Ir ao conteúdo

Como montar um servidor com um espaço mais "amplo" ?

salsa

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal...

Seguinte... até então eu tinha aproximadamente uns 90 CDS de mp3... onde pra cada vez que eu quisesse escutar musicas diferentes, eu olhava no catálogo, pegava o número do CD e colocava o CD no drive.

Isso tava enchendo o saco, então comprei uma HD de 300GB e joguei todos esses MP3 na HD....

Ótimo, uso o meu MediaMonkey, ele gerencia minhas MP3 direitinho, tudo muito legal. :)

Estava pensando em fazer a mesma coisa com meus filmes. Pegar os meus filmes e colocar tudo em uma HD, porém precisaria um pouco mais de 300GB.

Queria montar um Media Center na minha sala, com acesso total a MP3 e Vídeos, só que estou com dúvidas em como fazer isso.

1. Já tenho 2 HD's na minha máquina.

Postado

salsa,

Filmes em DVD padrão, originais, ocupam em média 6,5 GB... para você colocar 100 filmes, você precisará de um HD de ~650 GB... para 1000 filmes um de ~6.5 terabytes... o maior HD que ouvi falar é de 1 terabyte e custa uma fortuna... portanto, isso é inviável, mas não impossível...

Se você converter os filmes para outro padrão que ocupe menos espaço na mídia, perderás qualidade... você pode convertê-los para VCD ou SVCD, o que ocupará o tamanho de um CD por filme, ~700 MB... em um HD de 250 GB dá para colocar 200~filmes, mas a qualidade é sofrível... o mesmo ocorre com as suas MP3... a qualidade dos MP3 é muito interior a qualidade do som em WAV, que é o padrão dos CD de músicas comuns... quando o som foi convertido de WAV para MP3, diversos "bytes" sumiram, os quais possibilitavam melhores graves e agudos... mesmo fazendo com alta taxa de amostragem, a qualidade ficou sem qualidade... os puristas de som devem amaldiçoar os MP3 diariamente...

Portanto, se você quer investir em um ambiente de som/imagem, continue a utilizar suas mídias de CD/DVD...

Postado

elmo.... quando me referi a DVD de filme.. me referi a filmes em DivX ... eu sei que a qualidade de video nao é a mesma... nem a qualidade de audio de MP3...

Quero saber a questão de servidor.. não sobre a qualidade de mídia que estou armazenando....

valeu...

ps... agora que vi q o forum limita os chars... então vou colocar a continuaçao do meu post... :)

Já tenho 2 HD's na minha maquina, se precisasse colocar mais 2 ou 3 HD's.. não conseguiria né?

Me disseram que a forma pra fazer isso .. seria montando uma RAID ...

Procurei na internet sobre isso.. mas não entendi muito bem...

Alguem ae saberia me explicar melhor... se é possível fazer isso o que quero?

se fica muito lento ter tantas HD's assim... ou se é tranquilo?

Valeu:)

Postado

RAID consiste em colocar vários Hd's configurados como se fossem um só, para aumentar a taxa de transferencias nas gravações e leitura.

isso acontece porque os dados são divididos entre os HD's que compõem o RAID, dando um incremento no desempenho. Isso não quer dizer que fazendo RAID voce poderá olocar mais HD's no micro, a limitação no numero de HD's é dado pelas portas (IDE e SATA).

No caso como deseja HD's para simplesmente armazenar, poderia comprar mais HD's e colocar no seumicro, respeitando a limitação das portas.

Já tem HD de 500 Gb por cerca de 400,00 R$. Só que isso de armazenar um monte de dados no HD é um circulo vicioso, hoje voce compra um HD de 500 Gb paar armazenar 90 CD's de musica, amanhã voce vai ter o equivalente a 180 CD's e vai precisar de um HD de 1 Tb....

Mas se deseja assim, as placas-mãe de hoje permitem a ligação de até 8 HD's SATA, é só ter money para comprar os HD's grandes......

Postado

salsa,

Entendi sim... eu desviei o tema para algo que, pensei, você não tinha pensado... o que me levou a pensar por você foi "...Queria montar um Media Center na minha sala..." e imaginei algo fabuloso, da melhor qualidade... sorry...

Colocar HD em raid é para ganhar em desempenho... o tamanho disponível para arquivos não será alterado... sempre será a soma dos 2 HD, em RAID ou não...

Sua placa mãe deve ter alguns conectores para SATA e um ou dois para IDE... em cada SATA você pode colocar um HD... em cada IDE pode colocar 2 HD... lembrando que tem também o seu gravador IDE que vai utilizar uma dessas portas...

