Ir ao conteúdo

Corrente fluindo?

dForce

Posts recomendados

Postado

Cara! Pra que este circuito ?

Só nos 2 primeiros resistores já terá uma corrente circulante de 7,6A.

o de 0R56 dissipará uma potência de ~32,3W

o de 1,8R uma potência de ~104W.

O resto só vou comentar se me explicar qual é a finalidade deste circuito 'aquecedor'.

• Membro VIP
Postado
Poderiam me dizer se neste esquema a corrente criada no resistor de 1.8R fluiria do ponto A até o ponto B?

Não, A corrente que circula no resistor de 1R8 não vai do ponto A ao Ponto B, que aliás não é um ponto, são dois.

Postado
Cara! Pra que este circuito ?

Só nos 2 primeiros resistores já terá uma corrente circulante de 7,6A.

o de 0R56 dissipará uma potência de ~32,3W

o de 1,8R uma potência de ~104W.

O resto só vou comentar se me explicar qual é a finalidade deste circuito 'aquecedor'.

Estou tentando fazer uma fonte de corrente constante. (sei que deveria fazer com transístores mas estudei, estudei e não entendi bem o funcionamento deles, ao menos não os cálculos :() Mas ja cuidei do calor.
Não, A corrente que circula no resistor de 1R8 não vai do ponto A ao Ponto B, que aliás não é um ponto, são dois.
E se eu colocar os resistores depois da ponte retificadora e utilizar um diodo apontando para o positivo? (depois dos resistores)

Abraços ^_^

Postado

Se vocês repararem o os resistores de 0.56R e de 1.8R formam um divisor de tensão, logo a tensão no ponto B será igual à Tensão so o resistor de 1,8R subtraindo 1,2 volts que é a queda de tensão sobre os diodos.

e os dois diodos que estão na vertical estão sem função, se a ideia era fazer uma ponte retificadora ela tá ligada de forma errada.

• Membro VIP
Postado

Amigo dForce. Esse teu circuito ai se parece mais com o rascunho do inferno. Não sei onde queres chegar com ele, mas pelo que estou vendo não vais chegar...

Se a idáia era a de fazer uma fonte de corrente, volte para o transistor e entenda o circuito da fonte de corrente.

Pegando a primeira fonte de corrente que me apareceu, posto ai o circuito.

UniversalBateryCharger.jpg

Note que vou te explicar somente a parte da fonte de corrente, nada mais.

Sãoomente 4 peças, a saber

O led, o resistor de 12 ohms, o transistor BC 557 e o resistor de 1k2. Só.

O restante esqueça. Só coloquei ai por pura preguiça de desenhar...

Mentalize e se concentre no circuito.

Primeira parte. Um led e um resistor de 1k2 ligando esse led a o terra (negativo da fonte). Veja que o led está ligado lá no +Vcc, vamos imaginar 12 Volts. Nessa hora o led, que para convenção nossa será um led vermelho cuja tensão típica será de 2,7 Volts (isso é um dado de fabricação)

Nessa hora , em cima do led estarão 2,7 volts correto? O restante dos 12 Volts da fonte estarão sobre o resistor de 1k2 (12-2,7 = 9,3 volts sobre o resistor de 1k2)

A base do transistor está ligada na junção led com resistor.

Qual será a tensão ai, se for medida dese o terra, ou negativo da fonte??? 9,3 volts correto... Vb = 9,3 Volts

Se na base do transistor a tensão está em 9,3 volts, seu emissor, já que é um PNP, estará cerca de 0,6 volts acima... ou seja 9,3 + 0,6 = 9,9 volts correto???

Ora, se no emissor tem 9,9 volts e no outro lado do resistor de 12 onms tem 12 volts, qual a queda de tensão em cima do resistor???

12 - 9,9 = 2,1 volts, em cima de um resistor de 12 ohms => isso dá uma corrente de 2,1 / 12ohms = 175 mA correto???

E por onde irá passar essa corrente de 175 mA... pelo resistor, pela junção emisor coletor e pela carga que colocarmos entre o coletor do transistor e a terra. Independentemente da carga (quase) a corrente será de 175 mA, mesmo se você colocar o coletor do transistor na massa, no terra. A corrente ficará nesse valor... Por que??

É fácil de entender. Se a corrente quiser aumentar, a queda em cima do resistor de 12 ohms irá aumentar também, diminuindo a tensão do emissor do transistor. Como a tensão de base é sempre 9,3 volts, se a tensão do emissor tentar diminuir, a tensão emissor - base vai diminuir, cortando o transistor. Se cortar o transistor, para de passar corrente no resistor de 12 ohms... Então se a corrente no resistor de 12 aumentar, provoca a diminuição dessa mesma corrente. Ou seja, esse circuito ai busca o equilíbrio da corrente de saída do transistor em um valor de cerca de 175 mA.

Parece complicado, mas não é.

Dúvidas pergunte..

Abraço...

Postado

Encontrei um site que faz cálculos de transístores, porém apenas NPN, tentei algumas combinações e encontrei uma que daria certo:

cursourceow7.jpg

A tensão de entrada é 18.7V e a base de 12V ajustada por um regulador 7812, ja que pelo que consta a corrente da base é de menos de 200mA então ele suporta tranquilo.

Os resistores do coletor e emissor são respectivamente de 0.56R e 1.4R.

A corrente do coletor chega próxima aos 8A com uma tensão de aprox. 14.2V.

porém o problema do aquecimento permanece, sem falar que agora tem o transístor dissipando calor, é assim mesmo?

Site: http://www.bcae1.com/transres.htm

Ao contrário do esquema que o colega faller mostrou, um outro esquema no Wikipedia mostra uma fonte de corrente constante utilizando um transístor NPN, por isso decidi postar a imagem utilizando um NPN:

Const_cur_src_113.gif

Site: http://en.wikipedia.org/wiki/Current_source#Simple_transistor_current_source_with_LED

Esse circuito funcionaria?

Abraços ^_^

Postado

Eita... mas ai ela tá é fazendo um circuito estoura capacitores, o capacitor grande tem que aguentar mais de 50 volts se não vai arrebentar bem na cara.......

• Membro VIP
Postado

Ao contrário do esquema que o colega faller mostrou, um outro esquema no Wikipedia mostra uma fonte de corrente constante utilizando um transístor NPN, por isso decidi postar a imagem utilizando um NPN:

Const_cur_src_113.gif

Site: http://en.wikipedia.org/wiki/Current_source#Simple_transistor_current_source_with_LED

Esse circuito funcionaria?

Sem problema algum. Geralmente se faz fonte de corrente com PNP para colocar a carga contra a terra, o gnd. Veja que agora a sua carga está flutuando entre o +VCC e o coletor do NPN. Mas funciona sim.

Até é mais fácil de entender. Veja que o led estabelece uma tensão fixa (vamos supor um led VM com tensão característica de 2,7 Volts) na basae do transistor. A tensão no emissor vai ser de 2,7-0,6 = 2,1 Volts.

A corrente que vai circular na carga será de 2,1/R2. Só isso.

Quanto ao seu circuito anterior, tudo está correto e sim vai dissipar potência o transistor, os resistores, afinal é de 8A a corente que passa no transistor e a tensão VCE é de 2,84 Volts, confere. Ora 2,84 x 8,14A =23 Watts. É calor muito alto sem dissipador...

Não sei o que queres fazer. Quem sabe tu falas ai e a gente faz um circuíto juntos. Ai tu aprende..

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...