Ir ao conteúdo

Não liga mas rpm do cooler varia...

Slpk

Posts recomendados

Postado

Bom galera meu problema é parecido com vários outros aqui do fórum... O micro não da boot, apenas os leds e coolers ligam, a diferença é que a velocidade de rotação do cooler do cpu varia enquanto o pc está "ligado". Sempre que o pc era iniciado a velocidade do cooler ia para o máximo e logo após o beep ela diminuia, mas agora a velocidade vai ao max depois diminui, aumenta mais um pouco... enfim, ela fica variando o tempo todo.

Acho que o problema está na tensão que a fonte está fornecendo mas não tenho multimetro para testar, pensei também em algum capacitor na mb com mal contato... o que vocês acham?

Já dei clear cmos, desmontei tudo, menos o cpu, 2 vezes, liguei sem a pv, e quando liguei sem memoria o pc não deu nenhum beep:confused:

falou

Postado

Galera, ninguém tem ideia do problema? Vou comprar um multimetro para testar as voltagens/amperagens da fonte pra ver se tem algo anormal, apesar de eu ter verificado as voltagens pela bios pouco antes deste problema aparecer.

falou

Postado

Slpk... curioso o seu problema...

a primeira providencia q você deve tomar é, definir qual o item de hardware está ocasionando a paralização da sua máquina...

1)monte somente o essencial ( placa mãe, memória (1 pente somente) fonte e placa de vídeo)... devemos nos certificar de que o problema não envolve nenhum desse itens...

"liguei sem a pv"... nesse caso Slpk houve "bips de erro??"

"Vou comprar um multimetro para testar as voltagens/amperagens da fonte pra ver se tem algo anormal,"...

Lamento informar Slpk q determinadas "falhas" nas tensões de alimentação nãopodem ser detectadas com um "simples" multímetro, o correto é conferir com um bom osciloscópio...(tive um caso á pouco tempo que você poderia "botar a mão no fogo", pela fonte e no final, era a "dita cuja").

tente não se precipitar:), e faça um teste "somente com o essencial"..

poste os resultados... cj B)

Postado

eu já fiz estes testes, de nenhum jeito o pc liga...

só com pv e um pente de memoria (alternando os slots), sem pv, sem memo, sem hd...

se deixo sem a pv e/ou sem nenhum pente de memoria, acontece a mesma coisa, eu esperava algum bip de erro, mas nem isso:confused:.

só pra desencargo de consciencia fiz um teste de voltagens com um multimetro na fonte ta tudo ok

alem disso notei que o cooler do cpu não está variando a velociade como antes, acho que o liguei no lugar errado, vou confirmar isto e posto depois

valeu

Postado

Quanto a variação. da uma olhada se na parte lá pra ver as voltagens e temperaturas na bios para ver se não está abilitado aquelas opções de desligamento a tantos graus, tudo o que tiver lá desabilite, e a variação deverá sumir.

alem disso notei que o cooler do cpu não está variando a velociade como antes, acho que o liguei no lugar errado, vou confirmar isto e posto depois

valeu

Postado

Na bios tem essa opção se eu deixar tudo desabilitado o cooler do cpu fica 100% o tempo todo e isso é muito barulhento. a variação ocorre antes do boot, o pc nem liga... mas eu tentei colocar o cooler de cpu no conector de fan do gabinete e a variação de velocidade sumiu (ou está muito pequena).

Gostaria pelo menos que algum de vocês confirmasse (se souber, é claro) se o problema é na mb ou na fonte pois não posso ficar sem pc.

o meu voto é na mb pois se eu tiro a memoria ou a pv ela não emite beeps de erro...:huh:

falou

Postado
confirmasse (se souber, é claro) se o problema é na mb ou na fonte pois não posso ficar sem pc.

o meu voto é na mb pois se eu tiro a memoria ou a pv ela não emite beeps de erro...:huh:

falou

um detalhe Slpk, não são todas as mobos que possuem a característica de sinalizar falha quando na ausência das RAMs ( quando existe deficiência em algum banco, haverá a geração do código de erro correspondente, mas a memo deve estar presente no slot OK )

quanto á opinar sobre fonte ou mobo, sinceramente não podemos afirmar 100%, qual seria a responsável pela falha de funcionamento.

