Ir ao conteúdo

Complexidade desse algoritmo!!

mateusvilela

Posts recomendados

Postado

E ai gente...

to precisanu prova a complexidade desse algoritmmo::

function exp (var x: integer; var n: integer): integer;

begin

| if (n = o)

| then exp := 1

| else

| begin

| | exp := x*exp(x,n-1);

| end;

end;

eu sei q a complexidade é O(n)

eu tenho q provar.......

alguem sabe????

Postado

A complexidade é O(n) porque o loop será executado "n" vezes, sendo esse n o parâmetro da função

Para provar, faça um "chinês". Se entrar com n = 10, ele vai chamar a recursão para 9, dai para 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1...

JP

• Membro VIP
Postado

É O(n) mesmo, o trecho sera executado n vezes e não log(n) ou n*log(n), como exemplos:

for(int i = 0; i < n; i++)
AlgumaTarefaInvariavel();

Nesse caso o AlgumaTarefaInvariavel sera executado n vezes, logo a complexidade é O(n).

O(log n)

for(int i = 1; i < n; i *= 2)

Nesse caso AlgumaTarefaInvariavel sera executado log n vezes, ou seja, se n for 2 sera executado 1 vez, se n for maior que 2 e menor ou igual a 4, sera executado 2 vezes, se n for maior que 4 e menor ou igual a 8 n sera executado 3 vezes, etc.

for(int i = 0; i < n; i++)
for(int j = 1; j < n; j *= 2)

O prouto dos dois de cima, logo, O(n log n).

Postado

Ok, errei.

A função dele não é recursiva? Eu achava que quando tínhamos uma função recursiva, a mesma teria complexidade log N ou N*logN. Eu achei que a complexidade O(N) existisse somente quando existisse um for sozinho (ou outra estrutura de repetição). No caso, não vi nenhum for, então só achei que seria nlogn.

Postado

Não existe regra do tipo "um for é log(n)" ou "um while é n^2". A complexidade leva em consideração os loops, e quem manda é condição de término/incremento desses loops. Aí é onde está a pista de quantas vezes o loop vai rodar.

E assim é na recursão, que não deixa de ser um loop. Essa recursão é linear (é chamado sucessivamente com n-1). Se fosse chamado sucessivamente com n/2, seria log(n).

Well, complexidade é complexo :)

• Membro VIP
Postado

E no caso é uma recursão do tipo... (alguem lembra o nome?), que pode ser reescrita com um loop:

function exp (var x: integer; var n: integer): integer;
begin
while (n != 0)
begin
n = n - 1;
exp := x*exp
end;
end;

Ah, como ja faz anos que não faço nada em Pascal não tenho certeza se a sinataxe ta correta, mas a ideia é essa...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...