Ir ao conteúdo

Evercool ND20 - Qual dos quatro modelos !?

armojr

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, td bem !?

Minha dúvida é em relação ao modelo (tem quatro !)

ND20-C825ELA -> Ever Lubricate bearing

ND20-C825CA -> One Ball

ND20-C825BA -> Two Ball

ND20-C825SA -> Sleeve

http://www.evercool.com.tw/products/nd20-c825.htm

2. - Qual desses é o melhor e 'mais silencioso' ?:confused:

* Na especificação fala de níveis de ruído abaixo de 28 dBA, mas acredito haver variações de ruído entre esses 4 modelos ...

Agradeço pela atenção !

Abraço.

• Membro VIP
Postado

armajr

voce não cita em qual processador pretende instalar o cooler, mas se for em

algum "quentinho" é melhor pensar em outro pois já comprei um para usar em

um Duron 1800 e foi uma decepção, só me serviu para aproveitar a presilha,

que usei em um 21B que estava com ela quebrada, a ventoinha que instalei

em um gabinete e o dissipador, que está jogado na minha sucata até que eu encontre alguma utilidade para ele. Mas, se voce está decidido a compra-lo o melhor é pegar o C825BA - "two ball", que deve apresentar menor ruído e uma durabilidade maior, naturalmente em teoria.

Boa sorte

adcarvalho

Postado

Olá, adcarvalho !

Cara ... eu comprei nesse último sábado (06/10) o modelo com final (CA) One Ball. Só achei esse e um (SA) Sleeve. R$ 30,00 conto.

Só pude ver seu post hj (08/10) e confesso q fiquei surpreso ! O pessoal do fórum fala bem desse cooler :(

Bom .. meu Atlhon Thunderbird 850Mhz esfriou um pouco (uns 8 graus) e tá mais silencioso que o outro cooler q tava: (um Satéllite q parecia um avião !).

É .. na verdade, não é tão silencioso qto eu pensava, mas .. entre relação custo X benefício ... acho q tá bom.

Valeu cumpadi !

Abraço.

• Membro VIP
Postado

armojr

Na postagem anterior, como voce não especificou qual era seu processador, me referí a processadores "quentinhos" para dar minha opinião sobre esses

coolers (Evercool ND-20). Realmente seu processador não exige cooler de

grande desempenho para dissipar o calor gerado, no meu caso foi o Duron

1800, que gera muito mais calor e montado num gabinete desktop com uma

ventilação muito inferior a um de torre,com o ND-20 a temperatura ficou na faixa dos 46ºC em idle, já com um Akasa 785 a temperatura caiu para faixa

dos 40ºC, daí a minha decepção com o ND-20 da Evercool. Sinceramente

eu prefiro pagar um pouco mais e ter um produto de melhor desempenho.

Boa sorte

adcarvalho

Postado

Então cumpadi ... ae é que tá: meu processador tava trabalhando a 64º com o cooler anterior ... :eek:

Agora com esse da Evercool, baixou pra 54º ... mas pelo q você me disse, a faixa normal desses processadores é na casa dos 40 a 50, né !? Ainda mais q você disse q o meu processador não é um dos mais quentes ...:huh:

Ah ! quando coloquei esse cooler, vi q tinha dois 'selos' colados em cima do processador .. (aqueles selos retangulares q vem do Paraguai ..rs). Só q os selos estão em cima dos capacitores e não do dissipador ... Será q isso influencia !?

Tentei rancar mas fiquei com receio ... eles estão beeemm colados ! :huh:

Pode ser isto q está causando esta temperatura e altos ruidos do cooler, né !?

Aguardo seu help !

Abraço.

Postado

adcarvalho,

Os selos q estão colados são de um material "seco" (tipo um plastico ressecado q se espedaça quando se tenta tirar). Como você já sabe, o processador Athlon é todo cinza com um quadradinho de ~ 1 x 1 cm. Os selos NÃO estão colados nesse quadradinho (q é onde o cooler encosta): eles estão em cima dos pequenos capacitores da parte 'cinza' do processador.

Pude ver exatamente como é este selo, pois tenho uma memoria aqui q PC100 q deixei d fora. O selo tá escrito tipo: M INFORMATICA 01 02 e mais um monte de numeros.

Por enquanto, não vou mexer com o processador até seu post.

Obs: Temperatura atual: 57º C :eek: (Será q pode ser estes selos)

Caso seja ...: Como retirá-los, uma vez q eles são "secos" e bemm grudados !?

Abraço.

