Ir ao conteúdo

Montando um rede para meu bairro via radio

beboso

Posts recomendados

Postado

Gostaria de montar uma rede via radio para atender meu bairro pois so usamos internet discada e nao tem o numero maximo de pessoas para o velox estar nos atendendo, como faço para poder ter internet de banda larga, perguntei algumas pessoas e me disseram qu poderia comprar uma banda de alguma empresa de telefonia e teria qu montar uma antena, gostaria de saber se esse e o caso.

Postado

beboso,

Primeiro, consulte a sua empresa de telefonia, para saber o local mais próximo do seu bairro onde eles conseguiriam instalar um link de 512 k., e que você tenha acesso a um imóvel desse local. É lá que vai ficar seu servidor, torre, e antena. Eu já montei antena de servidor em cima de hospital, de prédio de apartamentos, de caixa dágua, e também em torres. Lá nesse local, você vai ter uma antena, que pode ser setorial, desde que vai atender só o seu bairro, um modem, que a sua Cia. de telefonia vai fornecer, junto com o link, e um rádio para distribuição do sinal. Esse rádio pode ser tanto um Orinoco, como um Ovislink, que vai atender até uns 25 endereços com qualidade.

Em resumo, você vai gastar, só com o servidor, entre 10 e 20 mil reais, dependendo do que escolher. E depois os kit cliente, que vão ser instalados em cada ponto de acesso.

Assim, você pode criar um provedor de Internet, e auferir algum lucro disso, ou montar uma rede comunitária, que pertence a todos os interessados.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...