Ir ao conteúdo

Instalação de HD SATA

danielneves

Posts recomendados

Postado

Eu comprei um HD Barracuda 7200.10 SATA 3.0Gb/s 320-GB modelo ST3320620AS e não estou conseguindo instalar o Win XP nele pois eu acho que a BIOS não o está reconhecendo! Não consigo dar boot, eu botei os cabos de força e de dados, a placa tem ainda uma conexão IDE com um leitor/gravador de cd/dvd onde eu inseri um cd de instalação do winxp já com sp2 bootável, só que o computador se comporta como se não houvesse nenhum hd conectado aparecendo a mensagem no bootable device. Minha placa-mãe é Intel Augsburg D915GAG e aceita SATA.

Detalhes: Na BIOS o leitor de cd está em primeiro na ordem de boot, seguido do floppy disk e do hd. O HD já está jumpeado para SATA 1. Testei dois slots SATA da mobo para o cabo sendo que ela tem 4 slots (será que o slot conectado influencia?). Tb inverti o cabo de dados (o que é correto, botar o lado reto ou quebrado no hd?), tb testei botar o leitor de cd na ponta e no meio do cabo flat. Nada adiantou. O problema deve ser os drives certo?

Então eu baixo os drives no site da seagate e boto num disquete? Depois insiro o disquete e instalo os drives? Mas é possível fazer isso mesmo ser dar boot? Eu só posso dar boot pelo cd e não tenho nenhum HD que possa ser reconhecido! Só tenho esse hd funcionando (teoricamente, é novo chegou hj por encomenda)! Alguém aí me dá uma luz que procedimento eu devo tomar?

Postado

Correndo atrás... no site da seagate (http://www.seagate.com/ww/v/index.jsp?vgnextoid=2d1099f4fa74c010VgnVCM100000dd04090aRCRD&locale=en-US&reqPage=Support&supportReqTab=Install#win) manda entrar na BIOS e mandar o sistema auto detectar o novo drive "Within the system setup program, instruct the system to auto detect your new drive". Como é que faz isso?

Bom, eu entrei na Bios fui em advanced -> drive configuration -> E vi que o use automatic mode já está enabled e acho que tá reconhecendo sim o HD pois lá está em SATA Port 0 o modelo do Hd.

Dúvida: em ATA/IDE Mode ou boto Enhanced ou Legacy? Está como Enhanced.

Enfim, por enquanto é só, eu acho pelas informações a BIOS deve estar reconhecendo o HD certo? Então porque não roda o cd de instalação do Win xp? O que devo fazer? A mensagem que aparece na tela preta é: No bootable device -- Insert boot disk and press any key.

Antes com o meu HD IDE quebrado o cd rodava a instalação do windows e dava pau no meio porque o hd estava quebrado, a mobo tb reconhecia o hd, não sei o problema que ele tem, um cara me disse que era o motor quebrado, porém ainda não sei estou tentando consertar.

Mas agora porque não roda o cd do win xp? Parece que a BIOS está reconhecendo o HD certo? Mas o computador se comprta como se não houvesse nehum hd instalado pois quando não tem nada é que o cd não roda e aparece a mensagem No bootable device -- Insert boot disk and press any key. O que pode estar errado?

Postado

danielneves,

Os drives do SATA devem ser colocados em um disquete... ao iniciar a instalação do XP, fique de olho no rodapé da tela... quando aparecer "aperte F6 para instalar drives de terceiros" ou algo muito semelhante, aperte F6... no momento certo o instalador vai acessar o disquete, carregar os drives e continuar na instalação do XP...

Sugiro deixar o floppy disk fora das prioridades de boot... o correto para instalar o XP é deixar o CD em primeiro e o HD em segundo... no meio da instalação, será dado um reboot... NÃO aperte qualquer tecla para que o boot seja efetuado pelo HD e a instalação prossiga normalmente... após instalar o windows, sugiro colocar o HD como primeira prioridade de boot e deixar todas as demais DESABILITADAS...

Postado

Mas o que eu faço para o cd de instalação do Win XP carregar? Bom eu vou tentar aqui tirar o floppy disk fora das prioridades de boot e inserir o disquete com os drives antes de ligar, se der certo eu aviso, senão não sei mais o que fazer!

Postado

Aonde eu arranjo os drives do SATA? Tem que ser drives específicos para o meu modelo ST3320620AS ou todos drives de todos SATA são iguais? Eu estou me quebrando aqui pra achar no site da seagate e nada! Onde eu acho? Tem no cd da mobo? Em disquetes da mobo? Alguém me ajuda aí!