existem lojas que fazem "testes" em componentes de hardware, você poderia encaminhar a fonte e depois a mobo, para confirmar qual estaria defeituosa.

um forte abraço, cj B)

Postado
um detalhe Slpk, não são todas as mobos que possuem a característica de sinalizar falha quando na ausência das RAMs ( quando existe deficiência em algum banco, haverá a geração do código de erro correspondente, mas a memo deve estar presente no slot OK )

Ela sinaliza quanto a falta de memória pois antes dela parar de funcionar completamente eu fiz uns testes tirando as memórias e ela sinalizou com o bip, só não sei se o mesmo acontece com a pv mas ai não vem ao caso.

Eu pensei que seria a mb justamente pela ausência deste bip de erro, se antes existia e agora não o problema não pode ser a fonte, ou pode?:confused:

Sobre as lojas, não conheço nenhuma que tenha essa capacidade pois a maioria das lojas de "informática" que entro aqui tem funcionários despreparados e componentes antigos, mas vou dar uma olhada. Aliás, eu moro em salvador.

falou

Postado

Fiz duas coisas que não tinha feito antes:

- testei a tensão da bateria, estava em 2.88, parece normal;

- liguei a mb só com cpu e memoria fora do gabinete, talvez o gabinete estaria causando um curto na mb, não resolveu e parece que a variação do cooler do cpu voltou, quando liguei o rpm estava bem baixo, quase não se ouvia ruído, depois botei tudo de volta no gabinete e não mudou nada.

Tá difícil sem pc em casa, estava quase comprando uma mb quando vi que o rpm do cooler voltou a variar e a dúvida a respeito da fonte voltou...

Postado
Fiz duas coisas que não tinha feito antes:

- testei a tensão da bateria, estava em 2.88, parece normal;

- liguei a mb só com cpu e memoria fora do gabinete, talvez o gabinete estaria causando um curto na mb, não resolveu e parece que a variação do cooler do cpu voltou, quando liguei o rpm estava bem baixo, quase não se ouvia ruído, depois botei tudo de volta no gabinete e não mudou nada.

difícil sem pc em casa, estava quase comprando uma mb quando vi que o rpm do cooler voltou a variar e a dúvida a respeito da fonte voltou...

Slpk, dos males o menor, sou radicalmente contra a subistituição de qualquer item de hardware sem um mínimo de certeza , no entanto, no seu caso, aconsenharia a troca da fonte, independente de ser ela ou não (imagine você obter uma placa mãe e depois de pouco tempo ela vir a apresentar o mesmo sintoma??... e você descobrir que a fonte era, no final a responsável por "pifar" a mobo).

portanto subistitua a mesma (procure escolher um modelo de fabricante conhecido, uma sugestão é a série gamer da leadership) que apresenta uma excelente relação custo x benefício.

boa sorte, cj B)

Postado
aconsenharia a troca da fonte, independente de ser ela ou não (imagine você obter uma placa mãe e depois de pouco tempo ela vir a apresentar o mesmo sintoma??... e você descobrir que a fonte era, no final a responsável por "pifar" a mobo).

não entendi porque você escolheu a fonte, se eu trocasse a fonte e depois descobrisse que o problema era na mb? não seria a mesma coisa? pelo que eu entendi você ainda não tem certeza de qual componente é o problema, ou não?

eu escolhi a mb porque além de não ser de uma marca conhecida e respeitada, Chaintech, tavez esteja enganado, ela está comigo a uns 3 anos, já a fonte é nova e de uma marca bem conhecida, Vantec.

Slpk, dos males o menor, sou radicalmente contra a subistituição de qualquer item de hardware sem um mínimo de certeza

estou com uma certa "pressa" para resolver este problema porque estou com vários trabalhos da faculdade para fazer e sem pc em casa fica difícil e ainda não achei um lugar onde poderia testar os componentes...

Postado
não entendi porque você escolheu a fonte, se eu trocasse a fonte e depois descobrisse que o problema era na mb? não seria a mesma coisa?...
negativo... já que o custo da fonte seria inferior ao da placa mãe, e se tratando de "diagnóstico" por subistituição devemos sempre obter o item de menor valor...

