Ir ao conteúdo

Apagando/Copiando o sistema trava

nataklug

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Estou passando por uma situação inusitada. O que acontece é que entreguei um computador para um cliente com Windows XP Professional sendo o hardware:

MB Asus M2NPV-VM (versão BIOS 0901 - última estável do site da Asus atualizada por mim)

CPU AMD Atlhon X2 4800+ BOX

2 GB RAM DDR2 800Mhz Markvision

VGA PCIE 512Mb XFX NVidia 8500GT

HD 80 GB Seagate 7200RPM SATAII (sistema operacional está instalado aqui, todos os programas e afins também)

HD 250 GB Maxtor 7200RPM SATAI (sistema de arquivos secundário que será usado para manter backups e instaladores)

Gravador DVD LG H54N

Enfim, a máquina era para ser uma coisa de outro mundo, agora o problema está que, quando tento copiar (mover de um hd para outro ou no mesmo hd) o computador para de responder. O mouse trava por alguns segundos, depois libera mas não consigo executar mais nada. A impressão que tenho é que o explorer.exe para de responder.

Ja troquei memória, troquei VGA PCI, deixei rodando pela vga onboard, troquei hd, reinstalei todo o sistema, atualizei bios, procurei no site da microsoft por algum patch, no site da amd, no site da asus. Enfim, não encontrei nada.

Estou com a nítida impressão de que a MB está com problemas mas preciso ter certeza de que não é apenas um bug do windows xp com procedores amd dual core... Alguém pode me auxiliar?

PS.: Estudando um pouco mais a fundo tenho a impressão de mais dois problemas: a) a fonte que uso é uma ATX de 180W; B) Os HDs são de padrão SATA diferentes e, quando uso apenas um HD (no caso do de 80 Gb SATAII) eu não tenho problema, posso copiar e apagar a vontade, já quando uso apenas o outro HD (padrão SATAI) ele dá problema. Esse mesmo HD de 250 GB SATAI, instalado em outra placa-mãe (Asus K8V-MX) não apresenta nenhum problema (é como estou mando esta mensagem, os dois hds estão ligados exatamente como na máquina que citei mas não apresentam problema algum nem entre eles nem externo).

Att,

Nataniel Klug

Postado

nataklug,

Estou com um dual core intel e XP+SP2... sem qualquer problema... você pode utilizar o HD TUNE, entre outros, para verificar a taxa de transeferência de cada HD... se der, arrume dois HD semelhantes para testar... realmente, pode ser algum problema com a placa-mãe...

Postado

Caro Elmo,

Fiz um teste ontem, coloquei um jumper SATA para limitar a transferência do HD novo para 1,5 Gb/s (acho que é isso) e, assim, demorou muito mais tempo para acontecer o problema. Eu vou continuar testando até encontrar o problema e solucionar ele de vez.

Postado

Amigo acho que essa sua placa mãe em o jumper que protege contra escrita/gravação em HD. Verifique se o mesmo está na posição que permita tais ações.

Verifique também se os drivers dos controladores SATA e IDE da sua placa mãe estão devidamente instalados.

Postado

Caros colegas...

Após muita luta consegui encontrar o que gera o problema. A placa-mãe que uso têm como chipset o nForce 4 (430/410) e o GeForce 6 (como modo VGA). O nForce 4 têm um problema de compatibilidade com HDs Maxtor reconhecido em 2006 na Alemanha pelo pessoal da 3DMax.

Eu já havia conseguido corrigir o problema mas, com a atualização do driver do nForce 4 (pelo do site no link: http://www.nvidia.com/object/nforce_nf4_winxp32_8.26_11.09.html) resolveu o problema.

Para que saibam o problema é relacionado ao NCQ (Native Controller Queue) dos drives Maxtor. Removida essa opção dentro do controlador SATA e está resolvido o problema.

Com a atualização do driver essa opção fica desativada para HDs Maxtor...

Obrigado pelo auxilio de todos!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...