravador tem uma chave que fica presa no plástico, entre a carcaça e a placa lógica, bipolar, com uma haste de uns 3 cm... a bandeja quando abre totalmente, uma trilha no plástico na parte inferior empurra a haste da chave em uma direção, sinalizando que abriu e então o motor de ejeção para... ao entrar, quando chega próximo ao final, a mesma trilha empurra a haste da chave em outra direção, sinalizando o final da entrada e para o motor... nesse gravador, ao entrar a bandeja, o LASER é acionado e, se houver reflexão, o gravador entende que está com mídia na bandeja... bem, entre a placa lógica e a carcaça de plástico saem uns fios que estão conectados no motor e na tal chave... se você desmontar, deverá encontrar algo semelhante... não obstante, ele me disse que já abriu um gravador e não tinha tal chave... a bandeja quando é ejetada, ao chegar ao final, trava o giro do motor e a corrente sobe... o sistema entende que chegou ao final... o mesmo para recolher a bandeja... não tem chave...

Faça uma verificação por ai que provavelmente você encontrará tal chave... sempre ouvi dizer que era micro-chave (pequena) e ví algumas, mas a que eu ví hoje era grande, maior do que 1 centimetro de lado...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...