"eu escolhi a mb porque além de não ser de uma marca conhecida e respeitada, Chaintech,"...

pouco conhecida ?...(talvez para alguns )... respeitada, bem ai Slpk, saiba que é difícil quem já não tenha tido oportunidade de ter uma CHAINTECH (não falsificada) e ter se admirado da qualidade que ela apresenta.

percebo que você está decidido a trocar a mobo (vou torcer para que você obtenha sucesso) forte abraço, cj B)

Postado

Não é que eu queira trocar a mb... é que acabei de comprá-la e já deu defeito assim, pra ter que comprar outra, dói no bolso. também, entre os mais baratos que achei, o preço é mais caro na fonte, veja os que encontrei:

Vantec ION2 460W (460W/Atx 2.0) - (a mesma fonte) R$ 263,35

http://www.newtechsp.com.br/site/produtos_detalhes.asp?id=183

CoolerMaster Extreme Power 550Watts (550W/Atx 2.1) - R$ 221,26

http://www.newtechsp.com.br/site/produtos_detalhes.asp?id=279

Fonte Huntkey GreenStar 450W Reais - LW-6450SG (ATX2.2 ) Mais

R$ 180,00

Thermaltake Pure Power TR2 W0070 430W Dual Fan - R$230,40

http://www.thermaltake.com/product/Power/TR2power/w006970/w006970.asp

Asus A8V-E Se (Via K8T890/AMD 64/PCI-E/Socket 939) BOX - R$164,69

http://www.newtechsp.com.br/site/produtos_detalhes.asp?id=277

as outras mb 939 (muito poucas) chipset via que encontrei estavam com preço a partir de R$ 220,00, com chipset nf4 são mais caras...

não sabia que a chaintech era tão respeitada assim, essa dúvida apareceu porque tive um problema com minhas memórias e quando a kingston trocou por outras novas eles falaram que elas não foram aprovadas para essa mb

cara agradeço muito pelo help q você ta me dando. :-BEER

Postado
Não é que eu queira trocar a mb... é que acabei de comprá-la e já deu defeito assim, pra ter que comprar outra, dói no bolso. também, entre os mais baratos que achei, o preço é mais caro na fonte, veja os que encontrei:

Vantec ION2 460W (460W/Atx 2.0) - (a mesma fonte) R$ 263,35

http://www.newtechsp.com.br/site/produtos_detalhes.asp?id=183

CoolerMaster Extreme Power 550Watts (550W/Atx 2.1) - R$ 221,26

http://www.newtechsp.com.br/site/produtos_detalhes.asp?id=279

Fonte Huntkey GreenStar 450W Reais - LW-6450SG (ATX2.2 ) Mais

R$ 180,00

Thermaltake Pure Power TR2 W0070 430W Dual Fan - R$230,40

http://www.thermaltake.com/product/Power/TR2power/w006970/w006970.asp

Asus A8V-E Se (Via K8T890/AMD 64/PCI-E/Socket 939) BOX - R$164,69

http://www.newtechsp.com.br/site/produtos_detalhes.asp?id=277

as outras mb 939 (muito poucas) chipset via que encontrei estavam com preço a partir de R$ 220,00, com chipset nf4 são mais caras...

levando em consideração as opções de fonte que você possui, de fato valeria mais arriscar na mobo ( aqui no Rio as fontes "genéricas" custão em torno de R$50,00 enquanto que as mobos variam a partir de R$135,00 pra + ). A "gamer" 600W que eu te indiquei esta por R$85,00.

a Asus que você cita seria uma boa opção .

vou continuar torcendo, um forte abraço, cj B)

• 3 semanas depois...
Postado

Bom,

comprei a ASUS a8v-se e o pc ta funcionando, to escrevendo isso por ele, mas tem um problema...

essa mb só tem dois conectores SATA e ela não reconheceu meu RAID, pra entrar na net to usando o ubuntu. eu instalei o xp num hd ide de 4GB q tava largado num canto, mas o raid não foi reconhecido tb. quero saber se tem um jeito de fazê-la reconhecer os hds e eu poder recuperar os dados.

vou ver se tem algum tópico falando sobre isso aqui no fórum, senão vou abrir outro e ver alguém se tem uma ideia do q posso fazer.

falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...