Ir ao conteúdo

Samsung 753v

Alexandre Ribeiro

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, faz tempo que não posto.

Bem, estou com um monitor Samsung 753v de 17" CRT (bem conhecido). Ele apresenta o seguinte problema:

Quando estou com ele desligado, no botão geral ou na tomada, para ligar preciso ficar insistindo ligando e desligando o botão para ele dar a partida, mesmo para entrar em modo standby. Depois que consigo que ele ligue, funciona tudo perfeitamente, imagem perfeita, não desliga nem apresenta qualquer outro problema.

O problema do botão primeiro pensei que se tratasse de capacitor, mas o próprio sintoma se mostrava aleatório, poderia dar a partida mesmo na primeira tentativa como em mais de 20, independente de estar ligado antes ou em repouso por horas. E depois de conseguir ligar, podia colocar ele em standby ou ligado a vontade que funcionava normalmente.

Verifiquei que não haviam capacitores estufados nem componentes seriamente danificadas a ponto de ser visível, a chave também está em perfeitas condições.

Bem, descrevi o problema para caso alguém tenha os mesmos sintomas e não saiba o que pode ser.

Pesquisei na internet e em um forum de eletrônica encontrei a solução, o componente da placa principal IC604, um regulador de tensão que recebe 13v da fonte e transforma em 5v para alimentar o circuito de partida do monitor causa esse problema quando alterado com o tempo.

Encontrado o componente defeituoso eis a questão, em suas inscrições está:

S78

DL95

M1

Gostaria de saber se é fácil encontrar esse componente e quais seriam seus substitutos.

Postado

Amigo,primeiramente,como sabes se este e o componente defeituoso,pela dica que encontraste????você testou pra ver se ele esta regulando a tensão??Testou se tem os 5v na saida dele???Outra coisa ,capacitor da fonte tbem costuma apresentar esse sintoma,e nao tem que estar estufado pra estar defeituoso,os capacitores perdem capacitancia ,e isso nao e visivel assim como tbem tem um aumento de sua esr conforme o tempo passa.Precisa antes testar se ha a regulagem de tensão atraves desse componente,e constando que nao ai sim ir atras do mesmo.Posta ai qualquer coisa

Postado

Olá. obrigado pela resposta. Eu já peguei esse monitor assim. Sei que não é capacitor pois o antigo dono já havia levado ele em um técnico e ele trocou o capacitor da fonte e o problema persistiu, ele não soube consertar. Peguei esse monitor em um rolo e resolvi procurar pelo possível problema. Postei mais como uma solução para quem está com o monitor no mesmo estado. Realmente não testei se o componente está respondendo direito, apenas que 13v chegam nele, mas nem sempre sai os 5v (fica em 0), mas como não sou técnico em eletrônica, apenas curioso, não sei se isso é normal, quando sai 5v ele liga.

Postado

Sim, testei ele no circuito mesmo, a maioria das vezes não sai os 5v, quando sai 5v, o monitor liga.

Não lembro se é permitido colocar link para outros foruns, mas não vejo mal nenhum:

Aqui está onde encontrei o mesmo problema, e pelo que vi o problema não é raro:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/monitor-defeito/229791/

Inclusive há o manual de serviço do monitor para download, pode ser muito útil para técnicos:

http://www.eserviceinfo.com/downloadsm/2079/Samsung_753DFX76DF753V753S76V76E.html

Não sou técnico, e tô fazendo uma coisa meio fundo de quintal mesmo, até porque técnicos por aqui costumam cobrar 50 Reais para um serviço simples, isso é quase metade do que um monitor com o tempo de uso como este vale. Daí prefiro fazer eu mesmo, me divertindo com isso. Claro que tomo todos os cuidados com a descarga de capacitores, já tomei uma "porrada" de um flayback para nunca mais.

Postado

Ta parecendo mais que o regulador está solto(solda fria) na saida....reforçe com estanho se não der resultado troque por um 7805 regulador positivo de 5 volts...

Postado

Olá pessoal.

CASO RESOLVIDO

O problema que eu tava meio que sem saco para comprar o regulador e fazer logo esse serviço. Então resolvi dar uma olhada nas minhas sucatas de informática aqui, eis que em uma fonte queimada encontro um 7805, retirei, testei e tava funcionando (normalmente esses reguladores são superdimencionados, como o problema foram os capacitores ele tava OK).

Muito bem, fui, retirei o S78 que tava lá na placa do monitor e coloquei o "novo" 7805 e pronto, problema resolvido.

A única dificuldade foi para encaixar as pernas do 7805 no local, pois o S78 é minúsculo, já o 7805 que eu tenho é enorme e com terminais bem largos, testei ele por um tempo, pois na fonte havia um dissipador nele, mas como a corrente é baixa, nem morno ficou.

Agradeço ao jorgeslopes e ao ISO9K principalmente pela dica do regulador a ser usado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...