Ir ao conteúdo

2 fontes queimadas...

kassio26

Posts recomendados

Postado

galera to com duas fontes queimadas eu nao entendo nada de eletronica eu iria jogar fora mas dai eu pensei em perguntar para vocês se serve ainda, pelo que eu dei uma olhada na primeira tinha 2 bichinho daquelas estufado e na outra tinha um estourado e tal... será que me serve ainda ???

Postado

Sim é os capacitores é porque eu nao lembrava bem do nome... enfim uma das fontes ta com apenas um capacitor estourado tipo ele deu pau, esfarelou e nao achei mais nenhum problema... tem os transformadores será que eles ainda servem ??? e já a outra ta com um bocado de capacitor estufado tem uns até grudado... coisa de louco xD. se caso isso nao ajudar muito eu providenciarei as fotos tudo bem... Obrigado

Postado

Amigo,esses capacitores estão estourados devido a algum problema no circuito da fonte.Geralmente eles estouram por uma sobrecarga nos seus terminais.Pode ser algum curto.Mais provendencie as fotos ok!

Postado

Amigão, de eletrônica eu não jogo nada fora, tudo serve, tudo é aproveitado e tudo tem conserto! só depende é saber se compensa ou não, valeu?

Postado

Amigo,o que vejo nessas fotos e que o componente com defeito ai(torrado praticamente)é o termistor.Ele faz parte do circuito de entrada da fonte,ele serve pra proteger os diodos retificadores ,capacitores....Ele deve ter queimado devido a algum pico muito grande de tensão.você usa estalibizador????Bem acredito que substituindo ele tudo se resolve,mais seria bom(aconselhavel) verificar os diodos,capacitores etc.. proximo a esse termistor.

Postado

O capacitor não queima ele estoura....

e pela foto parece mesmo um termistor tente substitui-lo....de um memo valor observado outra fonte, que tenho o mesmo termistor..

• Membro VIP
Postado

Eu ia te dizer que em fontes velhas, queimadas, sem uso, sempre se encontra alguns materiais úteis. Lembrei de te dizer para dar uma olhada no tópico de um colega nosso, lá na área de fontes, o Almeida Filho.

Ref:http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752

Ele ensina a fazer um filtro de linha com materiais retirados de fontes sem uso.

Desisti entretanto pois essa tua fonte ai da foto é "flor de genérica". Mais genérica impossível. Note que as peças que is te dizer para usar nem estão ali colocadas, veja lá, é o LF1. Deveria ser colocado ali um indutor de rejeição de modo comum. Trocaram por um par de jumpers... Veja o capacitor X, que no caso é o CX1, sumiu, Não existe...

Quer uma boa dica... Larga dessa fonte ai.. Ela poderá te ajudar muito mais assim como está (queimada) do que consertada arriscando a levar consigo, em sua segunda morte, mais algumas peças de seu PC. Fuja dessa fonte genérica, deixe-a no mundo dos explodidos...

Abraço...

Postado
Eu ia te dizer que em fontes velhas, queimadas, sem uso, sempre se encontra alguns materiais úteis. Lembrei de te dizer para dar uma olhada no tópico de um colega nosso, lá na área de fontes, o Almeida Filho.

Ref:http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752

Ele ensina a fazer um filtro de linha com materiais retirados de fontes sem uso.

Desisti entretanto pois essa tua fonte ai da foto é "flor de genérica". Mais genérica impossível. Note que as peças que is te dizer para usar nem estão ali colocadas, veja lá, é o LF1. Deveria ser colocado ali um indutor de rejeição de modo comum. Trocaram por um par de jumpers... Veja o capacitor X, que no caso é o CX1, sumiu, Não existe...

Quer uma boa dica... Larga dessa fonte ai.. Ela poderá te ajudar muito mais assim como está (queimada) do que consertada arriscando a levar consigo, em sua segunda morte, mais algumas peças de seu PC. Fuja dessa fonte genérica, deixe-a no mundo dos explodidos...