Existem placas PCI/IDE e PCI/SATA para você poder ligar mais HDs/gravadores... mas não se esqueça da fonte de seu micro... se ela não aguentar. poderá queimar e levar junto alguma coisa mais... existem gabinetes com dupla fonte, se você precisar... além disso, você pode colocar outro micro, em rede com o principál, como servidor de arquivo, com mais um monte de HDs... lembre-se também que se perder um HD o estrago é grande... mantenha seus CD/DVD de backup...

Postado

Com todo esse aparato de HD's terá que investir muito em segurança, pois como o Elmo falou, se perder um HD o estrago será bem grande....

então, além de manter seus dados gravados em backup em dvd/cd, é bom ter um no-break para garantir a saúde dos HD's, bem como uma fonte de marca boa e potencia adequada para mandar a energia necessária pra toda essa turma.

Postado

então rickg ... to pensando em fazer assim inicialmente....

hoje tenho uma fonte de 400W reais e tal...

uma HD IDE 300gb

e pretendo por enquanto colocar uma sata 500gb

o no brake é uma boa ideia.. nao havia pensado nisso...

Nesse caso de uma HD de 300GB e outra de 500GB é melhor deixar tudo em RAID .. ou tanto faz?

se eu quiser adicionar novas HDS em raid é tranquilo fazer isso?

valeu

Postado

salsa,

Se você colocar dois HD em RAID, eles deverão ser de mesma capacidade... senão o resulatado final será igual ao de menor tamanho... ocorre que em RAID um byte, que contém 8 bits de informação, será dividido entre os 2 HD, ficando 4 bits em um HD e 4 bits em outro... por isso eles deverão ser iguais... senão você vai perder o espaço correspondente a diferença entre eles... ocorre também que, se um HD pifar, você perderá os dados dos dois HD, ficando impossível de recuperar... o people utiliza RAID ou porque não sabe ou porque quer maior velocidade na leitura dos dados... isso é conveniente para quem trabalha com edição de vídeo, programas "pesados" tipo CAD, etc... para os usuários normais, isso não tem o menor sentido...

Postado

outra coisa que queria saber é o seguinte...

hj vou comprar a hd de 500GB ... ok...

enxo com as coisas que eu quero... beleza...

depois se eu comprar outra de 500GB

eu consigo colocar essas 2 em RAID sem perder dados.. ou pra fazer uma RAID eu tenho q fazer antes de colocar os dados?

valeu :)

Postado

Se voce deseja os HD's grandes apenas para armazenar dados, não aconselho o uso de um RAID.

Ainda mais que, na maioria dos casos, se montar um RAID com dados gravados nos HD's, estes serão perdidos, aí teria que fazer um backup antes, e como voce irá fazer backup de um HD de 500 Gb atrolhado de arquivos? aí teria que ter um terceiro ou quarto HD para fazer backup desses 2 que pretende colocar em RAID.

Não me julgo o dono da verdade, e em informática existem várias verdades, voce tem que encontrar a melhor para voce, mas eu acho esse negocio de RAID um tanto modismo, como tambem acho esse negocio de fazer up-date de firmware de gravadores. tenho um computador com 3 HD's de 320 Gb, funciona na boa sem RAID. Tenho 2 gravadores Pioneer que nunca fiz update de firmware e gravo DVD's do mesmo jeito.

Muitas vezes as pessoas fazem esses modismos mais para testar o limite das capacidades de seu hardware, mas podem acabar se dando mal. O RAID te dá desempenho em gravações e leitura, mas não é algo tão assombroso assim. É mais no caso de arquivos muito grandes, tipo arquivos de CAD, animações graficas.

Se vai fazer um RAID para aumentar o desempenho na leitura de um arquivo mp3 de 8 Mb, a diferença seria alguns milissegundos....aliado ao fato de que se voce monta um RAID, seus arquivos ficarão divididos entre os HD's. se um HD der pau, voce perde seus dados, porque a metade deles estava no HD problemático.

E como o Elmo falou, RAID tem que ser com HD's iguais, para que o mapeamento das áreas seja igual e a distribuição dos dados seja uniforme.

Postado

nao estou seguindo modismos... estou perguntando por algo q nao conheço....

porque a questao.. é q nao queria mais pra frente .. ter a HD de 500GB com as pastas determinadas certinhas em 1 HD... e quando comprasse outro.. separasse tudo em outro....

queria fazer com q essas 2 HDS aparecessem só como 1 ...

1TB ... unidade X .. tendeu?

:)

Postado

salsa,

Não há necessidade de aparecer como 1... além disso, você pode (e eu faria isso) particionar, ficando cada HD em 2 partes...

Em RAID ou você coloca para espelhar (isso é ótimo para servidores de rede cujos dados não podem ser perdidos - se der pane em um HD o outro assume e você providencia a troca do primeiro, restaurando tudo) ou coloca para ganhar velocidade (se um HD der pau, você perde tudo que estiver nos 2 HDs)...

Sugiro apenas espetar o segundo e utilizar normalmente, como mais uma unidade de armazenamento...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...