Postado

danielneves,

Os drives estão associados a placa-mãe... devem estar em um CD que veio com ela... ou procure no site do fabricante da sua placa-mãe...

O CD do XP deverá carregar normalmente, desde que você coloque a prioridade 1 de boot pelo CD e prioridade 2 o HD... ao iniciar o CD, aperte qualquer tecla para continuar o boot por ele.. você tem 5 segundos para fazer isso... depois aperte a tecla F6, quando ele disponibilizar tal informação no rodapé da tela... tipo: "aperte F6 para carregar drives de terceiros", então você deve apertar a tecla F6... o disquete pode ser inserido logo no começo do boot ou antes de ligar o micro... quando o programa de instalação quiser, ele irá buscar as informações no disquete...

Postado

Quanto aos drivers eu já procurei no cd da placa-mãe e não achei, também procurei no site da Intel e essa placa-mãe NÃO tem tem drivers para SATA! Pelo menos não disponibiliza na página! E como eu já escrevi aí em cima eu acho que o HD já foi reconhecido então nem deve precisar de drivers, então o que será que está acontecendo?

Acontece que o problema é que o computador não quer dar boot pelo cd mesmo ele sendo a primeira opção de boot, olha como está em "Boot" na BIOS:

Boot Menu Type Normal

Boot Device Priority <CD/DVD-ROM Drive>

<Floppy Disk>

<Hard Disk Drive>

<Ethernet>

Hard Drive Order <ST3320620AS>

CD/DVD-ROM Drive Order No optical Drive

Removable Drive Order <Legacy Floppy>

Boot to Optical Device <Enable>

Boot to Removable Devices <Enable>

Boot to Network <Enable>

USB Boot <Enable>

Eu alterei o Boot Device Priority, botei o Floppy Disk em último e não adiantou nada (Nessa opção é impossível retirar algum item, só é perimitido trocar a ordem). O que acontece é que o computador inicia aparece a tela azul da Intel e logo depois a tela preta com a mensagem: No bootable device -- Insert boot disk and press any key. O que me levou a uma hipótese:

A placa não está reconhecendo o leitor de cd! Porque em CD/DVD-ROM Drive Order aparece No optical Drive? É normal aparecer assim? Não deveria aparecer a marca do leitor?

Outro indício, se eu botar em:

Boot Menu Type Advance

aparece:

Boot Device Priority <Floppy Disk>

<ST3320620AS>

Boot to Optical Device <Enable>

Boot to Removable Devices <Enable>

Boot to Network <Enable>

USB Boot <Enable>

Ou seja, so aparece o floppy disk e o hd no boot device priority, não aparece o leitor de cd/dvd!

Só que essa hipótese cai por terra, pois o leitor de cd é novo e eu já o tinha usado com meu HD antigo antes de quebrar! Além disso, quando eu botava o HD quebrado (mesmo já quebrado) que é IDE o computador iniciava o cd do windows (aparecia a tela para iniciar o CD, apertando qualquer tecla para continuar o boot por ele.. tendo 5 segundos para fazer isso como você falou Elmo, eu sei como é). Só que agora não aparece isso, vai direto para a tela preta com a mensagem: No bootable device -- Insert boot disk and press any key. E quando eu aperto qualquer tecla em vez de ler o cd só a luzinha do floppy disk acende e aparece a mensagem de novo: No bootable device -- Insert boot disk and press any key. O que me levou a pensar que o leitor de cd estava com mal contato nos fios.

Troquei de todos os modos os fios do leitor. Troquei o cabo de força e cabo flat (botei novamente na placa mãe e no leitor, no meio e na ponta, com certeza está funcionando pois estava funcionado antes com o meu HD quebrado), porém deu tudo na mesma tela preta com a mesma mensagem. (Se eu testar agora com o HD quebrado garanto que vai inicializar o CD!)

Então, acho eu, que o problema está na BIOS da placa-mãe que não está conseguindo dar boot pelo leitor de CD com um HD SATA espetado e sem nenhum hd IDE! Deve ser uma falha dessas, pois com o HD IDE deve ser mais fácil mandar um comando de boot para o leitor de cd pois este está no mesmo cabo flat! Vou tentar atualizar a BIOS e posto aqui no que deu, mas se alguém aí souber o que está errado eu agradeço muito se postar a solução! Vou escrever mais umas informações aqui para ver se ajuda:

Entrando na BIOS em Advanced -> Drive Configuration:

Use Automatic Mode <Enabled>

ATA/IDE Mode <Enhanced>

S.M.A.R.T. <Enabled>

SATA Port 0 ST3320620AS - 320.0GB

SATA Port 1 [not installed]

SATA Port 2 [not installed]

SATA Port 3 [not installed]

Primary Master [not installed]

Slave Master [not installed]

Hard Disk Pre-Delay [0]

É isso aí eu vou tentar atualizar a BIOS pra ver se adianta se alguém souber de algo, por favor, me ajude!