• Membro VIP
Postado

Drakan666

O selo da garantia pode estar afetando a leitura do sensor de temperatura,

ou seja pode estar levando o sensor a informar uma temperatura que não é

a real, só vejo um problema na sua remoção que danificar algum daqueles

componentes que ficam na placa, dentro do soquete onde está o selo. Se

o pc fosse meu eu tentaria a remoção, mas não recomendaria alguem correr

o risco. Outra coisa que vale lembrar é a ventilação do gabinete, pois não

existe cooler que consiga boa dissipação do calor se não receber ar fresco.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado

Valeu a atenção, pessoal !

Estou com receio d tentar retirar os selos. Não sei se posso tipo: raspar com a 'unha' (o material do processador parece ser bastante sensível). Talvez possa haver algum produto q auxilie ...

Outro incoveniente é q, com o aumento gradual da temperatura, o cooler aumenta os RPM (começa com 3325 e chega a 3443) causando ruidos maiores ... :(

O software ASUS PROBE da minha placa ASUS A7S-VM, não possui a função de diminuir a velocidade do cooler (como consta no manual !) :huh:

Meu gabinete é um da Satéllite 3 baias com uma fonte enorme q fica bem em cima do cooler a uma distancia de ~1 cm.

Abraço !

Postado
Valeu a atenção, pessoal !

Estou com receio d tentar retirar os selos. Não sei se posso tipo: raspar com a 'unha' (o material do processador parece ser bastante sensível). Talvez possa haver algum produto q auxilie ...

Outro incoveniente é q, com o aumento gradual da temperatura, o cooler aumenta os RPM (começa com 3325 e chega a 3443) causando ruidos maiores ... :(

O software ASUS PROBE da minha placa ASUS A7S-VM, não possui a função de diminuir a velocidade do cooler (como consta no manual !) :huh:

Meu gabinete é um da Satéllite 3 baias com uma fonte enorme q fica bem em cima do cooler a uma distancia de ~1 cm.

Abraço !

Acabou de apontar uma boa razão pra temperatura do seu processador estar tão alta.

E outra, esse selo se encontra em cima do processador? O die dele está completamente limpo ou você passou alguma pasta térmica antes de instalar o cooler em cima?

Abraços

Postado
Acabou de apontar uma boa razão pra temperatura do seu processador estar tão alta.

E outra, esse selo se encontra em cima do processador? O die dele está completamente limpo ou você passou alguma pasta térmica antes de instalar o cooler em cima?

Sim .. o selo se encontra "em cima do processador" (mas não está em cima do 'die'). Mesmo assim pode interferir !?

Raspei o 'chiclete' do cooler, limpei e passei pasta térmica no 'die' (conforme instrução de um tópico q vi neste fórum).

Abraço.

Postado

ok, o problema mesmo é o seu gabinete, a fonte fica mt emcima do processador e não passa ar direito, compra um gabinete de 4 baias que vai melhorar bastante

• Membro VIP
Postado

Drakan

Aos poucos o mistério vai se esclarecendo. Agora já sabemos que o gabinete

é de 3 baias, fonte vertical e que o cooler fica a 1 cm da fonte, de duas uma,

ou ele parte para a troca do gabinete como sugeriu (opção mais sensata ou

instala um cooler baixinho para afasta-lo da fonte e melhorar o fluxo de ar

para a ventoinha, pode seu um Akasa 795 ou TT Volcano 10+, isso ajudaria,

mas ainda creio que seria mais sensato trocar o gabinete. Tenho vários pc's

instalados em gabinetes antidos transformados para atx, Sempron 2200 @

1665MHz em gabinete de 3 baias, Duron 850 em gabinete de 2 baias, etc...

adcarvalho

Postado

adcarvalho e Drakan: Muito Obrigado ! :)

O problema maior 'realmente' é o gabinete: Estou trabalhando agora com ele aberto e com a fonte pra fora (diga-se de passagem: uma big duma fonte !).

Resultados:

- Velocidade do cooler reduziu uns 300 RPM;

- Temperatura abaixou mais uns 6º (48º full);

Obs: meu gabinete tem uma aparencia bacana, mas realmente não está nada funcional: já vi alguns gabinetes mais antigos de 3 baias q a fonte é menor e fica na parte superior horizontal, ou seja, não tampa o cooler ..:huh:

-> Vi uns tópicos do Gabriel Torres q ensina a fazer 'furos' na parte inferior da fonte, mas esse meu gabinete (Satéllite modelo: e-star) acredito ser mal projetado. :mellow:

Abraço !

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...