Ir ao conteúdo

Identificação por software

MrSpeedy

Posts recomendados

Postado

Alguém conhece algum programa que identifique a fonte e mostre todas as características dela, como se tem ou PFC ativo, voltagens, watts, etc?

Abs

Postado

pega o modelo da fonte e vai direto no site do fabricante.....

eu deconheço algum software do tipo....

acho que nem existe......

• Membro VIP
Postado

Não existe maneira de fazer isso via software. Algumas dicas podem ajudar. Se a fonte não tem chave seletora de tensão, 110/220, é uma boa indicação de que ela pode ter PFC ativo na entrada. Entretanto isso pode não ser verdade sempre, a fonte pode ter sido feita para operar em uma única tensão, por exemplo. Outra dica para você descobrir se ela tem PFC ativo é o número de capacitores eletrolíticos na entrada; Veja ai dois exemplos, a primeira sem PFC ativo; Dois capacitores eletrolíticos e logo a ponte de diodos

NonPFC_01.jpg

Veja agora um exemplo de fonte com PFC ativo: Um capacitor eletrolítico, um indutor grande (típico de PFC ativo)

F4PFC.jpg

Um exemplo de PFC passivo: Note um grande e pesado filtro de 60 Hz. E logo atrás dois capacitores eletrolíticos.

PFC_Passivo2.jpg

E finalmente, uma fonte com PFC ativo e com dois capacitores eletrolíticos. Ai só existem 2 porque o fabricante precisava utilizar perfil baixo..

PFCativo1com2cap.jpg

Quanto às correntes, à potência que ela consegue suprir, somente com os dados fornecidos pelo fabricante.

Abraço...

Postado

Obrigado pelas respostas, principalmente o faller que não respondeu, deu uma aula =), na verdade não estou precisando identificar nenhuma fonte, era uma curiosidade mesmo. Eu imaginava que poderia, ou deveria existir, algum software tipo Everest ou PowerChute (NoBrake APC) que pudesse ler as informações da fonte e que também fosse capaz de monitorar as voltagens, correntes, potência total e em uso e quem sabe até informar o que estava plugado... quem sabe um dia teremos algo parecido.

Abraço e obrigado pelas respostas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...