Ir ao conteúdo

Ativando o IDE Bus Mastering/UDMA no Windows XP

Thiago Vallotti

Posts recomendados

Postado

Quando eu tinha o Win 98, era simples ativar o UDMA, o disco rígido chegava à velocidades de 55 MB/s.

Mas recentemente instalei o Win XP no micro.

Percebendo que o disco rígido estava lento demais fiz um benchmark nele, além do lag absurdo na leitura (quase 1 s), a velocidade de leitura foi baixísima (quase 5 MB/s).

No setup da BIOS, as funções SMART e Ultra DMA estão ativadas, mas o XP não reconhece, e coloca no modo PIO.

Por favor me ajudem!

Placa mãe: PC Chips M756

Processador: P III 800 MHz / 100

Memória: 1 x DIMM 128 MB / 100 MHz

1 x DIMM 64 MB / 133 MHz

HD: Quantum Fireball 20 GB

Postado

Thiago Vallotti,

Para a UDMA funcionar você precisa utilizar um cabo flat de 80 vias e instalar os drives de sua placa mãe, que devem estar em um CD que veio com ela...

Postado

Obrigado Elmo!

Este cabo IDE que tenho já deve suportar UDMA, (está escrito no manual da MB e quando tinha o win 98, o UDMA funcionava normalmente)

Foi só por o xp que o bicho pegou.

E quanto ao cd de instalação da placa mãe, acabei emprestando e não me devolveram mais! Ninguém merece!

Até!

Postado

Thiago Vallotti,

Os HD são de UDMA 2 ou acima... as vezes 5 ou 6... acima de 2 somente com cabo flat de 80 vias... a sinalização que ele envia a placa mãe e sistema operacional (XP) poderá ser tratada por este de forma diferente do win 98... recomendo comprar um cabo de 80 vias e substituir o seu, se o atual for de 40 vias...

Quanto ao CD de drives, não esquenta... verifique no site do fabricante de sua placa mãe, baixe e instale... pelo menos você ficará com a versão mais atualizada desses drives...

• 6 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...