Edição:

Aiai, existem 4 BIOS para atualizar (http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=N&Inst=Yes&ProductID=1672&DwnldID=10140&strOSs=44&OSFullName=Windows*%20XP%20Professional〈=eng) Devo baixar essa aqui de baixo né?

Express BIOS Update [EV91510A.86A.0482.EB.EXE] - Self-extracting Windows*-based update file includes Software License Agreement and the utility for updating the BIOS. It is designed to be used on Windows* systems. This method is the most commonly used.

Devo mesmo atualizá-la? Vou esperar a opinião de vocês para não fazer nenhuma *****!

E quanto aos drivers, é só entra aqui (http://downloadcenter.intel.com/Filter_Results.aspx?strTypes=all&ProductID=1672&OSFullName=Windows*+XP+Professional〈=eng&strOSs=44&submit=Go%21) e ver que realmente não tem nenhum driver para sata nessa placa-mãe...

Postado

danielneves,

Dei uma rápida olhada e também não ví nada relacionado a SATA... isso pode significar que essa placa reconhece o HD SATA corretamente, sem necessidade de drives de terceiros... a bem da verdade, tais drives são para RAID...

Mas, o seu gravador/leitor não está sendo reconhecido... se não reconhecer, não vai dar boot, obviamente... sugiro fazer o seguinte: sem mexer em mais nada, desconecte o HD, ligue o micro e verifique na BIOS se o gravador voltou a aparecer... se não, o problema não está relacionado ao HD... se sim, está... então verifique a porta SATA que você está utilizando, verifique a conexão dos cabos e, por fim testa seu HD em outro micro, lembrando que ele não está formatado e deverá aparecer somente via gerenciador de dispositivos...

Já que você andou removendo/recolocando cabos, verifique se você não colocou o cabo de dados do gravador invertido...

Postado

E quanto a BIOS, de qualquer forma é recomendável atualizar? Se sim, qual dos 4 atualizações eu boto? A que eu postei aí em cima? Se for ela ela tem 2 megas e eu não sei como botar em 1 disquete nem como dividí-la em 2!

Postado

danielneves,

Eu li ontem e ia escrever sobre isso... acabei esquecendo... observe no próprio site que tais atualizações rodam sob um sistema operacional instalado no HD... quer windows, quer linux... portanto, para você atualizar a BIOS deverá ter um sistema funcionando no HD... no caso, baixe a atualização correspondente ao sistema que está ou será instalado no HD e, quando estiver funcionando, faça a instalação... eu mesmo estou precisando fazer essa atualização, pois já surgiram algumas e eu ainda não atualizei... tá funcionando, então não mexe... hehehe

Postado

Descobri o problema, os cabos estão funcionando corretamente, o caso era que o leitor estava em slave e devia estar em master, apenas isso! :)

E ele funcionava antes com o hd quebrado porque o hd estava em master e estando em master a mobo reconhecia o hd e por consequência o leitor que estava em slave... já só ele no cabo flat em slave a mobo não reconhecia...

Mas parece que o azar não quer descolar! Ok, então tudo beleza, o cd inicializa e eu fico bastante feliz que finalmente vou instalar o sistema operacional, particiono 2 vezes para ter três partições (obs: Elmo é possível sim fazer "infinitas" partições com o cd no início da instalação... pelo menos com o cd que eu tenho...). A partição do SO tem 40 GB e mando então formatar em NFTS (OBS2: a outra opção era "NTFS rápido" o que é isso, é FAT32? Algum erro de digitação?) e mando instalar o Windows, tudo rola corretamente até chegar a uns 14% o cd não consegue instalar um arquivo, eu tiro, limpo e ele instala mas quando chega nos 17% complica, o cd tá muito danificado e não consegue mais rodar... com muita insistência eu vou conseguindo instalar uns arquivos, tirando e limpando mais chega uma hora que fica impossível! Eu então saio da instalação e deixo para hoje fazer um cd que preste e instalar. :(

Só que agora quando vou instalar com um cd novo o cd não carrega (roda o cd, da pra ouvir o barulho rodando mas não inicia e para de rodar) e sempre aparece a mensagem: falta NTLDR. Pressione Ctrl Alt Del para reiniciar. Provavelmente o computador tentar inicialiar pelo hd só que a ***** do SO está incompleto! E agora, meu DEUS o que eu faço???? :mad::muro:

Sempre dá essa mensagem iniciando com cd ou sem cd. A BIOS reconhece tudo. Eu já tentei trocar o slot SATA, nada. Tb tentei iniciar com o cabo de dados do SATA desligado pra ver se o cd inicia e depois botar o cabo de novo mas aí aparece a velha mensagem: No bootable device -- Insert boot disk and press any key.

