Ir ao conteúdo

Instalando um segundo HD USADO!

Gonzalo Salcedo

Posts recomendados

Postado

Fizemos upgrade para uma nova placa, no caso uma 775 ASUS P5VD2-VM.

Tinhamos 2 HDs IDE. Um deles esta instalado (quando formatei a particao C, instalando o XP, vi que o sistema formatou o IDE 0).

Acontece que quero colocar o 2 HD, q vai servir como HD de Backup. É um Seagate Barracuda 40Gb 7200. O HD esta particionado e possui todo o meu trabalho. O jumper (acho q o nome é esse) está no pino mais a esquerda.

Gostaria de saber:

1) Como faço para instalar esse HD como slave SEM PERDER O CONTEUDO, pois nao tenho backup e é material de trabalho (arquivos DOC q nao tenho como obter na internet).

2) A placa indica claramente qual é IDE0 e IDE1?

3) O jumper deve ficar na mesma posiçao que esta ou devo colocar em outro pino?

4) Como alterar as letras para D e E?

Grato.

Postado

Se o sistema operacional já está instalado em um HD e o outro tem seu trabalho e documentos, basta colocar o HD principal (que tem o sistema) como master na IDE primária.

O segundo HD pode ser colocado ou como slave na IDE primária, ou como master na IDE secundária. Pode colocar ainda como slave na IDE secundária caso queira deixar alguma unidade de dvd como master.

Aí escolha na BIOS para que o boot seja dado pela IDE 0 (que seria o master da IDE primária)...o HD slave da IDe primária seria o IDE1, o HD master na seundaria seria o IDE2 e o slave na IDE secundaria seria o IDE3.

Não tem erro, para não haver conflito, basta que não haja dois dispositivos com a mesma configuração na mesma IDE.

Postado

O fato do outro HD (o segundo, backup) estar também particionado, e a partiçao C ter windos e outros aplicativos instalados nao gera problema, certo?

De fato, era um computador jurassico e outro da idade medica, que estamos aproveitando HDs neste computador novo.

Ah, e com relaçao ao Jumper? porque esse HD era Master numa IDE Primária. Preciso mudar o jumper para outro pino ou posso simplesmente colocar do jeito q esta como Slave na Primária?

Agradeço pela rapida resposta e pela ajuda.

Abraço

Postado

Gonzalo Salcedo,

Se você tem apenas 1 HD na IDE primária e nada na secundária, nem gravador/leitor de CD/DVD, basta colocar o seu HD velho na IDE secundária... se tiver algo nela, você terá que mudar o JUMP ou do HD ou do Gravador... se você for colocar junto com o HD principal na IDE primária, você terá que mudar o JUMP de um deles E após, ajustar a BIOS para definir qual HD fará o boot...

Quanto a mudar de letras é fácil, mas acerte primeiro o funcionamento deles...

Postado

Oi, valeu as dicas, fiz e deu tudo certinho.

Como o HD de 80gb ta particionado em 2x40gb, queria formatar o slave, q ta particionado em 2x20g, pra ficar com duas unidades de dados de 40gb, sendo o slave para backup. Ele tem o XP instalado.

como faço para formata-lo?

Valeu as dicas. Abcs.

Postado

Gonzalo Salcedo,

Eu não entendi se você quer unir as duas partições de 20 em uma só e ficar com 40 GB nela... se sim, então você precisa "desparticinar" o HD...

você pode fazer isso, formatá-lo e mudas as letras via ~> Iniciar ~> Configurações ~< painel de controle ~> ferramentas administrativas ~> Gerenciamento do Computador ~> Gerenciamento de disco... utilize o botão direito do mouse...

Postado

É exatamente isso. quero pegar o slave, que tem duas particoes de 20gb, e fazer apenas uma, de 40gb, pra servir como backup do master.

a questao é que nao sei se essa formataçao é a partir do Master, que tem 80gb, ou se é feita direto no slave.

Como faço esse desparticionamento/formataçao do slave? E tenho q instalar algum Sistema Operacional no Slave, ou basta formatar e usar para salvar dados?

Valeu.

Postado

Gonzalo Salcedo,

Tome cuidado para não formatar/particionar o HD errado... iniciar ~> configurações ~> painel de controle ~> ferramentas administrativas ~> gerenciamento do computador ~> gerenciamento de disco ... "des"particione e formate o seu HD...

Postado

Antes de mais nada certifique-se de que no Hd de 40 Gb não tem mais nenhum dado que possa perder com uam formatação.

Aí voce entra no gerenciador de discos, clica em cima da partição e exclui, depois clica na outar partição e exclui. Aí vai ficar um espaço não-alocado, voce clica em cima dele e cria uma partição unica de 40 Gb.

Eu prefiro formatar HD's IDE via DOS, deixo só o HD em questão ligado, dou boot pelo disquete do windows mER aí entro no fdisk, excluo (ou crio) as partições , depois formato com o comando format.

Postado

Oi, queria tirar mais duas duvidas.

De antemao, agradecer pelas dicas e pela paciencia, deu tudo certo. Agora estou com 2 HDs, sendo um deles com 40gb para backup. Foi de grande ajuda.

Em virtude da minha ignorância, tenho duas perguntas:

1) onde acho na ***** do XP o comando para fazer um disco de boot? Pergunto isso porque instalei o spybot e o avast, e queria fazer um boot pelo disquete para poder escanear os dois HDs, pra ter certeza q nao tem virus nem na seção de inicializacao do HD. Acho que é o procedimento correto. Nao?

2) tenho uma webcam clone instalada. Instalei o driver correto. Quando usamos skype funciona ok. Mas quando clicamos em enviar imagem (minha irma esta em outra cidade, e seria otimo falar e ver ao mesmo tempo), o micro simplesmente reinicia, da um boot. E a webcam permanece ligada. Eu pensei q a placa q comprei seria suficiente para suportar transmissao de imagem pelo skype (é uma Asus, com Intel Dual Core (1.6x2) e 512RAM). É um 0problema de hardware, conflito da cam com o micro ou o que? Ah, como desligar essa webcam? Nao achei nenhum comando (sou uma anta mas ainda acho hahaha)

Fico no aguardo.

Abraços e muito obrigado

Gonzalo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...