Ir ao conteúdo

Over Core 2 DUO E6750 FSB1333

rcerdeira

Posts recomendados

Postado

Caros,

após muito tempo fiel à AMD, estou trocando minha máquina por um Intel. Minha configuração era a seguinte: Asus A8N SLI Deluxe / Athlon 64 X2 [email protected] (12x250) / 2GB DDR400 A-Data Vitesta (333 2.5-3-3-6 1T) / ATI Radeon X850XT PE / Seventeam 420BKV.

Agora estou com a configuração da assinatura, porém encontrei algumas diferenças para overclocar o processador e sincronizar as memórias. Por exemplo:

O E6750 trabalha a 2.66GHZ (8x333) a memória é DDR2 800 4-4-4-12, aparece um indicador de frequência da memória 1:1, o que significa?

Se eu aumentar o clock da cpu para (8x460) 3.68GHZ, preciso mexer na latência das memórias e também nesta frequência 1:1?

Este 1:1 significa que a memória utilizará o mesmo clock da cpu?

Dêem-me uma força.

Obrigado.

Postado

Sistema bem parecido os nossos.... 1:1 quer dizer q se você utilizar 460x8 a memoria ira subir para 920... você já conseguiu subir o FSB tanto assim? Aqui to tendo dificuldades pra passar dos 380... ele liga beleza, mas sempre da erro no Orthos... e n to muito afim de aumentar as voltagens... Depois posta como setou na bios ae, valeu :bye:

editing: Depois q postei aqui fui tentar brincar mais um pouquinho com o processador, e acabei conseguindo estabilizar com FSB 415 e VCore 1,3675 e o aquela paradinha pra diminuir o Vdrop ligada ai ficar 1,35V em load... nem tentei mais... ta muito bom assim.... rodou orthos por 20 minutos belezinha e antes n durava nem 10 segundos... temperatura máxima 51ºC... acho q ta bom né??? Depois vou deixar o orthos rodando por mais tempo... :bye:

Postado

Caro RickRibas, tudo bem?

Ainda não comecei a mexer com over, hoje estou instalando o XP do zero e haja atualização pra baixar!

Antes de começar, vou atualizar a bios, está disponível no site da Asus a versão 0505 last beta.

Uma coisa interessante que vi no link abaixo, é que, com as memórias nos slots pretos, se consegue um overclock maior que nos amarelos:

http://www.overclock.net/intel-motherboards/200365-asus-p5k-deluxe-important-tip-black.html

Comentário do fórum:

Black dimm slot = 625mhz 5-5-5-15 3-30-3-3-8 at 2.4v memtest able

Yellow dimm slot = 590mhz 5-5-5-18 10-42-10-10-11 at 2.45v semi stable in memtest

Huge difference!

Pelo sim, pelo não, fui no preto! :lol:

Postado

Eu to com a BIOS 0404 mesmo... a ultima sem ser beta... eu to ligado sobre isso das memorias... desde q comprei a MB tb deixei as memos nos slots pretos...

Instalar XP? Para com isso... mete um vista ae nessa maquina... :bye:

Postado

Comecei a brincar, meio na cega, mas olha o que consegui sem mudar as voltagens do processador e da memória:

CMOS 8

FSB SB 333

FSB Freq 440

DRAM DDR2-9** (não anotei o valor exato, mas ficou na opção 2, novecentos e alguma coisa.)

Latência 5-5-5-15 2T

Fiquei admirado com esta memória Transcend, comprei meio no escuro em função do Cas Lat. 4, mas acho que acertei na escolha sem querer!

3.52GHZ estável, rodei pcmark05 e o demo do doom 3, 2 vezes.

A temperatura máxima da CPU ficou em 41º e da MB em 45º (achei um pouco alta a MB, está normal?).

Na CPU uso um cooler Thermaltake Polo de cobre com controle de velocidade, pasta térmica AK-460, mantive a velocidade em 4.500rpm.

Vou deixar um tempo assim, para ver se a máquina mantem-se estável, depois vou tentar chegar aos 3.68GHZ (460x8). Aí acho que terei que suar um pouco mais.

O que você conseguir por aí, poste para trocarmos idéias.

Abraço, Rodrigo.