:muro::muro::muro::cry::cry:

E agora o que eu faço???????

Postado

Descobri porque o cd não carrega, eu fiz o cd de maneira errada, tinha me esquecido que o conteúdo do win xp que eu tenho para virar bootável tinha que gravar como imagem no Nero e eu estava gravando como arquivo de dados. Descobri botando o cd ruim, agora eu vou fazer um cd decente pra ver no que dá mas não espero mais nada!

Postado

danielneves,

É facim... hehehe

O gravador/leitor pode ficar em SLAVE ou MASTER... isso não pode ou deve influenciar... e tanto faz, porque o desempenho das 2 portas IDE com 2 periféricos cada, são identicos... mas, se ficou funcionando, deixa quieto... hehehe

Para você fazer infinitas partições com o CD de instalação, terás que dar o boot, escolher o local para instalar o SO, particionar e formatar... após, abortar a instalação e repetir o processo para cada partição... isso é meio irracional... portanto, crie apenas uma partição para o SO, instala o SO e depois de concluir, utilizando as próprias ferramentas do SO, você poderá fazer outras partições e formatar, de forma mais inteligente...

Ao formatar em NTFS rápido será mais rápido e somente a área de alocação de arquivos será construída corretamente... na formatação normal, toda a superfície será reescrita e demara mais... na primeira vez que você for particionar e formatar, deve ser utilizado a normal...

A NTFS é um aprimoramento da FAT 32... ambas funcionam direitinho... dizem que a NTFS é mais segura e a FAT 32 é mais rápida... a difrença é irrisória... mas a NTFS tem maiores vantagens quanto ao aproveitamento do espaço do HD e quanto ao tamanho máximo de um arquivo qualquer... a FAT 32 é limitada a 4GB como máximo de arquivo e a NTFS em terabytes...

Devido aos erros que você encontrou na primeira tentativa que estava dando falhas, é conveniente refazer do zero... espero que você tenha feito assim, com a instalaççao que deu certo... continuar aquela que estava dando erro poderia deixar alguma bronca futura...

Se o cabo de rede estava espetado, a internet deveria ser configurada durante a instalação e ao término, estar funcionando... mas você pode fazer posteriormente, via ASSISTENTE PARA NOVAS CONEXÕES...

Postado

O gravador em slave influencia sim pelo menos na minha placa mãe...

Pelo cd que eu instalei é possível criar várias partições no início sem precisar reiniciar ou abortar a instalação... porém só formatar uma, a do SO.

Elmo, por favor, se você manja de internet me dá um toque nesse tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/instalando-internet-win/468799

Postado
Ao formatar em NTFS rápido será mais rápido e somente a área de alocação de arquivos será construída corretamente... na formatação normal, toda a superfície será reescrita e demara mais... na primeira vez que você for particionar e formatar, deve ser utilizado a normal...

Não entendi direito o NTFS rápido, será mais rápido apenas a formatação correto? Porém, depois, qual será a desvantagem ou desvantagens??

Postado

danielneves,

Sim... nenhuma, embora se o HD tiver bad-blocks, eles não serão marcados e tal área correspondente será utilizada normalmente, podendo vir a dar erro de leitura no futuro... faça a completa... é mais seguro...

Postado

Olá amigos!!! essa e minha primeira postagem!!! bem, eu estou com uma duvida cruel: eu to querendo comprar um hd seagate de 250 gb SATA II, mas a minha placa-mãe "915pl neo-v da msi", possui conectores SATA, mas eu não sabia se são os mesmos conectores, então entrei em contato com o tecnico da loja e ele me falou o seguinte: se tem conectores SATA ele é compativel com SATA II, mas terei que fazer uma configuração com uma jumper. Ate ai beleza, mas no hd vem falando onde deve colocar este jumper??? ai o que vocês acham??? ele ta certo e como fazer esta configuração??? e minha placa-mãe aceita SATA II???

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...