Abraço...

Em primeiro tem como voce me dizer pra que serve esse filtro de linha ??? e em segundo obrigado pela dica... mas eu tava pensando em usar aqueles transformadores para alguma coisa será que serve ??? tem 3 são 2 pequenos 1 medio...

• Membro VIP
Postado

O filtro de linha protege seu PC e demais equipamentos, de surtos de tensão, de espúrios elétricos, de ruído, existentes normalmente nas rede elétricas, derivados de chaveamentos de desligamento e ligamento de motores de alta potência, de dispositivos de solda elétrica e outros tantos equipamentos que compartilham com seu PC da mesma rede de distribuição. Ele se constitue básicamente de 3 princípios de operação/proteção.

- Para transientes muito rápidos ele deve possuir um bom filtro de linha, um passa baixa.

- Para transientes de média duração, um arranjo de varistores para absorver esses picos.

- Para transientes mais demorados, um fusível para abertura do circuito, protegendo os varistores bem como todos os seus equipamentos.

Dificilmente vais arrumar um uso para aquele tipo de transformador da fonte. São muito específicos.

Abraço..

Postado
O filtro de linha protege seu PC e demais equipamentos, de surtos de tensão, de espúrios elétricos, de ruído, existentes normalmente nas rede elétricas, derivados de chaveamentos de desligamento e ligamento de motores de alta potência, de dispositivos de solda elétrica e outros tantos equipamentos que compartilham com seu PC da mesma rede de distribuição. Ele se constitue básicamente de 3 princípios de operação/proteção.

- Para transientes muito rápidos ele deve possuir um bom filtro de linha, um passa baixa.

- Para transientes de média duração, um arranjo de varistores para absorver esses picos.

- Para transientes mais demorados, um fusível para abertura do circuito, protegendo os varistores bem como todos os seus equipamentos.

Dificilmente vais arrumar um uso para aquele tipo de transformador da fonte. São muito específicos.

Abraço..

Olá aqueles capacitores são uteis para mim ??? ou pode jogar tudo fora...

Postado

Eu descordo do amigo faller.A fonte pode ser uma porcaria mais serve pra alguma coisa,acho que vale a pena consertar pra aprendizado (se for o caso) e pra sei la cara usa ela em alguma outra coisa que nao seja o pc.

• Membro VIP
Postado
Eu descordo do amigo faller.A fonte pode ser uma porcaria mais serve pra alguma coisa,acho que vale a pena consertar pra aprendizado (se for o caso) e pra sei la cara usa ela em alguma outra coisa que nao seja o pc.

Uma fonte que não tem varistor, não tem capacitores de filtro, não tem indutores do filtro, tem fusível que na hora de proteger não abriu, tanto que o termistor teve que ceder, explodindo. Não tem nenhuma dessas proteções de propósito, não se preocupando nem com a qualidade da rede que deixa entrar, como com a quantidade de espúrios e ruído que gera e introduz na rede elétrica.

Acho que até posso concordar contigo na questão aprendizado, principalmente no tocante a lição primeira, "aprenda como fazer uma grande porcaria"..... Mas na hora de usar, só como peso de papel...

Abraço...

Postado

É amigo faller realmente,foram colocados jumper nos lugares com componentes citados por você.Mas acho que pra tirar peça ainda da ne???hehehhehehhe!!!!É amigo melhor condena essa fonte mal feita,usa pra tirar alguma peça.

Postado

Amigo, antes de mas nada, acho q como você não entende nem trabalha com eletronica, tomar muito cuidado com essas fontes, e depois e sempre bom guarda-las, q smpre depois precisamos d alguma coisa...!!!

• mês depois...
Postado

Pessoal, porque que esses capacitores estouram?

Devem ser de baixa qualidade e tal, mas digamos que fosse um top de linha.

Ele estouraria pelo calor, pela potencia máxima excedida, ou pelos 2? Se pelos 2: qual dos 2 mais influencia?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...