Postado

...não aguentei esperar, depois de ler o teste da AnandTech, mexi novamente nas configurações, ainda sem alterar as voltagens:

CMOS 8

FSB SB 333

FSB Freq 460

DRAM DDR2-1015

Latência 5-5-5-15 2T (Tentei colocar 4-4-4-12, mas ao reiniciar a máquina apareceu pontos tracejados na tela, então voltei e ficou estável.)

3.68GHZ, temperatura máxima da CPU 44º, MB 45º (está normal a temperatura da MB?)

Abraço, Rodrigo.

Postado

Está um pouco alta a temperatura da Mb... o q você quer dizer com "ainda sem alterar as voltagens" ??? Quer dizer q ta em AUTO??? Se tiver em auto, o Evereste, PROBE, CPU-Z, etc e ve em qto ta o Vcore do seu processador, pode estar bem alto amigo... melhor mesmo é fixar um VCore e ver se estabiliza... :bye:

Postado
...não aguentei esperar, depois de ler o teste da AnandTech, mexi novamente nas configurações, ainda sem alterar as voltagens:

CMOS 8

FSB SB 333

FSB Freq 460

DRAM DDR2-1015

Latência 5-5-5-15 2T (Tentei colocar 4-4-4-12, mas ao reiniciar a máquina apareceu pontos tracejados na tela, então voltei e ficou estável.)

3.68GHZ, temperatura máxima da CPU 44º, MB 45º (está normal a temperatura da MB?)

Abraço, Rodrigo.

Fala Rodrigo,

Cara, fiquei com inveja. Tenho um E6750 + Commando e o máximo que consegui subir até agora foi levantar o FSB para 390 deixando o processador com 3,13GHz. Quando tentei levar o FSB pra 400 não deu nem vídeo, tive que dar um Clear CMOS. Detalhe: fiz essas mudanças no FSB sem mexer nas voltagens.

Acho que a diferença está nas memos já que as minhas são 667MHz.

Grande abraço.

Edu.

Postado

Caros RickRibas e Edu, beleza?

...então, verifiquei as voltagens com o CPU-Z 1.41 e PC Probe e estão assim:

CPU 1.43v, Memórias 1.8v (Segundo o fabricante, as memórias são de 1.85v).

O sistema está estável e a temperatura máxima da CPU, chega à 44º.

Acho que está excelente, tendo em vista que meu AThlon X2 4800 com alteração de tensão para chegar aos 3.0Ghz, batia 59, 60º em Full, cooler a 6.000rpm.

Tentei manipular as voltagens, comecei com 1.40v na CPU e fui subindo até antes dos 1.43*, também tentei subir as memórias para 1.9v, diminuir novamente a latência para 4-4-4-12, e testando...

Resumo das várias tentativas, o Windows não startava mais, teve um momento que nem a bios entrava, ficou a tela preta e achei que ia ter que fazer o clear na bios. Desliguei a máquina, fumei um cigarro :huh: e quando startei novamente a bios deu sinal de vida e entrei, deixei as voltagens em auto e tudo voltou a funcionar!

Um a coisa que deixei em Auto, foi o FSB Strap, tinha setado à 333 e coincidência ou não, a temperatura da MB diminuiu de 2 a 3 graus, batendo máximo de 43º. Ou tô viajando e a noite de Brasília estava menos quente, heheh, pode ser! :lol:

Edu, estes processadores estão me surpreendendo bastante, acho que realmente são as memórias que estão limitando seu over.

Já tentou diminuir o clock delas e ir aumentando devagar o da CPU, para ver até onde vai?

Abraço, Rodrigo.

Postado
Edu, estes processadores estão me surpreendendo bastante, acho que realmente são as memórias que estão limitando seu over.

Já tentou diminuir o clock delas e ir aumentando devagar o da CPU, para ver até onde vai?

Abraço, Rodrigo.

Então Rodrigo, como disse antes ainda não mexi em configuração nenhuma além de setar o PCI-E em 100MHz, o PCI Clock em 33:33MHz e as memos em 667, o resto deixei em Auto. Sei que a tensão máxima do E6750 é 1,35v e das memos é 1,8v, mas tenho dúvidas sobre os outros valores e gostaria de ver se algum colega daqui pode me dar uma luz:

Spread Spectrum: o que é isso? Posso desabilitar?

FSB Termination Voltage:

NB Vcore:

DDRII Channel A REF Voltage:

DDRII Channel B REF Voltage:

DDRII Controller REF Voltage:

SB Vcore:

SB Chipset Voltage:

ASUS C.G.I.: posso desabilitar isso?

