Ir ao conteúdo

Unidade B: - Por que ela não existe?

lucasgarcia.lg

Posts recomendados

Postado

Estava vendo no "Meu Computador", as letras existentes para unidades de Disquete, CD, Disco Rígido, Pendrives, etc.

Aí reparei que a letra B é pulada... Geralmente (e no meu caso) A: é unidade de disquete, logo em seguida vem a letra C para o Disco Rígido (pulando o B! :o), e assim vai, sem pular nenhuma outra letra.

Alguém sabe por que a letra B: não é usada? Achei que tivesse algum motivo especial para que ela não pudesse ser usada, mas essa opção foi descartada quando no "Gerenciamento do Computador", não tive problema algum em alterar a letra do meu Pendrive para B:.

É claro que isso não faz diferença nenhuma, mas é uma curiosidade minha. Se alguém puder responder eu agradeço! ;D

Postado

Nunc testei no vista, mas sei que no XP colocar um driver qualquer como letra B faz esse driver ter serios problemas de perfromance (juro! levei muito tempo para perceber que era ESSE o motivo, troquei e "arrumei"!!).

E deve existir devido a disquetes, da epoca que se usava 2....

Postado

Esse é um fato muito antigo, a unidade A e B são designadas exclusivamente para unidades de disco flexíveis (Disquetes). Antigamente não existia HDD e tudo era resolvido com disquetes (8" e 5 1/4" polegadas) http://pt.wikipedia.org/wiki/Disquete .

Por convenção, a inicialização de um computador era dada de forma sequencial e foi designado letras para o reconhecimento de unidades de boot. A, B, C, D e assim por diante......, os computadores (?) antigamente utilizavam até 4 unidades de disco flexível. Tornou-se comum, e, até nos dias de hoje, manter essa sequência de trabalho e define-se as duas primeiras letras para as unidades de disco flexíveis, isto é um padrão em todas as BIOS, por isso seu problema quanto ao renomear a unidade.....:cool:

Postado

Resumindo a boa explicação do Spectrum, se quer ter um drive B, basta colocar mais uma unidade floppy. O drive que estiver no meio do cabo, vai ser o B:\. O da ponta do cabo é o A:\.

Postado

Então, quer dizer que as letras A: e B: são "reservadas" especificamente para unidades Floppy, enquanto as demais podem ser para qualquer outro tipo?

Foi por isso que eu achei estranho. Eu cheguei a pensar nisso, mas quando mudei a letra do pendrive para B:, essa ideia de A: e B: serem específicos para Floppy entrou em contradição...

Postado

As demais para outros tipos de periféricos de armazenamento de dados......o padrão de uso mais comum é C.......( a famosa unidade c:\ que todos falam)..........HDD Hard Disk Drive......Unidade de Disco Rígido..!!

É isso ai garoto..!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...