Static Read Control: posso botar Faster?

Desde já, muito obrigado.

[]s a todos.

Edu.

Postado

Spread Spectrum: Disable

FSB Termination Voltage: Auto

NB Vcore: Auto

SB Vcore: Auto

SB Chipset Voltage: Auto

Static Read Control: Disable

Tenta setar assim... td q é spectrum desabilita, nem sei pra q serve, mas sei q n vai bem com overclock... :bye:

Postado

...só um detalhe, segundo os benchmarks e comentários que li, inclusive este da XbitLabs, o DRAM Static Read Control habilitado melhora a performance das memórias.

XbitLabs:

"Enabling DRAM Static Read Control increases the memory controller performance; disabling – decreases."

Edu, teste no benchmark de memória do Everest, as opções do Static Read Control da sua placa e veja se há ganho de performance.

Na P5K DLX, as opções são somente 'auto', 'enable' e 'disable'.

Postado

Olá pessoal,

É, acho que meu problema são as memos mesmo. Ontem tentei outra vez levar o FSB pra 400, mas dessa vez setei o Vcore em 1,35 e as memos em 1,85v. Novamente não deu nem vídeo e tive que dar um Clear CMOS. Consegui levar pra 397MHz (over 2,9GHz – 19%) e até ficou legal, com temps 35-24-15-18ºC (mobo-processador-CPU1-CPU2) em idle. Não fiz teste de stress, mas no SuperPI de 1M (fiz em 16s) as temps foram no máximo pra 35-28-22-25ºC.

Não vou forçar mais porque não quero ficar mexendo nas voltagens e também porque o ganho de desempenho será ínfimo. Com o processador em stock o SuperPI também fica em 16s e com esse over o tempo ficou na mesma, então não vejo grande vantagem em tentar subir mai. Detalhe: com o Pentium [email protected] eu fazia 19s no SuperPI, bem acima do E6750 em stock.

Quando trocar minhas memos pelas de 800MHz e mais a VGA vou tentar de novo, mas por enquanto vou deixar assim mesmo ou até abaixe o over pra 3.0GHz.

Obrigado a todos que colaboraram comigo.

Grande abraço.

Edu.

Postado

Pessoal, tudo bem?

Alguém já usou Ntune para aumentar o fan da vga 8800 GTS?

O fan opera à 60%, queria passá-lo para 80%, pois aqui a temperatura chega à 78º em full!

O que acontece é que quando seleciono a opção de temperatura no Ntune, ele trava e quando vou no gerenciador de tarefas, aparece que ele não está respondendo, tenho que finalizá-lo na mão! Já desistalei e re-instalei e não entra nesta opção!

Tentei tb com o Rivatuner, porém o PC Probe da asus simplesmente despirocou, mostrou a temp da MB 169ºC!!! Aí desistalei!

Se souberem alguma dica, me passem. Obrigado!

Abraço, Rodrigo.

Postado

Olá pessoal...

rcerdeira possuo praticamente a mesma config ki a tua, porém meu processador é um E6850.

se não for muito dificultuso para voce, sera que voce poderia me falar o que voce aumento, o que voce diminuiu, o que voce desabilito, o que voce habilito na bios?? :lol:

de repente voce tem um Doc ai nu teu pc com tudo anotado rsrsrsrsrs

ai voce poderia mi manda... ^_^

abraçoss!!

Postado

Tem um tutorial muito bom de over na p5k... da uma procurada no google q você acha fácil... só q é em inglês... outra coisa é bom dar uma estudada sobre o over... ir desabilitando/habilitando porque alguem fez assim n funciona... cada pc é um pc... :bye:

Postado

Heheheh, pode deixar, vou preparar um dossiê! :lol:

Thiago, na verdade o esforço foi bem menor do que eu imaginava, pois na minha configuração anterior (Athlon 64 X2 4800 939), deu bem mais trabalho pra chegar aos 3.0GHZ.

Primeiro, sempre lembrar dos cuidados de praxe, pasta térmica de qualidade, cooler de cobre (espelhado de preferência) e um bom conjunto de memórias, pois quando o processador é bom de over, o grande limitador geralmente são as memórias ou a própria MB, o que não é o caso do nosso conjunto (P5K + Conroe)!

Então vamos à configuração:

JumperFree Configuration Settings

AI Overclocking: Manual

CPU Ratio Control: 333

(Tente primeiro em AUTO, pois este valor está diretamente relacionado com o over, frequências, (1:1), (5:6), Etc. Cada uma delas trabalho com um conjunto de combinações)

- Ratio CMOS Setting: 8 (No meu caso, no seu deve ser 9)

FSB Frequency: 460

PCI-E Frequency: 100

DRAM Frequency: DDR2-1015? (è a segunda opção, não me lembro do valor exato, no Everest Ultimate a memória aparece como DDR2-1100)

DRAM Timing Control: Manual

CAS# Latency: 5

RAS# to CAS# Delay: 5

RAS# Precharge: 5

RAS# Activate to Precharge: 15 (diminui a latência da memória que é por default 4-4-4-12)

TWR: AUTO

TRFC: AUTO

TWTR: AUTO

TRRD: AUTO

TRTP: AUTO

DRAM Static Read Control: Enabled

(Tente primeiro estabilizar o over, depois habilite esta opção para ver se continua estável. Melhora o desempenho das memórias!)

Transaction Booster: AUTO

Clock Over-Charging Mode: AUTO

CPU Spread Spectrum: Disabled

PCIE Spread Spectrum: Disabled

CPU Voltage: AUTO

CPU Voltage Reference: AUTO

CPU Voltage Damper: Enabled

CPU PLL Voltage: AUTO

DRAM Voltage: AUTO

FSB Termination Voltage: AUTO

North Bridge Voltage: AUTO

North Bridge Voltage Reference: AUTO

South Bridge Voltage: AUTO

Advance CPU Settings

CPU Ratio Control: Manual

- Ratio CMOS Setting: 8

C1E Suppport: Disabled

(Quando "Enable" o clock varia de acordo com a necessidade. Pode atrapalhar em over!)

Max CPUID Value Limit: Disabled

Vanderpool Technology: Disabled

CPU TM Function: Disabled

Execute Disable Bit: Disabled

PECI: Enabled

Estas opções foram copiadas de uma configuração que vi na internet, na verdade não conheço a funcionalidade de cada delas! E o manual da ASUS, melhor nem comentar!

Os pontos importantes estão em negrito, estes sim foram explicados nos reviews que indiquei anteriormente.

Bom está funcionando comigo, espero que dê certo para você!

Abraço, Rodrigo.

Postado

460 de FSB direto pra começar? pelo amor de deus... nem faz isso n thiago_rock... isso vai dar 4,14 Ghz no seu processador... vai aumentando aos poucos, poe... 366, testa, 385, testa, 400, testa e por ai vai...

Nao gosto de utilizar cpu voltage em auto, sempre procuro setar um valor manual... e o campo "Ratio CMOS Setting: 8" depende do processador, no caso do thiago é 9 pois ele tem um e6850 :bye:

Postado

...calma RickRibas, mostrei acima a "minha configuração da bios" (E6750 multiplicador 8) conforme o pedido do Thiago!

... e ainda disse: "- Ratio CMOS Setting: 8 (No meu caso, no seu deve ser 9)"

Com este processador (E6850), dá para ir bem mais longe do que os 3.68 que cheguei, é só ir com cuidado.

Abraço, Rodrigo.

Postado

rcerdeira & RickRibas

valewwww, brigadão pela ajuda, vou fz tudo isso ae, porém como o RickRibas disse é melhor eu aumenta gradativamentes o FSB, si bem ki eu tenho certeza ki o conjunto aguenta o tranco rsrsrsrsrs...

só uma pergunta, eu faço tudo isso ae sem mexe no Vcore né?

i as minhas memórias vão passar a operar com uma frequencia de 1100Mhz?

ops, já foram duas perguntas rsrsrsrsrsrs

as minhas memorias Corsair estão rodando em Dual-Channel

valeu pela paciencia di digita tudo isso ae Rcerdeira ^^

Abraçosss!

caramba eu vou escrevendo i vem vindo mais duvidas rsrsrsrsrsrs...

essa é a ultima prometo... o Prime95 é o melhor programa pra averiguar a estabilidade? (isso fununcia mesmo?) i para verificar minhas "novas configurações" apos o Over eu uso o CPU-Z?

é isso?

AbraçoSss!!

=D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...